Eventos na Área de TI

Eventos na Área de TI

Gabriela Scardine da Silva

Guilherme Borges de Oliveira

 

Sabemos que fazer parte de uma universidade não se limita a estar presente na sala de aula, realizar as atividades obrigatórias e conseguir notas boas o suficiente para se formar. Estar inserido no mundo acadêmico, principalmente numa universidade como a USP, é uma grande oportunidade e precisamos aproveitá-la ao máximo. Participar de eventos ligados à nossa área é uma das formas de fazer isso, e muita coisa acontece na área de Tecnologia da Informação, principalmente numa cidade como a que moramos.

Para exemplificar as inúmeras oportunidades que nos são oferecidas, nós selecionamos alguns eventos científicos que, ou são sempre sediados, ou estão sendo sediados este ano, na cidade de São Paulo e em cidades próximas. Estes eventos são brevemente apresentados no final desta matéria. Mas temos que chamar sua atenção para o fato de que são apenas exemplos. É claro que muita coisa além do que está citado aqui pode lhe trazer muito conhecimento e informações úteis e interessantes.

Contudo, sabemos que, muitas vezes, a principal dificuldade enfrentada por nós para participar de eventos é financeira. Principalmente quando o evento que nos interessa está sendo sediado em outros estados do país ou até mesmo em outros países.

Se sua preocupação for, por exemplo, a taxa de inscrição ou a viagem até o local do evento, vale a pena conversar com um professor, ou entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), para verificar a possibilidade de auxílio financeiro. A USP tem dois programas que apoiam financeiramente a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas nacionais ou internacionais: o PróEve (Programa de Apoio à Realização e Participação em Eventos Voltados à Graduação) e o PróInt (Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação). Confira as regras gerais destes programas no site da PRG (www.prg.usp.br). Mas fique atento, essas regras da Pró-Reitoria são gerais e é preciso sempre se informar na unidade (no nosso caso, na EACH) e também junto à Coordenação de Curso sobre as regras específicas para submeter uma solicitação referente a este tópico. Em 2011, a EACH contou com uma verba de R$ 48.137,96 para o Pró-Eve e R$ 63.015,47 para o Pró-Int, então, veja que é possível contar com o apoio da universidade e, se existe investimento neste tipo de atividade, é porque elas são importantes.

Além disso, existem outros caminhos que nós podemos seguir para viabilizar nossa participação em diferentes tipos de eventos.

Os principais eventos científicos da nossa área (Sistemas de Informação) são promovidos por associações e institutos, como:

Associar-se a essas instituições pode conferir bons descontos nas taxas de inscrições dos eventos por elas promovidos, além de, é claro, oferecer outras vantagens como recebimento de jornais informativos e de revistas científicas. O valor de associação a essas entidades, para a classe estudante, não é alto e, para o caso de eventos internacionais, o desconto é tão bom que, muitas vezes, vale a pena associar-se mesmo quando a intenção é participar de um único evento.

Além disso, eventos internacionais muitas vezes concedem grants (subsídios/auxílios) para alunos associados que participarão dos eventos na condição de apresentadores de trabalhos, por exemplo. No IEEE World Congress on Computational Intelligence 2012 (www.ieee-wcci2012.org), há possibilidade de três diferentes tipos de auxílio, todos eles destinados a alunos que apresentarão trabalhos no evento.

Se você ainda não se sente suficientemente confortável sobre a ideia de que é importante participar de eventos técnicos e científicos, leia o artigo “A Importância dos Eventos Científicos na Formação Acadêmica: Estudantes de Biblioteconomia”, publicado em http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/553/678. Trata-se de um artigo voltado para acadêmicos de outra área, mas ao ler o artigo, podemos transferir o conhecimento para nossa área também.

Resumidamente, neste artigo os autores discutem as várias razões pelas quais é muito interessante participar desse tipo de evento. Os autores afirmam que por meio dos eventos, por exemplo, “ideias e novos fatos chegam à comunidade científica mais rápido do que pelos meios formais de comunicação”. Isso é especialmente válido na área de Sistemas de Informação, pois nessa área a evolução científica e tecnológica é muito rápida, e a socialização de conhecimento promovida por eventos científicos possibilita a rápida disseminação de tal desenvolvimento.

E, falando em socialização, ainda no artigo supracitado é comentada uma questão muito bem aceita pelos acadêmicos (converse com nossos professores e vocês podem confirmar essa ideia): além do conhecimento agregado pelos trabalhos apresentados nos eventos, os congressos, simpósios ou workshops geram oportunidades descontraídas de troca de experiências entre estudantes e profissionais, durante as conversas informais nos intervalos e eventos sociais associados (coquetéis, jantares, passeios etc). Assim, tanto os trabalhos apresentados como a comunicação informal “podem refletir o panorama da área e o perfil de seus membros” – como afirmado pelos autores do artigo que sugerimos para leitura, os quais ainda destacam que participar de eventos científicos desperta no estudante “um maior envolvimento, participação, troca de ideias e experiências fundamentais para a compreensão do atual ambiente de transformação da sociedade para sua futura profissão”.

Por essas e tantas outras razões, aproveite todas as oportunidades que tiver para participar desses eventos. Você não vai se arrepender!

Resumo de eventos** que aconteceram, acontecem ou acontecerão em São Paulo e região.

** A escolha dos eventos mencionados nesta reportagem teve como critério o local (em relação à cidade de São Paulo) e o valor de inscrição.

Neste ano de 2012, o Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) acontece na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), entre os dias 16 e 18 de maio. Esse simpósio tem como tema “Cidades Inteligentes”, que carrega a ideia de como a área de Sistemas de Informação pode ajudar a estruturar as interligações das metrópoles e de sua importância nesse processo. O evento conta com dois palestrantes internacionais:

  • Dr. Jurij Paraszczak (IBM Research, USA), com o tema: “Developing Smarter Cities – from the ground into a Urban System”
  • Hajo A. Reijers (Eindhoven University of Technology – TU/e, The Netherlands), com o tema: “Talk on BPM”.

Também há um palestrante nacional:

  • Prof. Dr. João José Vasco Peixoto Furtado (Unifor, Brasil), com o tema: “Cidades Inteligentes através da Participação Cidadã”.

Além disso, o SBSI traz minicursos avaliados por professores de diversas universidades do Brasil, sessões técnicas e apresentações de artigos. Consulte o site: www.each.usp.br/sbsi2012/

Outro evento relacionado à área de T.I. é a International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI), este ano em sua nona edição. Segundo o site do evento, ele tem como objetivo “discutir os efeitos da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação nas Organizações e na Sociedade como um todo, reunindo uma comunidade em constante busca por respostas para enfrentar os desafios que nunca param de surgir na área”. Organizado pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), ocorre em São Paulo, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. Consulte: http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/contecsi/

A cidade de São Paulo também é sede do SWS 2012, evento que reúne o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia) e o Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC).

O SBBD está em sua 27ª edição, e todo ano tem reunido cerca de 500 participantes. É um grande evento na América Latina para “a apresentação e discussão de resultados de pesquisa relacionados à área de banco de dados”.

O WebMedia acontece pela 18ª vez, e organiza-se em três trilhas:Multimídia”, “Web e Redes Sociais” e “TV Digital, Computação Ubíqua e Móvel”.

Já o SBSC está em sua 9ª edição, e seu foco é o “desenvolvimento e uso de ferramentas para dar suporte à colaboração entre pessoas”, como, por exemplo, redes sociais, sistemas de compartilhamento de arquivos e editores cooperativos.

O SWS ocorre entre os dias 15 e 18 de outubro no Shopping Frei Caneca. Consulte: http://sws2012.ime.usp.br/

A segunda edição do CBSEC (Congresso Brasileiro de Sistemas Embarcados Críticos) também acontecerá próxima a São Paulo: o evento será em Campinas/SP, de 20 a 25 de maio, e terá ênfase em “veículos aéreos e terrestres autômatos”. Entre os palestrantes confirmados estão o Dr. Neville Hogan (MIT) e o Dr. Flavio Rech Wagner (UFRGS). Veja mais informações em: www.inctsec.org/cbsec2012/.

Campus Party Colombia . Ceremonia de Inaguración Julio 6. Foto: Julieta Feroz