Você conhece a disciplina Projeto Supervisionado ou de Graduação?

Descubra as mudanças que foram implantadas recentemente!

Átila Ferrari

Barbara Barbosa C. da Silva

Todo graduando em Sistemas de Informação, para integralizar o curso, deve fazer as matérias ACH2017 – Projeto Supervisionado ou de Graduação I e ACH2018 – Projeto Supervisionado ou de Graduação II, as quais podem ser realizadas apenas após a conclusão de 92 créditos do curso. Tais disciplinas diferem das demais, pois tem como objetivo, segundo informações do sistema JupiterWeb,  “Desenvolver no estudante o espírito, a mentalidade de pesquisa e a capacidade de síntese. Permitir que obtenha uma visão mais global das áreas de Ciência  da Computação ou Sistemas de Informação através da elaboração de um projeto assistido por docente”. Ou seja, o aluno desenvolverá um projeto próprio com auxílio de um professor ou de um supervisor de estágio, e, deste modo, terá com eles uma interação diferente da que ocorre em outras disciplinas, onde a atenção do professor é compartilhada por uma turma de alunos e o foco está na apresentação e exploração de conteúdos gerais, referentes a um ramo de estudo.

Até 2011, as disciplinas ACH2017 e ACH 2018 podiam apenas ser cumpridas de duas formas: realizando individualmente um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de período anual ou semestral; ou através da apresentação de um relatório de estágio. Porém, no final de 2011, ocorreram algumas mudanças significativas.  Agora, além das formas já aplicadas, é possível: apresentar o relatório de uma iniciação cientifica, previamente reconhecido e aprovado por alguma instância da USP, em substituição ao desenvolvimento do TCC; ou apresentação do relatório de um estágio de no mínimo 180 horas, aprovados pela Supervisão de Estágios do curso, via Seção de Estágios da EACH, também em substituição ao desenvolvimento de um novo relatório; ou também é possível realizar o TCC em grupo.

Ao todo, existem cinco formas para cumprimento dos requisitos desta disciplina, segundo consta nas Normas para Realização do Projeto Supervisionado ou Trabalho de Graduação (PSG) (http://each.uspnet.usp.br/estagios/normas_si.pdf).

1. Trabalho de Conclusão de Curso anual (TCC anual) – desenvolvimento de projeto de graduação anual com a orientação de um docente do curso de SI, integralizando os créditos das duas disciplinas. O TCC anual poderá ser individual ou em grupo. Os grupos poderão ser compostos por, no máximo, quatro alunos.
  2. Trabalho de Conclusão de Curso semestral (TCC semestral) – desenvolvimento de projeto de graduação semestral com a orientação de um docente do curso de SI, integralizando os créditos de uma disciplina. O TCC semestral poderá ser individual ou em grupo. Os grupos poderão ser compostos por, no máximo, quatro alunos.
  3. Aproveitamento de estágio – solicitação de aproveitamento de créditos devido a estágio realizado durante o período em que esteve regularmente matriculado no curso de SI na EACH. A solicitação de aproveitamento de estágio é individual.  Cada solicitação deverá se referir a um estágio com relatório final aprovado (devendo ser comprovada a quantidade mínima de 180 horas de atividades) e contemplará uma única disciplina.
  4. Aproveitamento de Iniciação Científica – solicitação de aproveitamento de créditos devido a projeto de Iniciação Científica (IC) realizado durante o período em que esteve regularmente matriculado no curso de SI na EACH. A solicitação de aproveitamento de Iniciação Científica é individual. Cada solicitação deverá se referir a um projeto de IC com relatório final aprovado e contemplará uma única disciplina.
  5. Projeto proveniente de vínculo empregatício – o aluno desenvolve um projeto que está conduzindo no seu ambiente de trabalho. Neste caso, o projeto pode ser transformado em TCC (anual ou semestral), havendo obrigatoriedade de orientação por um docente do curso de SI, conforme as modalidades (1) e (2) citadas anteriormente. Todas as demais especificações a seguir seguirão as definições consideradas para TCC anual ou semestral, de acordo com a escolha do aluno.

Para cada uma das modalidades, o aluno deve atentar para as formas de          avaliação e os documentos exigidos que também constam          nas Normas PSG e são reproduzidos aqui:

• Trabalho de Conclusão de Curso anual (TCC anual/semestral) – Os alunos serão avaliados em três etapas, todas, pelo professor da disciplina, orientador e parecerista. Caso o trabalho seja feito em grupo, os alunos serão avaliados individualmente.
  • Aproveitamento de estágio – É necessário que o aluno tenha o relatório aprovado pelo professor responsável pela supervisão de estágios de SI. Este relatório é o que será avaliado pelo professor da disciplina.
  • Aproveitamento de Iniciação Científica – O aluno deve ter o relatório final que foi entregue ao seu Setor de Pesquisa ou órgão que financiou o projeto, com o parecer que comprova aprovação, para ser avaliado pelo orientador da disciplina.

Caso você já queira obter os créditos referentes às disciplinas aqui discutidas, você deverá se matricular na disciplina, entregar o respectivo relatório ao professor responsável, previamente aprovado pelo órgão financiador no caso de Iniciação Científica ou pela Seção de Estágio no caso de estágio. O professor então avaliará o seu relatório e atribuirá sua nota, mas vale ressaltar que, com a entrega do relatório devidamente aprovado nas instâncias já citadas, você já possui nota cinco na matéria! Se ainda lhe restou alguma dúvida, entre em contato conosco por e-mail: pet-si-each@usp.br.