Conciliando estudo, trabalho e lazer

Alexandre Rossi Alvares
Vivian Mayumi Yamassaki Pereira

Os autores gostariam de agradecer a contribuição dada pela Profa. Dra. Patrícia Junqueira Grandino para a elaboração desta matéria

Dedicação. Não há palavra que melhor defina a atitude que muitos estudantes tomam frente aos estudos, principalmente quando ingressam no ensino superior.

Essa dedicação aos estudos é, sem dúvida, um dos fatores que proporcionam aos alunos um entendimento melhor das disciplinas cursadas e, consequentemente, um bom rendimento acadêmico. Entretanto, ela pode se tornar um problema a partir do momento que toma conta de todo o tempo e disposição do aluno, deixando-o sem energia ou disponibilidade para atividades que lhe proporcionem prazer.

A partir do momento em que nos engajamos em nossas vidas acadêmicas, as cobranças vêm de forma crescente e cada vez mais constante. Trabalhos e exercícios tornam-se cada vez mais frequentes.

Essa condição, cada vez mais desgastante, se torna mais grave no período de provas. Muitos dos alunos passam madrugadas a fio estudando para elas e, nas vésperas dos exames, nem chegam a dormir. Esse desespero por melhoria muitas vezes tem o efeito oposto, pois a privação de sono, quando passa a ocorrer frequentemente, pode comprometer o desempenho, tanto acadêmico quanto profissional. Segundo a revista “Cérebro & Mente” [1], a privação de sono pode acarretar irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

"Imagem cortesia de David Castillo Dominici / FreeDigitalPhotos.net"

Alunos que ingressam em estágios profissionais ainda durante a graduação têm sua missão dificultada. Conciliar vida acadêmica e profissional é, de fato, uma tarefa árdua. Além da desgastante rotina de sair da aula às pressas e tentar chegar a tempo no estágio, esses alunos tem seu período para estudos reduzido. E, assim, acabam estudando e fazendo seus trabalhos sozinhos, pois não podem permanecer na universidade para participar de grupos de estudos; além de que muitos não podem tirar dúvidas com professores e monitores das disciplinas nos períodos de atendimento aos alunos, visto que estes ocorrem em “horário comercial”.

Todas essas responsabilidades citadas acabam por orquestrar o modo em que vivemos, tornando-nos reféns de nossa busca pelo sucesso.

Mas de que adianta sucesso sem poder desfrutá-lo? A chave para uma boa qualidade de vida encontra-se no balanceamento, como afirmado na revista Profissional & Negócios: “É imprescindível que haja espaço para o bem-estar e para a qualidade de vida em nossos planos.” [2].

“Um dos grandes aprendizados da vida adulta, para o qual a nossa sociedade não nos prepara, mas precisa ser vivido a cada instante, é justamente a necessidade do equilíbrio entre trabalho e desfrute.” [3].

Como alcançar o equilíbrio?

Para o aluno lidar com a falta de tempo e o grande número de tarefas, recomendamos, por experiência própria, que ele faça, antes de qualquer coisa, uma reflexão sobre como tem usado seu tempo ultimamente, identificando assim um propósito para tudo o que faz. Dessa forma, ele deve procurar um equilíbrio para as suas responsabilidades e lazer, de modo que consiga encontrar tempo para estudar, trabalhar, dormir adequadamente e também realizar atividades que lhe traga um pouco de distração. Para isso, deveria sempre fazer um planejamento de suas tarefas, tanto para avaliar e refletir sobre a maneira como tem dividido seu tempo entre as atividades, quanto para não se esquecer de cumpri-las ou deixá-las para a última hora.

A fim de otimizar o pouco tempo disponível, é importante que os alunos usem todo o tempo fornecido para a execução de uma determinada tarefa para, de fato, fazê-la. Deveriam, por exemplo, aproveitar o tempo disponibilizado para resolução de exercícios em sala de aula ao invés de apenas realizarem atividades que não estejam relacionadas ao assunto, como ficarem ociosos ou apenas conversando durante este período, e, com isso, terem que resolvê-los durante o final de semana, sem o professor para esclarecer as dúvidas e perdendo um tempo que poderia ser usado para descanso.

Às vezes, é inevitável perder algumas horas noite adentro em nossos projetos. Portanto, aproveite o fim de semana para descansar e relaxar bastante. Pesquisas [4] apontam que duas noites de sono prolongado podem melhorar o alerta dos indivíduos que serão privados de sono ao longo da próxima semana de trabalho e de estudos. Sendo assim, esse tempo de descanso prévio é importante para reparar o desgaste físico e mental ocasionado pelas obrigações semanais e principalmente prepará-los para uma nova semana.

Por fim, é essencial que o aluno encontre um tempo semanal para desenvolver alguma atividade de lazer, que pode ser, por exemplo, uma atividade física, de modo a distrai-lo das atividades acadêmicas e do trabalho. Dessa forma, estará contribuindo para se revigorar e desempenhar suas responsabilidades com maior dedicação e atenção.

Referências Bibliográficas

[1] REVISTA CÉREBRO & MENTE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002. Disponível em: <http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormirbem1.html>. Acessado em 11/09/2012

[2] REVISTA PROFISSIONAL & NEGÓCIOS. Fênix Editora, 2010. Disponível em:  <http://www.rhcentral.com.br/pen/pen.asp?cod_materia=3029>. Acessado em 10/09/2012

[3] BERNHOEFT, Renato. Trabalhar e desfrutar: Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Livraria Nobel. São Paulo, 1991.

[4] NAGAI, Roberta. O trabalho de jovens universitários e repercussões no sono e na sonolência: trabalhar e estudar afeta diferentemente homens e mulheres? São Paulo, 2009.