Pesquisadores

Líderes do grupo

 

Ricardo Ricci Uvinha

 Mestrado pela FEF/UNICAMP (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University-Australia (2004) e Livre-docência pela EACH/USP (2008). Com experiência de 26 anos de docência no magistério em nível superior, atualmente é Professor Associado nível 2 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo USP. Também na EACH/USP, foi Coordenador do Bacharelado em Lazer e Turismo (2008-2011), Presidente da Comissão de Relações Internacionais CRInt (2011-2014) e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão CCEx (2014-2015). Coordena atualmente o Programa Giro Cultural, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. Tem experiência como membro das quatro comissões estatutárias na unidade (Cultura e Extensão CCEx, Pesquisa CPq, Graduação CG e Pós-Graduação CPG). Atua ainda como professor e orientador dos programas de pós-graduação em Turismo (EACH/USP) e Ciências da Atividade Física (EACH/USP). Diretor Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (Gestão 2014-2016) e Diretor Vice-Presidente da World Leisure Organization/United Nations (Gestão 2006-2016), é atualmente Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq), Membro da World Leisure Academy (WLA/United Nations) e Diretor Vice-Presidente do BRICSCESS (BRICS Council of Exercise and Sport Science/North-West University South Africa). Entre os prêmios recebidos, destaca-se a primeira colocação no Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação da USP em 2013, e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP, homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos, em 2015.

 

Edmur Antonio Stoppa

 Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1986), Mestre (1998) e Doutor (2005) em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas, na área dos Estudos do Lazer. Atualmente é professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo, no curso de Lazer e Turismo. Tem experiência na área de Educação Física e Turismo, com ênfase nos Estudos do Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação, formação profissional, atuação profissional e mercado de trabalho.

 

Pesquisadores Doutores

 

Alexandre Leonarde

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1995), mestre em História da Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), pós-doutorado na Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa no Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq): http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=9112074994261355 Docente colaborador no curso de Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) na disciplina Turismo Histórico Cultural. Professor na Universidade São Judas Tadeu, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. É editor executivo da Revista Eletrônica de Turismo Cultural da ECA-USP [ISSN 1981-5646] e avaliador ad hoc da Revista Turismo em Análise ECA-USP [1984-4867]. Tem experiência na área de História, Turismo, Educação Física, Pedagogia, Administração, Secretariado, Economia, Contabilidade, Hotelaria, Gastronomia e Nutrição com ênfase em História e Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: turismo cultural, cultura brasileira, história da arte, teoria da história, ensino de história, história da educação física, história do esporte, estudos do lazer, sociologia do lazer (e entretenimento), introdução à sociologia, metodologia da pesquisa.

 

Juliana Pedreschi Rodrigues

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Fez mestrado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, na área de concentração Estudos do Lazer. Atualmente é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP, do Curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e do Programa de Pós-graduação: Mudança Social e Participação Política – PROMUSPP – EACH/USP. Atualmente preside o Nodo Brasil da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – RIA. Membro titular da Comissão Estatutária da Comissão de Cultura e Extensão da EACH/USP e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer – GIEL/CNPQ/USP. Áreas de interesse: Educação formal, informal e não formal; Educação Social; Animação sociocultural e Lazer.

 

Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

Possui graduação em Educação Física e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989 e 1999). É especialista em Lazer e Recreação pela UNICAMP (1992). Participante do GEPAE – USP, onde desenvolveu seu doutorado (2009) e onde também concluiu seu mestrado em Educação (2004) abordando as relações entre as políticas públicas de educação e o lazer. Atualmente é professor da EACH-USP, no curso de Bacharelado em Lazer e Turismo e participante do GIEL – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Professor do Programa de Mestrado em Ciências da Atividade Física. Orienta, realiza pesquisas e ministra aulas das disciplinas relacionadas ao planejamento e gestão pública do lazer e ao entendimento do lazer e do turismo como fenômenos sociais. Principais campos de interesse: Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte; Gestão Pública do Lazer e do Turismo; Políticas Educacionais. Desenvolveu recente projeto de pesquisa financiado pela FAPESP: “Futebol Amador e lazer: um estudo sobre o uso público do Parque Ecológico do Tietê”.

 

Roselene Crepaldi

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora contratada na Universidade de São Paulo – EACH – USP Leste na área de Lazer e Turismo, e membro dos grupos de pesquisa: GIEL – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, RNPI – Rede Nacional Primeira Infancia (GT Brincar e GT Participação Infantil) e membro do conselho consultivo da Aliança pela Infância. Foi pedagoga efetiva da Prefeitura do Município de São Paulo atuando Assessora técnica da Secretaria e do CEDOC – Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria de Esportes do Município de São Paulo – SEME. Atuou como técnica na Supervisão de Convênios da Coordenadoria de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais e na Coordenadoria de Gestão de Politicas e Projetos de Lazer e Recreação da SEME. Foi Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e responsável pelo Ponto de Cultura do LABRIMP da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Possui experiência na área de Educação atuando como docente na pós-graduação do Instituto Singularidades, da Universidade Anhembi Morumbi , e na pós graduação na área de lazer e turismo na FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. É consultora nos temas: educação e educação infantil, formação de profissionais, politicas públicas para infância, brincar, educação infantil, lazer e recreação. Possui publicações na área da educação, educação infantil, lazer e recreação. Também é pesquisadora, e sócia proprietária da Rodison, empresa que desenvolve projetos em educação e cultura.

 

Silmara Elena Alves de Campos

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos(2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos(2008) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação – UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos(2017). Atualmente é : do Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas:congada, motricidades do sul.

 

Sidnei Raimundo

É bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, doutorado em Geografia (na área de análise ambiental e dinâmica territorial) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – e Pós-Doutorado na Universidade de Girona, Espanha, em gerenciamento costeiro enfatizando o uso e ocupação do litoral em atividades e equipamentos de lazer e turismo. Trabalhou durante 15 anos no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, com manejo (gerenciamento) de parques, estações ecológicas e outras áreas protegidas. Lecionou por mais de 10 anos em Instituições Privadas de Ensino Superior. Desde 2006 é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), onde também orienta nos programas de pós-graduação stricto senso em “Mudança Social e Participação Política” e em “Turismo”. É líder do grupo de pesquisa “Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação de Patrimônios”, cadastrado no CNPq. Tem experiência no gerenciamento de unidades de conservação e outras áreas verdes, na elaboração de planos de manejo e com planejamento e gestão de impacto sócio-ambiental do lazer e turismo. Desenvolve sua linha de pesquisa no manejo de áreas protegidas, análise espacial, geografia do lazer e do turismo, gestão de recursos naturais, ecoturismo, impactos do lazer e turismo

 

Pesquisadores

 

Alipio Rodrigues Pines Junior

Graduado em Bacharelado em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Especialista em Organização de Eventos Esportivos pela Faculdade Pitágoras. Mestre em Ciências pelo programa Ciências da Atividade Física da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/USP/CNPq). Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Membro da junta diretiva da Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural (RIA) – Nodo Brasil. Coach Ciência da Trupe Circense, Educação & Picadeiro. Coordenador e Professor da Pós-Graduação em Lazer e Recreação da FMU, UGF e USCS. Secretário da Associação Brasileira de Recreadores (ABRE). Sócio da Entretenimento SP. Autor de livros nas áreas da Educação, Educação Física e Gestão. Pesquisador em Lazer, Recreação e Atividades Circenses com produção científica nacional e internacional.

 

Amanda Cabral da Silva

Mestranda e bolsista Capes em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP, desde janeiro de 2015. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar dos Estudos de Lazer – GIEL desde 2015. Monitora Bolsista PAE nas disciplinas, Transportes e Turismo e Comunicação Integrada e Eventos em Turismo na Escola de Comunicação e Artes – ECA – USP.Graduada em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP (2014). Co-fundadora e ex- Diretora Vice-Presidente da Empresa Júnior de Lazer e Turismo EACH-USP. Também atuei como monitora voluntária da disciplina Turismos e Transportes e como bolsista monitora PEEG das disciplinas Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos e Promoção de Eventos: reflexões e vivências. Áreas de interesse: Turismo, Meio Ambiente, Eventos, Megaeventos, Lazer e Hospitalidade.

 

Andresa Caravage de Andrade

Bacharel em Ciências da Atividade Física (2011) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Mestre em Terapia Ocupacional (2015) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda pelo mesmo programa. Atualmente, pesquisa os programas físico-esportivos para as pessoas com deficiência no estado de São Paulo, com foco nas políticas públicas e no direito de acesso ao esporte e lazer pelas pessoas com deficiência.

 

Caroline Galvão Nery

Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Intercambista no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho – Braga, Portuga, 2016). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/EACH-USP) e Sócio Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL). Atuou como Vice Presidente na Empresa Júnior de Lazer e Turismo (LZT Jr.) na EACH/USP (2015). Participou do Programa de Estímulo de Ensino de Graduação (PEEG) na EACH/USP (2013). Dentre os projetos de pesquisa apresentados, destaca-se a participação no GTTP International Research Conference em Mônaco (2012) explorando a temática de Inovações em Turismo. Atualmente, trabalha na Selections Operadora de Turismo Ltda com consultoria em viagens personalizadas.

 

Cinthia Casimiro Pedrão

Aluna de Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2017-2018). Bacharel em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL/EACH-USP) e bolsista do convênio entre o GIEL e o Ministério do Esporte na pesquisa O Lazer do Brasileiro (março de 2013 à março de 2014). Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) e técnica em Hospedagem pelo Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo. Bolsista de intercâmbio na Facultat de Turisme da Universitat de Girona, na Espanha, por meio da bolsa mérito acadêmico concedida pela Universidade de São Paulo (setembro de 2015 a fevereiro de 2016).

 

Fillipe Soares Romano

Atualmente é bolsista CAPES demanda social do mestrado em Turismo na Universidade de São Paulo, membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer – GIEL/EACH-USP. Possui graduação em Lazer e Turismo pela Escola de Artes. Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2015). Bacharel em Ciências da Atividade Física na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (2011). Co-fundador e ex-presidente da Empresa Júnior de Lazer e Turismo EACH-USP, também atuei como bolsista do Projeto Turismo Viver São Paulo da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UnATI-USP; bolsista do intercâmbio de mérito-acadêmico no Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal/2014), Monitor PAE e PEEG das disciplinas de Fundamentos do Lazer II (2012 e 2016); Transportes e Turismo (2013 e 2015), Promoção de Eventos em lazer e Turismo (2015); Esportes de Aventura (2017) . Áreas de interesse: Turismo e suas Interfaces; Legados de megaeventos; Gestão de Equipamentos de Lazer; Megaeventos Esportivos; Animação Sociocultural; Esporte Adaptado.

 

José Augusto Honorato Vieira Júnior

Aluno do Mestrado Acadêmico em Ciências da Atividade Física da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga-UNIFEV (2008). Atuou como professor eventual na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (2001). Desempenhou o papel de monitor em diversas disciplinas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da UNIFEV (2007-2012 e 2014).

 

Luiz Wilson Alves Corrêa Pina

Possui graduação em Ciências Econômicas – Instituição Toledo de Ensino (1972). Tem experiência nas áreas de Planejamento em Lazer, Planejamento de Equipamentos de Lazer, Programação de Lazer e Recreação, e Animação Sociocultural.

 

 

Rosangela Martins de Araujo Rodrigues

Mestranda em Ciências da Atividade Física – Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – USP com o projeto “Atividade Física e Lazer na Cidade de São Paulo: um enfoque sobre os parques urbanos públicos”. Pós graduada em Administração de Centros de Lazer pela FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Lazer e Animação Sociocultural pelo Senac São Paulo. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente e Coordenadora do curso de Pós Graduação em Gestão do Lazer e Entretenimento do SENAC São Paulo. Docente convidada do curso de Pós Graduação Recreação e Lazer da FMU, na disciplina Gestão de Projetos em Lazer. Focalizadora de Danças Circulares com grupo regular e cursos de formação. Membro do Grupo de Estudos Gestão e Marketing da Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer Linha de Pesquisa Gestão de Experiências no Lazer e membro do Grupo Interdisciplinar dos Estudos do Lazer da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP. Certificada em Project Management for Development Professional, com mais de 20 anos de experiência em projetos nos âmbitos público, privado e terceiro setor nas áreas da educação, esportes, saúde e lazer. Associada à World Leisure Organization, premiada Thomas and Ruth Rivers Scholarship 2016 World Leisure Congress of South Africa. Autora do livro Gestão do Lazer e do Entretenimento.

 

Vanessa Miwa Fugimoto

Graduanda em Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL – USP). Atuou como presidente da Empresa Júnior de Lazer e Turismo (LZT Jr.) da EACH-USP na gestão 2015/2016 e atualmente é Presidente do Conselho Administrativo na gestão 2016/2017 na mesma entidade. Bolsista de intercâmbio na Universidade do Minho, Portugal, por meio da bolsa mérito acadêmico concedida pela Universidade de São Paulo (2016-2017). Áreas de interesse: Tecnologia e Lazer; Lazer Digital; Turismo e suas interfaces; Gestão de Parques Urbanos; Animação Sociocultural.

 

Colaborador estrangeiro

 

Roberto Paolo Vico

Atualmente é Doutorando em Línguas, Artes, Literatura e Ciências Humanas na Université de Valenciennes et Hainaut-Cambrésis (UVHC), França; Pesquisador Internacional no Grupo Interdisciplinar de pesquisa em Estudos de Turismo e Lazer (GIEL) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP); Docente da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) – Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI), Moçambique. Especialista na área de Línguas, Comunicação Internacional, Intercultura e Turismo. Possui graduação em Comunicação Internacional na Università per Stranieri di Perugia, Italia, 2005; Mestrado em Didáctica do Italiano como língua não materna na Università per Stranieri di Perugia, Itália, 2007; Mestrado em Turismo – Gestão Estratégica de Destinos Turísticos pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), Portugal, 2016.