Sobre o grupo

GIEL – Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer reúne pesquisadores de distintas formações e atuações com perfil voltado aos Estudos do Lazer e que acreditam na importância do Lazer como campo fundamental para o desenvolvimento humano.

Propõe-se a desenvolver pesquisas e intervenções e a promover projetos que possibilitem a compreensão dos mecanismos, ações e estratégias voltadas ao Lazer e atividade física e suas interfaces nas esferas públicas privadas e no terceiro setor.

Seus trabalhos privilegiam uma ótica interdisciplinar, ressaltando a colaboração de distintas áreas de conhecimento, como por exemplo, Turismo, Meio Ambiente, entre outras e suas inter-relações na sociedade, tanto numa perspectiva nacional quanto internacional.

Seus membros promovem e participam ativamente de eventos científicos como Congressos, Seminários e Encontros Nacionais e Internacionais além de publicar artigos e livros.

Temos três linhas de pesquisa:

  • Atividade Física para a promoção do Lazer

Objetivo: A linha de pesquisa Atividade Física para a promoção do Lazer congrega projetos voltados à compreensão dos mecanismos, ações e estratégias que se dirigem à organização e implementação de políticas públicas e iniciativas sociais voltadas para a Promoção do Lazer e para a Promoção da Atividade Física nas esferas públicas, privada e no terceiro setor.

 

  • Lazer, interdisciplinaridade e suas múltiplas relações na sociedade

Objetivo: Abordar os estudos do lazer numa ótica interdisciplinar, ressaltando a colaboração de distintas áreas de conhecimento tais como Turismo, Educação e Educação Física, a partir das suas inter-relações na sociedade, tanto numa perspectiva nacional quanto internacional.

 

  • Turismo: conhecimento e tendência

Objetivo: Contribuir para aprofundar as reflexões sobre o desenvolvimento do turismo a partir da produção de conhecimento que estabeleça clara leitura da realidade turística considerando os seguintes aspectos: a) os aspectos teóricos-filosóficos que amparam o pensar e o fazer turístico; b) a caracterização e o aprimoramento da produção científica na área e; c) o desenvolvimento de metodologias de avaliação da realidade do lazer e do turismo no país.