O prazo para submissão de propostas está encerrado

Submissão de Trabalhos

 

Simpósios

Apresentações de Pesquisas e Experiências

Orientações para submissão dos resumos – Resumos (Abstract) e Textos (Summary)

Workshops Apresentações Interativas de Pôsteres Datas Importantes

 

A Comissão Organizadora do Congresso Internacional PBL2010 convida à submissão de propostas para apresentação de trabalhos. São bem vindos trabalhos vinculados ao tema do Congresso "Conectando pessoas, ideias e comunidades" e também relacionados a outras perspectivas do ensino básico e superior, nos seguintes campos de conhecimento:

       - Saúde e Medicina

       - Ciências Sociais e Humanidades

       - Engenharia e Ciências Aplicadas

       - Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional.

As propostas serão submetidas “on-line” em qualquer das línguas oficiais do Congresso (espanhol, inglês e português). Elas serão revisadas por pares, membros do Comitê Científico. Os autores com trabalhos aceitos serão convidados a submeter trabalhos completos ou resumidos, a serem publicados nos Anais do Congresso. Mais informações estarão disponíveis a partir de 1 de abril de 2009.

Serão aceitas submissões de trabalho nos seguintes formatos:

      

Simpósios

Simpósios são sessões com duração de 90 minutos, compostas por apresentações de 3 a 5 participantes que abordam um tema comum ou tópico relacionado à ABP ou às Metodologias Ativas de Aprendizagem. Vinte minutos devem ser reservados para perguntas e debates. As propostas para os Simpósios deverão incluir um breve resumo da formação e da experiência profissional de cada participante; incluir um resumo do trabalho (Abstract) com 100 palavras (para publicação no programa do congresso); e um texto (Summary) com 1.000 palavras (para avaliação do comitê científico) descrevendo cada uma das apresentações e a sessão como um todo. Os autores devem especificar claramente qual o idioma da apresentação: espanhol, inglês ou português.

(topo)

Workshops

Workshops, com duração de 90 minutos, são sessões interativas para pequenos grupos, enfatizando a demonstração e a aplicação de técnicas e o desenvolvimento de habilidades sobre ABP e metodologias ativas de aprendizagem. As propostas de workshops devem trazer um título incluir um breve resumo da formação e experiência profissional do proponente. Além disso, incluir um resumo (Abstract) com 100 palavras (para publicação no programa do congresso); e um texto (Summary) com 500 palavras (para avaliação do comitê científico) descrevendo a sessão como um todo. O(s) autor(es) deve(m) especificar claramente qual o idioma da apresentação: espanhol, inglês ou português.

(topo)

Apresentações de Pesquisas e de Experiências

Apresentação de trabalhos sobre pesquisas e/ou a implementação e aplicação de ABP ou sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica ou superior. As propostas deverão incluir um resumo do trabalho (Abstract) com 100 palavras (para publicação no programa do congresso); e um texto (Summary) com 500 palavras (para avaliação do comitê científico) descrevendo o trabalho a ser apresentado e seus resultados. O(s) autor (es) deve(m) especificar claramente qual o idioma da apresentação: espanhol, inglês ou português.

(topo)

Apresentações Interativas de Pôsteres

Pôsteres são representações gráficas e visuais de atividades de investigação e/ou de implementação e aplicação de ABP ou de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica ou superior. Cada pôster ficará exposto durante todo o dia da sessão. As sessões, com 6 pôsteres cada uma e duração de 60 minutos, serão organizadas em formato interativo e nomeadas na forma de um problema a fim de promover discussões. Durante a sessão, cada apresentador terá 5 minutos para explicar o seu trabalho ao público. Trinta minutos serão reservados para perguntas e discussões. As propostas deverão incluir um resumo (Summary) com 500 palavras (para avaliação do comitê científico) descrevendo a experiência. O(s) autor (es) deve(m) especificar claramente qual o idioma da apresentação: espanhol, inglês ou português.

(topo)

Orientações para submissão dos resumos – Resumos (Abstract) e Textos (Summary)

Os trabalhos aceitos serão impressos no programa sem modificações, salvo os casos nos quais o Comitê Científico considerar necessária a edição do texto por motivos de espaço e/ou clareza.

- Título Completo (Máximo de 15 palavras) - O título completo de sua apresentação. Bons títulos são capazes de transmitir o assunto, de despertar o interesse do leitor e de identificar audiências potenciais.

- Informações sobre os autores de trabalhos - devem trazer o(s) nome(s) de todos os autores e os contatos do autor principal.

- Resumo/Abstract (Máximo de 100 palavras) - Uma breve descrição da sua proposta, a ser impresso no programa do Congresso.

- Texto/Summary (Máximo de 500 palavras) - Um texto sobre a sua apresentação. O Comitê Científico irá basear o aceite dos trabalhos principalmente nas informações desse texto. Ele deve incluir:

       a) Introdução / Informações antecedentes

       b) Métodos utilizados na condução do estudo, projeto ou atividade

       c) Os resultados do estudo, projeto ou atividade

       d) Conclusão (ões) / Avaliação do estudo, projeto ou atividade.

Obs.: Nesta fase não é necessária a apresentação de referências bibliográficas ou bibliografia.

A submissão de trabalhos não exige o pagamento de inscrição no evento.

Para submeter trabalhos não é necessário fazer o pagamento da inscrição. O pagamento poderá ser feito após o resultado da avaliação pelo comitê científico.

(topo)

Datas Importantes      

1º/abril/2009
Lançamento - Chamada à submissão de trabalhos
30/julho/2009
A data final para submissão de trabalhos
31/julho a 30/setembro/2009
Avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico
1º/outubro/2009
Notificação de aceite aos autores
13/dezembro/2009
Data final para envio dos textos completos ou resumidos, para o CD dos Anais do congresso.

(topo)

Universidade de São Paulo - Escola de Artes Ciências e Humanidades

/html>