Pesquisa

Ensinar com Pesquisa

O Programa Ensinar com Pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa. Conta com 800 bolsas de R$ 300,00 com duração de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período.

Para mais informações, clique aqui.

FAPESP

Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado de São Paulo, para desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica, sob a direção de um orientador. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o projeto. A bolsa é concedida, em circunstâncias normais, por período de um ano, sendo renovável após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar. Não se concede bolsa por período inferior a seis meses.

Para mais informações, clique aqui.

Iniciação Científica no PET-SI

No Programa de Educação Tutorial, trabalhos de iniciação científica são incentivados. Os alunos que participam do grupo PET-SI desenvolvem iniciações científicas orientados por diferentes professores do Curso de Sistemas de Informação, juntamente com o desenvolvimento de outras atividades. Para entrar no PET-SI é preciso participar do processo seletivo, que é realizado entre outubro de dezembro. É regra do Programa de Educação Tutorial que o aluno precisa ter coeficiente de rendimento maior ou igual a 6,0 para que possa participar do processo seletivo. A bolsa para o aluno deste programa é de R$ 400,00.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. São objetivos específicos do Programa:

  • despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
  • contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
  • contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
  • contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
  • proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Para mais informações clique aqui.

Tutoria Científico-Acadêmica

Visando a integrar o estudante no ambiente de ensino e pesquisa da universidade, desde o início de sua entrada na USP, a partir 2012 parte das bolsas do Programa Ensinar com Pesquisa ficam alocadas neste programa, a fim de atender aos alunos ingressantes na Graduação. Antes, esses alunos não eram incluídos no programa de iniciação científica da Pró-Reitoria de Graduação, pela impossibilidade de se adaptarem à pesquisa no momento do ingresso na Universidade. O Programa, portanto, visa a incentivar os alunos a investirem na aquisição do conhecimento dos elementos básicos necessários para a elaboração e execução de trabalhos acadêmicos e de pesquisa, a fim de qualificá-los para que possam realizar, em seguida, seus programas de iniciação científica. O programa requer a supervisão muito próxima de um(a) docente que auxiliará o aluno a compreender os mecanismos da metodologia e da prática da linguagem científicas. É desejável, também, que os alunos beneficiados por esta bolsa desenvolvam atividades práticas e experimentais básicas, compatíveis com o primeiro ano de graduação. Ao mesmo tempo, é requerido que o docente se disponha a atuar como mentor que auxilie o aluno ingressante a conhecer e, consequentemente a integrar-se plenamente na Universidade.

Para conferir o edital do ano de 2013, clique aqui.