Escola de Artes, Ciências e Humanidades

campus universitário com céu azul e trêz prédios brancosFonte: sites.usp.br

Os alunos e alunas de Sistemas de Informação estudam aspectos da tecnologia da computação e da administração. São preparados para propor, desenvolver e implantar sistemas computacionais que automatizem o gerenciamento da informação e os processos de gestão dentro de organizações públicas e privadas. Administrar o fluxo de informação, planejar e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações são algumas das atividades desenvolvidas por pessoas desta área. Com um mercado de trabalho aquecido, novas oportunidades surgem para a carreira à medida que o desenvolvimento tecnológico avança.

O curso tem um núcleo básico composto por disciplinas de matemática (Cálculo, Geometria Analítica, Matemática Discreta, Estatística e Otimização) e de computação (Algoritmos, Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Linguagens de Programação, Organização e Arquitetura de Computadores etc.). É seguido então por um conjunto de disciplinas que desenvolvem habilidades de aplicação de soluções computacionais em diversas áreas e em especial no desenvolvimento de sistemas de informação (Bancos de Dados, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Prática e Gerenciamento de Projetos etc.). Os alunos e alunas deverão também ter um bom conhecimento do ambiente em que as soluções de automação serão implantadas, e por isso um conjunto de disciplinas das áreas de administração de empresas e de economia é incluído na estrutura curricular. A formação se completa com uma disciplina sobre “empreendedorismo”, para instigar o interesse em criar empresas próprias, e oferecer conhecimentos básicos sobre isso.

Projeto Político Pedagógico

campus de faculade com prédios brancos e alunos no gramado

Histórico

O curso de Sistemas de Informação foi criado juntamente com a criação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, em 2005. A concepção do curso foi idealizada pelo Prof. Dr. Paulo César Masiero, que também foi o primeiro coordenador do curso. Para conhecer um pouco mais da história do curso, acesse uma entrevista realizada com o Prof. Masiero clicando aqui.