[E]ACH inTheShell_

O [E]ACH inTheShell_ é um grupo de extensão focado em estudar segurança da informação, democratizar o acesso ao conteúdo de hacking e conscientizar sobre proteção no ambiente digital. Formado por alunos da EACH, Poli e IME, o EiTS (apelido carinhoso do grupo) se divide em estudos internos sobre temas como redes, vulnerabilidades, web hacking, criptografia, entre outros; e também em atividades voltadas para o público interessado, como palestras e os encontros abertos, aulões dados de forma online para interessados em conhecer mais o funcionamento da área de segurança.

Capture The Flag
Uma das maiores atividades que o EiTS utiliza para o estudo é através de Capture The Flag. Também conhecido como CTF, são desafios utilizados para testar e estimular a busca por conhecimentos sobre Segurança da Informação, seja para explorar ou defender vulnerabilidades de sistemas, ou para conquistar ou impedir acesso a um sistema. A “Flag” a ser capturada é um texto com uma mensagem específica que está escondida em algum lugar do sistema.

Nos acompanhe no Instagram: https://www.instagram.com/eachintheshell
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/intheshell
Site: https://www.intheshell.page

DASI

O DASI é o Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, fundado em maio de 2009.
A primeira formação era composta principalmente por pessoas que colaboravam tanto com a extinta Atlética de Sistemas de Informação quanto com o também extinto Centro Acadêmico de Sistemas de Informação. Atuando como uma fusão dessas duas entidades, o Diretório Acadêmico realiza não apenas atividades acadêmicas (palestras, minicursos, Semana de Sistemas de Informação), como também festas e atividades esportivas, por exemplo.
Após passar por eleições diretas, a chapa “Mitos-DASI” assumiu o cargo. A partir desse momento, o sonho de criar um Diretório Acadêmico de SI tinha sido realizado, mas muita coisa ainda deveria ser feita e muito trabalho estava por vir para o DASI se estabelecer como representante dos alunos do curso.
A chapa Mitos vem sendo re-eleita desde a fundação do DASI, e evoluindo a cada ano. Ela tem como principais objetivos: elevar a qualidade do curso de Sistemas de Informação e tornar a vida do aluno a melhor possível durante o período dentro da USP.
Para mais informações, clique aqui.

Hype

O Hype é o grupo de estudos de Ciência de Dados da EACH-USP.
Surgiu a partir da iniciativa de graduandos do curso de Sistemas de Informação de promover um ambiente de aprendizado coletivo e aprofundamento no tema para além do que é oferecido na grade curricular.
Para atingir esses objetivos, os membros estudam e analisam diversos datasets, ocasionalmente participando até de competições de dados!
Mas isso é tudo? Não! Também há o compromisso para com a comunidade externa, de difundir os conhecimentos adquiridos por meio de publicações e workshops.
Para dar conta de tudo isso e assegurar que todos os membros prezem pelos mesmos valores (proatividade, colaboração, entusiasmo e evolução), a organização interna do Hype é composta 3 setores:
Comunicação: elabora e publica as artes, mantém a comunicação com o público externo e cria estratégias para aumentar o engajamento.
Eventos: busca parcerias com empresas, pesquisa e divulga competições de dados, além de planejar e organizar eventos e workshops.
Conteúdos: organiza os grupos de estudo, mantém o roadmap de estudos atualizado e elabora conteúdos para divulgação.

Lab das Minas

O Lab das Minas é um grupo de pesquisa e extensão que tem como objetivo mudar a realidade das áreas de ciências e tecnologia, auxiliando na inserção de mulheres nesse meio e, assim, reduzindo a disparidade de gênero presente nas ciências exatas.
O grupo é coordenado por monitoras discentes da EACH (USP – Leste) e realiza oficinas quinzenais ou mini cursos para estudantes de escolas públicas do 6° ano do fundamental até o 3° ano do ensino médio.
Nas oficinas, as meninas têm contato com programação, astronomia, eletrônica entre diversos outros temas vinculados à ciências naturais e a tecnologia.

PET-SI

O PET-SI é um grupo formado por 12 alunos e alunas do curso de Sistemas de Informação, e um professor tutor. Implantado em 2010, o PET-SI faz parte de um programa nacional chamado Programa de Educação Tutorial, do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do programa é o de realizar atividades acadêmicas extracurriculares, que integrem ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos alunos participantes a complementação de sua formação acadêmica, procurando atender plenamente as necessidades do próprio curso de graduação.

Algumas das atividades pretendidas pelo PET-SI são:

BXCOMP: o Campeonato de Programação para Calouros
O BXCOMP é um campeonato de programação para os calouros de Sistemas de Informação, baseado nas maratonas de programação da SBC. Realizado em equipes de 3 a 4 participantes, ocorre durante o segundo semestre do ano e conta com 7 etapas.

COMPETEC:
O COMPETEC é um curso ministrado pelo PET-SI, com o objetivo de ensinar programação para alunos de ETECs da Zona Leste de São Paulo. Utilizando a linguagem de programação Java, o curso atualmente tem a duração de dois semestres, e conta com a presença de cerca de 80 alunos. Além dos PETianos, o COMPETEC conta também com a participação de bolsistas e voluntários do projeto.

GRACE:
O GRACE é um projeto do PET-SI que visa estimular a participação feminina na computação e no empreendedorismo.
Criado em 2017, tem o objetivo de contribuir com a aproximação de meninas adolescentes à carreira da computação, por meio da realização de dinâmicas de computação desplugada (ensino de conceitos relacionados à computação sem o uso de computadores) nas próprias escolas.

Fala, Coruja!
Criado em 2019, o Fala, Coruja! é o podcast do PET-SI. Os PETianos atuam como os co-hosts, e convidam alunos e professores de Sistemas de Informação para conversar sobre os mais diversos temas sobre tecnologia.

Coruja Informa:
Criado em 2013, o projeto tem como objetivo promover a divulgação dos tópicos mais recentes na área da Computação, por meio do formato de um jornal eletrônico.

Para saber mais sobre os projetos apresentados, bem como sobre outros projetos do PET-SI:
Site do PET-SI: www.each.usp.br/petsi/
Facebook do PET-SI: https://pt-br.facebook.com/petsieach/
Instagram do PET-SI: @petsieach

Semana de SI

A SSI é um evento realizado anualmente, organizado pelos próprios alunos do curso, na USP Leste. Durante a semana são oferecidas palestras desde o período da manhã até a noite com o intuito de oferecer ao público um maior conhecimento referente à área de computação, tecnologia em geral, empreendedorismo e outros assuntos do gênero.
Ano passado tivemos a segunda edição totalmente online da SSI. Transmitimos mais de 57 horas de conteúdo pela Twitch e como resultado tivemos mais 300 seguidores e 2800 espectadores únicos.

Síntese Jr.

A Síntese Júnior é a empresa júnior de Sistemas de Informação da USP, que está no mercado desde 2017. Formada apenas por alunos de SI, a Síntese surgiu com o intuito de desenvolver soluções tecnológicas acessíveis e de excelente qualidade. Com isso, ajudamos os alunos de SI a desenvolver suas habilidades em programação e trabalho em grupo, além da experiência de ver como funciona uma empresa de TI na prática.

Trabalhamos com o desenvolvimento de Sistemas Web e Aplicações Desktop para empresas de pequeno e médio porte. Os benefícios de nossos serviços são o baixo custo e a alta qualidade e eficiência dos produtos, uma vez que não possuímos fins lucrativos.

Para mais informações entre em contato!
Acesse nosso site: www.sintesejr.com.br ou nos envie um email contato@sintesejr.com.br
Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de nossos projetos:
Instagram: @sintesejr
Facebook e LinkedIn: Síntese Jr

USPCodeLab Leste

Os objetivos do USPCodeLab Leste são estimular a inovação tecnológica, a experiência de trabalhos em equipe e o potencial tecnológico de qualquer aluno da USP. Propõe-se alcançar tais objetivos por meio da organização e realização de palestras, cursos de tecnologia, hackathons e desenvolvimento de projetos de software em grupos. Pelo caráter dinâmico do projeto, podem ser realizadas atividades novas, sempre seguindo os objetivos primários e com tema relacionado à área de computação.

As atividades da USPCodeLab Leste são desenvolvidas em conjunto com outras três unidades CodeLab: USPCodeLab Butantã, grupo de extensão no IME; USPCodeLab São Carlos, grupo de extensão no ICMC; e UFABC Codelab, localizada no campus Santo André da UFABC.

Todas as atividades oferecidas do CodeLab compõem o módulo dev.journey() do qual é subdividido em outros seis módulos detalhados a seguir:
dev.hack(): hackathons e hackadays em que os participantes são desafiados a buscar soluções inovadoras para problemas reais utilizando tecnologia. O CodeLab é responsável pelo InterHack, que foi realizado concomitantemente nos campus IME-USP, ICMC-USP e EACH-USP e é um dos maiores hackathons universitários do Brasil;
dev.learn(): cursos sobre tecnologia de informação, onde os participantes são apresentados a ferramentas e técnicas de desenvolvimento introdutórias e avançadas;
dev.boost(): grupos de estudos em que os participantes praticam desenvolvimento de sistemas em times com projetos de clientes externos ou da universidade;
dev.camp(): escolas de férias onde os participantes trabalham em um projeto multi-time, como ocorreria em qualquer empresa que empregue metodologias de desenvolvimento de software modernas;
dev.research(): atividades de pesquisa onde os participantes da graduação são co-orientados por pós-graduandos em ICs e TCCs nas áreas de atuação do grupo;
dev.hire(): assessoria de carreira onde os participantes assistem palestras preparatórias e conhecem empresas parceiras com diversas vagas.