Exame Nacional do Ensino Médio

Enem

O ENEM, criado em 1998 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), surgiu com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Hoje em dia, é a principal forma de ingresso ao ensino superior.

O exame é composto de 2 provas que, até 2016, aconteciam no mesmo final de semana. A partir de 2017, a passou a ocorrer em dois domingos consecutivos. O conteúdo da prova aplicada no primeira dia é de Língua Portuguesa, História, Geografia e Redação, e o do segundo dia é de Matemática, Física, Química e Biologia.

A avaliação feita pelo ENEM divide a nota de um aluno em 5 partes:

• Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Todas vão de 0 a 1000. Após obter suas notas o aluno pode usa-lá para tentar ingressar na universidade desejada, existem 2 sistemas principais O SiSU, para universidades públicas, e o ProUni, para bolsas de estudos em particulares.

Nos dois sistemas, a média final depende da universidade e do curso escolhido, pois os pesos atribuídos a cada nota variam. Por exemplo, para o curso de Sistemas de Informação na EACH-USP,  os pesos são: Matemática e Ciências da Natureza  pesam 3, Redação e Linguagens pesam 2 e Ciências Humanas com peso 1.

Depois de escolher um curso, você deve escolher em qual modalidade quer concorrer. As mais comuns são: Ampla concorrência, onde qualquer vestibulando pode se inscrever, e a opções da Lei de Cotas para o ensino superior, composta de vagas para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas e/ou que se declaram pardo, preto ou indígena. Cada modalidade tem um determinado número de vagas, a nota de corte de uma modalidade é a média final do aluno ocupando a última vaga neste curso.

Caso você seja convocado, é importante verificar  no site da universidade o local de matrícula e os documentos necessários. Veja os posts mais recentes da seção de vestibulandos para mais informações sobre o ENEM, e se quiser saber ainda mais acesso o site do inep.