FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular

fuvestloo

Criada em 20 de abril de 1976, pela USP, a Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) é a principal forma de ingresso à USP.

As inscrições para a FUVEST ocorrem, geralmente, entre agosto e setembro, na inscrição você escolhe a carreira de maior interesse. Dentre os cursos de uma carreira, o vestibulando pode classificar suas opções de acordo com a prioridade de interesse, por exemplo: a carreira de computação é composta dos cursos de Sistemas de informação (Matutino ou Noturno) na EACH e Ciência da Computação na cidade universitária ou em São Carlos. Assim, uma possível classificação de prioridades para a carreira de computação seria:

1. Sistemas de Informação – Matutino (EACH)
  2. Sistemas de Informação – Noturno (EACH)
  3. Ciência da Computação – Matutino (IME)
  4. Ciência da Computação – Matutino (ICMC)

Depois de montar sua classificação e confirmar o cadastro, é necessário pagar uma taxa de inscrição, caso a taxa não seja paga, o candidato é automaticamente excluído do processo. O vestibulando que não tiver condições de arcar com esse custo possui a opção de solicitar isenção da taxa ou desconto de 50%. Existem diversos requerimentos que devem ser cumpridos para solicitar a isenção da taxa e o período de solicitação ocorre antes do período de inscrições, geralmente entre julho e agosto.

A seleção pela FUVEST é dividida em 2 fases: a primeira fase é uma prova única, com duração de cinco horas e 90 questões de múltipla escolha – cinco alternativas e somente uma será a correta – relacionadas a uma das seguintes disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Após a primeira fase ocorre a convocação para a segunda fase. Ser convocado depende da carreira escolhida e da sua nota na primeira fase, cada carreira possui uma nota de corte própria. Só serão convocados para a segunda fase os alunos cuja nota é maior ou igual à nota de corte.

A segunda fase é feita no decorrer de dois dias, cada dia com uma prova dissertativa que abrange diferentes assuntos, no primeiro dia são dez questões de português e literatura e uma redação e no segundo, são 12 questões específicas da carreira escolhida. Na carreira de computação, por exemplo, seis questões são de matemática e seis de física. *

Após a segunda fase, os vestibulandos são classificados de acordo com sua nota final e são convocados para a matrícula de acordo com as listas de chamada. Ao todo são oito listas e o número de alunos convocados por lista depende da quantidade de vagas disponíveis em cada curso da carreira. Os alunos mais bem classificados são os com maior chance de serem convocados.

Não deixe de conferir os posts mais recentes na seção de vestibulandos para mais informação sobre a Fuvest. As inscrições para FUVEST são feitas no site da fuvest.

*Trecho atualizado em 23/05/2018 após a notícia de atualização do vestibular.