O Big Data e a Campus Party

O Big Data e a Campus Party

Um dos assuntos do momento na era digital é o Big Data. E, é claro, não faltou quem quisesse discutir sobre ele na Campus Party 2014.

Geraldo José dos Santos Júnior

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Entre as inúmeras palestras diárias e simultâneas ocorridas na Campus Party 2014 tivemos, não somente uma, mas três palestras que abordaram o tema Big Data. Cada palestra teve um foco diferente, contudo, em geral, o tema foi abordado de forma abrangente, com detalhes mais específicos sobre os principais pontos relacionados a ele.

As palestras foram marcadas pela presença de ícones importantes do meio virtual, como Rodrigo Kede, presidente da IBM Brasil, Marco Gomes, fundador da Boo-box e cofundador do Mova+ e Consigliere do Jovem Nerd e Caio Cícero Gomes, diretor de Data Mining na Apontador.

Rodrigo Kede
RODRIGO KEDE – IBM BRASIL

Sem sombra de dúvidas, o número de informações disponíveis na internet, nos dias de hoje, é imensurável. Entretanto, seja pelo uso dos dados para campanhas de publicidade até o uso dos mesmo a fim de encontrar informações de usuários com interesses em comum, é necessário o uso desses dados no dia-a-dia. Como é possível armazenar tamanha quantidade de dados e acessá-los de forma rápida? O Big Data é o responsável por realizar tal função e tornar a manipulação dos dados mais dinâmica.

A base do Big Data está na forma como se entende o que são dados e o que são informações. Embora o significado de ambos, para muitos, seja o mesmo, entendemos que a informação é o conjunto de dados aglomerados e, com esse banco de dados, é possível gerar conhecimento para avaliar a tendência de uma geração, ou mesmo prever o sucesso, ou fracasso, de uma ideia.

Uma das empresas que, atualmente, é especialista em Big Data é a Boo-box, do empresário Marco Gomes. Quando uma companhia deseja fazer um anuncio publicitário, ao invés de divulgá-lo como um comercial na televisão ou um banner na internet, ela contrata o serviço da Boo-box que anuncia o desejado pela empresa APENAS para o seu público alvo, tornando o seu anúncio mais efetivo e menos dispendioso.

Marcos
Marco Gomes (à esquerda)

O principal diferencial que o Big Data trouxe é a diminuição da dispersão, ou seja, o número de pessoas atingidas pelo seu anúncio, mas que não se interessam pelo mesmo torna-se menor. Isso é possível por meio da análise das informações públicas que podem ser exploradas através de algumas variáveis que identificarão o público correto, como por exemplo a frequência com que uma pessoa visita um determinado site, ou até mesmo o tamanho do monitor utilizado por ela.

Com base nesse contexto, uma pergunta parece intrigante: Por que o Big Data tornou-se tão importante AGORA? Alguns pontos importantes para entender esse fato são:

  • Baixa do custo de processamento de dados
  • Descoberta de novos métodos de paralelismo
  • Baixa do custo para armazenamento de dados
  • Novos formatos de bancos de dados

Cada uma dessas características foi fundamental no processo que levou o Big Data ao lugar em que está hoje. Esse conjunto de características trouxe uma nova visão para o marketing publicitário e Internet.

Segundo Caio Cícero Gomes, o Big Data é dividido em, basicamente, três “V”:

  • Variedade
  • Volume
  • Velocidade

A variedade consiste no fato de que há centenas de dados na internet e, muitos deles, não são relacionados. Essa variedade de dados auxilia, por exemplo, uma determinada empresa, em uma campanha publicitária, a encontrar uma tendência para uma área a fim de obter um sucesso maior naquela campanha dado a análise feita dos dados.

O segundo, volume é, basicamente, o imensurável número de dados que são disponíveis. Sendo assim, a separação desses dados por diferentes segmentos torna mais específico uma busca por um determinado grupo de pessoas, a despeito do número de dados. Isso facilita uma atividade que, anteriormente, requereria uma certa quantidade de tempo, uma vez que agora os mesmos estão agrupados.

Por fim, a velocidade de dados traz uma ferramenta de extrema importância. Trabalhar com dados em tempo real seria impossível dado a quantidade de dados desse nível com uma grande variedade. O diferencial do Big Data é a manipulação desses de uma forma mais rápida. Com isso, aquilo que antes era impossível, hoje, torna-se possível em pouco tempo.

Ainda em sua palestra, Caio Gomes afirmou que o Big Data é fundamental nos dias atuais. Um dos casos mais recentes do uso do Big Data foi o da espionagem dos Estados Unidos (EUA). Entretanto, ao que parece-nos diante das informações que temos acesso, os EUA não fizeram nada além de acessar as informações públicas sem ter acesso às informações pessoais o que, hoje em dia, é feito por quase todas as marcas. Além desse caso, a aquisição da Waze pela Google não se trata da compra de uma empresa, mas sim da aquisição de dados que podem ser utilizados pelos produtos da Google. Vale ressaltar que os dados pessoais geralmente são protegidos, mas estão disponíveis para um ativo de negócios concordando com políticas de privacidade e/ou aceitando o compartilhamento de informações. Um profissional de Big Data deve ter um olhar estatístico, além de observar o cenário em que vive, pois um dado possui um valor que é baseado no momento da sociedade e, por conta disso, um dado pode tanto se desvalorizar quanto tornar-se mais valioso com o passar dos dias. Ao fazer uma análise, esse profissional é capaz de entender a tendência daquele momento e mostrar qual produto pode ser inovador para aquele momento, trazendo um sucesso maior para uma certa empresa.

Com isso, vemos a importância de matérias, que fazem parte da grade curricular do curso de Sistemas de Informação da EACH, como Tratamento e Análise de Dados, Introdução à Estatística que desperta essa visão estatística na formação do aluno, além de outras, bem como Introdução à Administração para Computação que auxiliará o futuro profissional a analisar o cenário em que atua.

Caio Gomes
CAIO CICERO GOMES

Sem dúvidas, o Big Data é um dos assuntos de maior importância na atualidade digital. Entretanto, novos recursos e ferramentas são criados e descobertas com grande frequência, tornando algumas dessas inviáveis, ou até mesmo obsoletas.

 

 

 

Links das palestras:

CPBR7 – Jam session – Big Data (http://www.youtube.com/watch?v=NhtxoDemyWg)

CPBR7 – Big Data e Real Time (http://www.youtube.com/watch?v=kKy11GX21KI)

CPBR7 – Social Big Data (http://www.youtube.com/watch?v=7l8F3HE4Ndc)

IBM – Brasil (http://www.ibm.com/br/pt/)

Mova+ (http://vem.movamais.com/)

Boo-Box (http://boo-box.com/)

Jovem Nerd (http://jovemnerd.com.br/)