Mestrado na EACH

Mestrado na EACH

Existem, atualmente, cinco cursos de Pós-Graduação stricto sensu oferecidos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), entre eles o Mestrado em Sistemas de Informação e o Mestrado em Sistemas Complexos.

Douglas Fernandes Pereira da Silva Júnior

Guilherme Vinícius Alves Pereira


Existem dois tipos de Pós-Graduação, o stricto sensu e o lato sensu. O primeiro envolve cursos de mestrado e doutorado, já o segundo engloba os cursos de especialização, como por exemplo, o MBA (Master in Business Administration) que é um curso de especialização em administração de negócios – apesar de receber a nominação “master”.

Mas o que, de fato, é o mestrado?

A diferença entre os dois cursos (lato e stricto sensu) está na estrutura e no foco de cada um. Para os cursos  stricto sensu a duração média é de dois anos para mestrado e quatro anos para doutorado, é esperado que o aluno adquira  conhecimento pleno sobre a área de estudo, desenvolva um projeto de pesquisa.  Ao final do curso, como requisito para receber o diploma, é exigido que o aluno defenda, perante uma banca, o resultado de seu projeto, que deve representar alguma contribuição ou inovação para sua área de pesquisa. O trabalho de pesquisa realizado durante este curso pode estar relacionado ao mercado de trabalho.

Por sua vez, os cursos de lato sensu, tem um foco mais voltado para o mercado de trabalho e uma duração menor (360 horas), possuem horários mais flexíveis e muitas vezes um foco maior na aplicabilidade prática de conceitos de determinadas áreas. O aluno recebe um certificado após cumprir a exigência de cursar disciplinas e apresentar uma monografia, que consiste, por exemplo, em uma revisão em uma determinada área de pesquisa ou discussões e análises de experimentações.

Outra diferença está na sua regulamentação, estabelecida pela “RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001” que diz que para o curso stricto sensu ser reconhecido, ele deve ser avaliado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)  e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) antes de entrar em funcionamento; e atender a requisitos mínimos para a aprovação, tais como a pré-existência de grupos de pesquisa na área e a indicação prévia do grupo docentes que atuarão no curso. Já um curso lato sensu deve atender  um conjunto mais simples de requisitos mínimos, como a certificação, pelo MEC (Ministério da Educação) da instituição promotora do curso, e não passam por uma avaliação inicial.

Entre os diversos cursos de Pós-Graduação existentes na EACH, dois deles tem mais relação com Sistemas de Informação: o Mestrado em Sistemas de Informação e o mestrado em Sistemas Complexos, os quais são resumidamente descritos aqui.

Programa de Pós-Graduação em Sistema de Informação.

Não é suficiente entender somente os princípios técnicos da programação para criar um sistema excelente, é necessário compreender o papel da informação e das tecnologias nas organizações e na sociedade onde os sistemas atuarão.

O Mestrado em Sistemas de Informação oferece uma base sólida e fundamentada para que o aluno possa avaliar e julgar as necessidades de produção, tratamento, armazenamento e gestão da informação em diferentes domínios de aplicação, e a partir disso seja capaz de construir um sistema computacional que possa suprir tais necessidades. O curso também aprimora no aluno a capacidade de definir soluções tecnológicas que resolvam problemas organizacionais ou sociais, aproveitando oportunidades decorrentes de mudanças do mercado de tecnologia e da sociedade.

Para isso o programa oferece duas atividades principais: as disciplinas que são caracterizadas pelo conhecimento que os alunos devem adquirir para realizar suas pesquisa, e as próprias pesquisas, que devem seguir um de três eixos: Aspectos Sociais e Organizacionais de Sistemas de informação, Desenvolvimento de Sistemas Computacionais e Inteligência Computacional.  Se aprofundando em um desses eixos o aluno desenvolverá uma pesquisa cujo resultado será avaliado para a obtenção do título de Mestre.

Candidatos a cursar esse mestrado precisam ter formação acadêmica na área de computação ou formação em outras áreas, porém com conhecimento em computação. Outros requisitos importantes que são desejados no perfil dos candidatos são um bom aproveitamento acadêmico, experiência em atividades científicas, iniciativa, criatividade, perseverança e boa capacidade de expressão (tanto oral quanto escrita). A inscrição no processo seletivo para entrada nesse curso inclui o preenchimento de formulários, apresentação de vários documentos e também o alcance de uma pontuação mínima no “Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação”, o POSCOMP[1] ou no “Graduate Record Examination  – Computer Science”, o GRE/CS[2]. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas em http://www.each.usp.br/ppgsi/index.html.

Programa de Pós-Graduação em Sistemas Complexos

O Mestrado em Sistemas Complexos foi o primeiro programa de pós-graduação a ser implantado na EACH. Trata-se de um programa interdisciplinar que visa formar profissionais que sejam capazes de aplicar técnicas computacionais e quantitativas para resolução de problemas nas mais diversas áreas de atuação e “ …  reinterpretar estes problemas à luz da ciência da complexidade.”, como descrito no website do programa.

Bom, tudo isto é muito interessante, mas o que é e como reconhecer um Sistema Complexo? Por ser algo inovador e interdisciplinar não existe uma definição, porém existem algumas características que podem indicar que um sistema pode ser classificado como um “sistema complexo”. São elas: emergência, transições de fase, universalidade, adaptabilidade, auto-referência, auto-organização, imprevisibilidade, redes complexas, invariância em escala, causas múltiplas, efeitos não-lineares e retroalimentação.

O processo de seleção para ingresso neste programa envolve exames anuais compostos por prova escrita. Além disso, o ingressante também deve demonstrar conhecimentos adequados da língua inglesa, verificado por meio de um comprovante de proficiência. Ao ingressar no programa, os alunos deverão se dedicar tanto a disciplinas quanto a própria dissertação, tendo como prazo máximo para conclusão do mestrado 30 meses. Para maiores informações sobre este curso e sobre a documentação exigida para inscrição acesse: http://each.uspnet.usp.br/sistcomplexos/.


[1] http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=237&Itemid=182

[2] http://www.greguide.com/gre-computer-science.html