Este tópico contém conteúdos úteis às disciplinas de Introdução à Programação, Introdução à Análise de Algoritmos, Algoritmos e Estruturas de Dados I e II, Computação Orientada a Objetos, Inteligência Artificial, Desafios de Programação I e II e Introdução à teoria da computação.
Livros e Apostilas
-
Introdução à Java e programação orientada a objetos
-
Estruturas de Dados: A linguagem C, lista, pilha, fila e árvores
-
Introdução a modelagem de projetos e padrões de projeto
Slides e Notas de aula
-
Estruturas de dados pelo Professor Paulo Feofiloff (IME)
-
Baseados no livro de Ziviani sobre algoritmos
-
Notas de aula sobre Análise de Algoritmos disponibilizados pelo Professor Digiampietri
-
Notas de Aula sobre Banco de Dados e Inteligência Artificial disponibilizados pela Professora Sarajane
-
Resumo de métodos de ordenação, feito por Márcio José Soares.
-
Repositório com dicas e aulas da professora Jussara Almeida – UFMG
-
Repositório com aulas, dicas e exemplos sobre análise de algoritmos, do professoro Jorge C. A. de Figueiredo – UFCG.
Vídeo-aulas
-
Computação orientada a objetos por Curso em vídeo
-
Introdução à programação ministrada pelos Professores Digiampietri e Norton para a UNIVESP
-
Algoritmos e Estruras de Dados ministrado pelos Professores Digiampietri e Norton para a UNIVESP
-
Sistemas de Informação ministrado pelo Professor Marcelo Fantinato para a UNIVESP
-
Algoritmos de ordenação – Explicação visual do QuickSort.
-
Algoritmos de ordenação – Demonstração do QuickSort com dança folclórica Húngara.
-
Algoritmos de ordenação – Demonstração do MergeSort com dança folclórica Alemã.
-
Como criar interfaces gráficas em JAVA, usando a IDE NetBeans. Parte 1
-
Como criar interfaces gráficas em JAVA, usando a IDE NetBeans. Parte 2
-
Como criar interfaces gráficas em JAVA, usando a IDE NetBeans. Parte 3
-
Como criar interfaces gráficas em JAVA, usando a IDE NetBeans. Parte 4
Ferramentas e Softwares
-
Scratch – Aprender programação de forma lúdica, construindo jogos e histórias
-
Visualização da execução do código em várias linguagens (Incluindo Java e Python) instrução a instrução
-
Aprenda java praticando – Codecademy
-
Aplicativos mobile – Enki
-
Aplicativos mobile – DCoder
-
Ferramentas para simulação e visualização de diversos algoritmos – VisuAlgo
-
Ferramentas para simulação e visualização de diversos algoritmos – Data Structure Visualizations
-
Software para computação numérica gratuito, uma alternativa ao MATLAB
-
Demonstração da velocidade dos algoritmos de ordenação.
-
JFLAP, Ótimo simulador de autômatos, feito em JAVA.
-
B Tree visualization
-
B+ Tree visualization