O que é o PET-SI?

O grupo PET-SI, fundado em dezembro de 2010, faz parte do programa nacional PET (Programa de Educação Tutorial), um dos programas especiais do Ministério da Educação (MEC). Com esse suporte, criou-se um grupo PET aplicado ao curso de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente, o PET-SI é formado por um professor tutor e 12 alunos bolsistas, passando, desde o seu início, mais de  50 alunos bolsistas, ainda havendo registros de participantes voluntários.

Ao longo da existência do grupo e da participação de todos esses membros, produzimos diversas publicações técnicas e científicas, que podem ser visualizadas CLICANDO AQUI.

Objetivos e atividades

Os objetivos do PET-SI baseam-se em realizar atividades acadêmicas extracurriculares, que integrem ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos alunos participantes a complementação de sua formação acadêmica, procurando atender plenamente as necessidades do próprio curso de graduação.

Algumas das atividades pretendidas pelo PET-SI são:

  • Organização de mesas-redondas, palestras, visitas técnicas;
  • Apoio a e/ou desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão e de eventos acadêmicos como, campeonatos de programação.

PET-SI e a EACH

A proposta de criação do PET-SI está pautada em um sólido objetivo de criar mais um ambiente de cooperação entre discentes, curso e escola (EACH). As atividades estão elaboradas em torno de uma expectativa de trabalho que deve promover:

  • uma colaboração efetiva entre os discentes e os cursos de graduação e pós-graduação, na medida em que as atividades, de maneira direta ou indireta, produzirão conhecimento e ações que será revertido para a melhoria do processo de formação do discentes do curso;
  • uma colaboração pró-ativa entre o trabalho do curso, na figura de seus discentes e docentes, e a proposta de inovação em educação e formação da escola (EACH), já que muitas delas experimentarão diferentes formas de expressar a atuação dos discentes como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.

O projeto pedagógico do Curso de Sistemas de Informação é bastante enfático no que diz respeito à preocupação com o oferecimento de “ … sólida formação nos princípios e nas teorias e técnicas das áreas de computação e correlatas …”, porém também afirma que o profissional formado no curso deve ter “… conhecimentos básicos da organização das empresas, seus principais processos – recursos humanos, produção, finanças, contabilidade, marketing, etc …”.

Isto posto, fica claro que a formação do grupo PET-SI, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando tarefas de desenvolvimento de sistemas, disseminação do conhecimento sobre tecnologias e processos correlatos, e pautadas no ambiente massivamente interdisciplinar de uma escola como a EACH, vem de encontro com tanto com a missão do curso prevista em projeto pedagógico quanto com a missão da escola.

Esperamos que a criação e atuação do nosso grupo PET-SI motive a criação de outros grupos PET na escola e que, seja possível criar um ambiente de cooperação e colaboração com esses futuros grupos de forma a consolidar o Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação como um ponto de destaque de nossa escola.

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer as entidades administrativas da escola, que tem nos apoiado muito para a implantação do grupo, dando totais condições para o desenvolvimento de nossos atividades.

Deixamos aqui também nossos sinceros agradecimentos aos coordenadores do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP e aos diretores e à comissão de graduação da unidade, assim como a todas às organizações de alunos e professores dentro do curso e/ou da unidade acima mencionados.

Agradecemos ainda a todas a empresas que vem apoiando nossos projetos e a todos os grupos PET com os quais já tivermos parcerias.