Grupos independentes na EACH-USP

Grupos independentes na EACH-USP

Átila Ferrari
Lucas Ferreira da Silva

Agradecimentos: Alan Andrade, Lucas Magon Santos

O ambiente universitário é conhecido como um campo natural para possibilidades que vão bem além de apenas assistir aulas. Em grandes universidades, como a USP, essas possibilidades parecem tomar dimensões ainda maiores. Muitas dessas atividades já se consolidaram entre as preferências dos alunos, seja por estarem ligadas a algum órgão acadêmico, como no caso de monitorias de disciplinas, projetos de iniciação científica e representação discente, por exemplo, ou pelo costume e tradição adquiridos com o tempo, quando se tratando de centros e diretórios acadêmicos, núcleos juniores, divisões de esportes, entre outros.

Outro fator pelo qual o ambiente universitário é famoso é a força criativa e as chances de concretizar essas ideias. Tendo isso em vista, é natural o surgimento de grupos com ideias semelhantes, que depois de unidos e organizados passam a exercer atividades dentro desse ambiente. A seguir, são apresentados os principais grupos dentro da EACH-USP que surgiram a partir da força de vontade de seus participantes mesmo sem ter um apoio institucional ou reconhecimento acadêmico, destacando como eles surgiram e também de que forma cada um deles atua hoje em suas atividades e quais são suas diferentes propostas.

Isso é o que mais nos motiva a querer divulgar essas pequenas “entidades”, que vem ganhando seu espaço na graduação. É justamente expor a questão de independência presente nestes grupos, seja no surgimento, nas realizações de atividades ou em seu gerenciamento atual; de forma que o fomento de atividades de proveito coletivo tem ocorrido mesmo que não haja um apoio institucional, pelo menos a princípio.

 

 

Principais destaques no curso de Sistemas de Informação e na EACH-USP

Dentre os grupos independentes existentes na EACH-USP, listamos três que têm suas atividades voltadas para os alunos de Sistemas de Informação e uma voltada para o público geral.

– Grupo de estudos SUFOCO:

Idealizado pelo Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação (DASI) da EACH-USP, esse é um grupo de estudos que tem como público alvo os calouros de Sistemas de Informação, com foco nas disciplinas específicas do curso no 1º ano, ou seja: Introdução à Ciência da Computação – ICC (1 e 2) e Cálculo (1 e 2). O SUFOCO busca a iniciativa de seus participantes como seu símbolo principal, que vai muitas vezes além do espaço físico da universidade. O surgimento do grupo veio da percepção de que a troca de experiências entre colegas, não apenas de classe, mas também com seus veteranos, pode ter um importante impacto positivo para melhorar o rendimento acadêmico dos alunos. Isso criou um sentimento de união e também de compreensão de que alguns problemas são mais bem enfrentados se encarados juntos. Assim, esse grupo logo ganhou o apoio de alguns professores e tem se reunido em sessões periódicas em que o apoio dos veteranos e a ajuda mútua dos calouros são a chave para o esclarecimento de dúvidas, o desenvolvimento acadêmico e a evolução do grupo. Além de sessões na EACH-USP, que ocorrem nos laboratórios de informática nos períodos próximos das provas, o SUFOCO também está presente num grupo no Facebook (http://www.facebook.com/groups/sufocodasi), com a mesma finalidade de esclarecimento de dúvidas em conceitos ou resoluções de exercícios das disciplinas.

– Dojô de Programação:

Implantado na EACH-USP pelos professores de Introdução a Ciência da Computação (ICC) no ano de 2011, com o intuito de oferecer mais uma oportunidade de aprendizado aos alunos, o Dojô de Programação, que tem seu nome baseado nas arenas de treino de artes marciais, tem como objetivo incentivar os alunos a programar, usando uma dinâmica bem característica. Trata-se da resolução de um ou dois problemas de programação pelos calouros do curso, em revezamentos de duplas durante sessões, de forma que seja exibida a todos participantes (por meio de um projetor) cada passo ou decisão tomada pela dupla, em tempo real de programação. Entre umas e outras sessões, os monitores vêm trazendo alguns tipos de técnicas além da apresentada na disciplina de ICC, como ocorreu na sessão sobre desenvolvimento em Android e na sessão sobre implementações usando interfaces gráficas. De forma semelhante ao grupo SUFOCO, as sessões são administradas pelos próprios alunos, nesse caso os monitores da disciplina de ICC, que combinam datas e hora das reuniões (atualmente os encontros têm ocorrido de segunda-feira a quinta–feira, no período da tarde) discutem ideias de problemas, e alimentam um portal com as informações de cada encontro (http://dojo-usp-leste.blogspot.com.br/). O PET-SI baseado no acompanhamento do conteúdo dado nas aulas de ICC pelos professores Fábio Nakano e Norton Trevisan, elaborou coleções de problemas, separados por tema a serem usados nas sessões de Dojôs.

– Grupo de desenvolvimento de jogos EACHoryuken

O grupo EACHoryuken foi criado por alunos do curso de Sistemas de Informação com o objetivo de estudar desenvolvimento de jogos. O nome faz referência a uma fala de um personagem de um conhecido jogo de luta. A ideia surgiu após uma palestra do USP GameDev (grupo de desenvolvimento de jogos de alunos do IME/FAU/POLI), no dia em que eles foram até a EACH-USP apresentar um pouco mais sobre o trabalho realizado. No término da palestra, alguns alunos se reuniram para conversar sobre a possibilidade de criar um grupo de estudos na EACH-USP com o enfoque no desenvolvimento de jogos. A ideia foi divulgada em uma lista para os calouros de 2011, e contou com o interesse de 78 pessoas. Entretanto, apenas em abril de 2012 o grupo foi efetivamente formado, com a participação de 20 integrantes do curso de Sistemas de Informação, de todos os semestres, que realizam reuniões às quintas-feiras, em salas de aula e nos laboratórios de informática. Desde o início do ano, o grupo contou com algumas perdas decorrentes de problemas como falta de tempo, e hoje tem a atuação de oito alunos que estão trabalhando na recriação de jogos clássicos além de outros projetos.  O material do grupo pode ser acessado em https://github.com/eachoryuken. (Informações enviadas pelo aluno Lucas Magon Santos)

– Aulas de Dança

O grupo de Dança EACH-USP começou de forma espontânea no início de 2010. Havia anteriormente um grupo de extensão, formal, que ministrava aulas de samba de gafieira que foi interrompido. Mas, graças à demanda de alunos por aulas de dança na EACH-USP, deu-se no início de 2010, de forma informal, aulas de forró universitário. Com o aumento da divulgação do grupo por meio de cartazes e da internet, o grupo “Dança EACH-USP” cresceu de maneira inesperada, contando com grande participação dos alunos. Desde o início, o grupo contou com o apoio da equipe do Centro de Estudos e Prática de Atividades Físicas (CEPAF). O que inicialmente era apenas um grupo pra aulas de dança, tem crescido muito, e não apenas em número, pois durante estes três anos, o grupo de dança se tornou um grupo de amigos que convive além dos muros da EACH. As aulas acontecem no Espaço dos Estudantes (devido à interdição do ginásio), todas as quintas-feiras, entre 12h e 13h. (Informações enviadas pelo aluno Alan Andrade)

Surgindo novas ideias?

E você, leitor, pensou em algo interessante que gostaria de começar? Comece discutindo com seus colegas e procure alguns desses grupos para trocar ideias e conversar sobre as dificuldades encontradas.