Mobilidade. Aspectos pessoais e profissionais desse novo estilo de vida

Mobilidade. Aspectos pessoais e profissionais desse novo estilo de vida

Priscilla Koch Wagner

As mudanças ocorridas em todo o mundo nas últimas décadas, principalmente em relação ao estilo de vida das pessoas, são, parte delas, consequências da rápida evolução de diversas tecnologias, tais como automobilística, de produção, computacional e de informação. Dentre elas, a mobile merece uma atenção especial, pois pode ser considerada uma revolução no modo de pensar e agir em todo o globo. Dispositivos móveis passaram a fazer parte da vida das pessoas, seja em seu modo de comprar, de se comunicar, de se divertir, de estudar e até mesmo de trabalhar. A tecnologia mobile passou a alterar completamente a rotina das pessoas que a utilizam.

Inicialmente, as tecnologias mobile surgiram como forma de proporcionar comodidade, apresentando às pessoas possibilidades de comunicação que seriam inimagináveis há cerca de 20 anos. Com o passar do tempo, dispositivos móveis passaram a possuir outros tipos de funcionalidades, como de entretenimento e de organização de tarefas e rotina pessoal e profissional, além da comunicação. Com isso, deixaram de ser apenas comodidade para se tornar uma necessidade (segundo pesquisa da Coleman Parkes [1]). Hoje em dia, os chamados smartphones possuem uma imensa capacidade de processamento e armazenamento de informação, possibilitando que seus usuários façam quaisquer tarefas em qualquer lugar que estejam. No vídeo “The Growth of Mobile” [2], é possível observar o desenvolvimento da tecnologia mobile desde 1956 até os dias de hoje. Aliada a esse novo conceito de liberdade digital, há a necessidade de boa parte da população mundial em realizar mais atividades em menos tempo, o que faz da tecnologia móvel, hoje, um sucesso presente em praticamente qualquer lugar do mundo.

 

 

Contudo, deve-se avaliar os possíveis problemas relacionados a essa tecnologia. O principal deles é a dependência que muitas pessoas passaram a sentir em relação aos dispositivos móveis. Esse vício recebeu um nome: nomophobia, que vem da contração da expressão em inglês “No Mobile Phobia” (criada no Reino Unido em 2008), e que se caracteriza como o medo ou a angustia que muitas pessoas sentem simplesmente ao pensar em ficar sem seu celular (quem nunca?). Essa dependência afeta principalmente os viciados em redes sociais, que não conseguem se desconectar. Um estudo feito com cerca de mil pessoas no Reino Unido mostra que 66% se dizem “muito angustiados” com a ideia de perder o celular [3].

Porém, apesar de apresentar alguns pontos negativos, a mobilidade, inegavelmente, se tornou o ponto central no estilo de vida da sociedade moderna.

Uma pesquisa que vem sendo feita desde 2011 pela Google, em parceria com a Jpsos e a Mobile Marketing Association, chamada “Our Mobile Planet” [4], apresenta dados variados sobre o uso de dispositivos móveis em diversos países. Essa pesquisa envolve uma ferramenta disponível online (www.ourmobileplanet.com), que permite acessar todos os dados da pesquisa por meio de gráficos ou fazer o download dos dados por país.

No Brasil, essa pesquisa se iniciou em 2012 e aponta que 14% de nossa população já usa smartphones, o que vem sendo muito bem aproveitado pelas empresas. Dispositivos móveis passaram a ser mais usados para propagandas em grande escala do que outros meios de comunicação, por conta da preferência que o público passou a sentir por esse meio. Isso pode ser observado no gráfico da Figura 1.

Figura 1. Gráfico feito com a ferramenta da Google – Our Mobile Planet [4].

As inovações do mercado foram fortemente responsáveis por impulsionar a mudança de comportamento na sociedade. As vendas de smartphones cresceram exponencialmente em poucos anos. No Brasil, somente em 2011, as vendas desses dispositivos cresceram 179% em relação ao ano de 2010 [5]. O crescimento do mercado mobile está envolvido com a evolução de diversas tecnologias similares, além do aumento do consumo e da renda de boa parte da população que anteriormente tinha pouco acesso ao mercado. Um vídeo chamado “The time for mobile is now” [6], feito pela Google, apresenta diversos dados sobre o comportamento do público em relação às possibilidades oferecidas pela mobilidade, aliada às mudanças sociais. Uma informação interessante presente nesse vídeo aponta que as buscas feitas a partir de dispositivos móveis cresceram 400% no ano passado.

Toda a revolução da tecnologia mobile atingiu em cheio mercados além dos relacionados a essa área. Empresas que atuam em ramos distintos passaram a gastar muita energia para se adequar à nova tecnologia. Um exemplo é que nenhuma empresa havia preparado materiais compatíveis com dispositivos móveis, especialmente seus websites. Foi necessário muito trabalho para adaptar as ferramentas ao sentirem a necessidade de que seus usuários acessem seus sites por meio de dispositivos móveis [7], visto que a percepção ao acessar dessa forma é diferente do acesso por um computador.

Além de seus websites, empresas passaram a usar outras ferramentas de interação com clientes que o mercado mobile dispõe. O envio de SMS (Short Message Service), por exemplo, uma das mais antigas funcionalidades de dispositivos móveis, passou a ser amplamente usado como estratégia em diversas campanhas. Bluetooth, Qr-Codes e Geolocalização são outros exemplos de ferramentas possíveis de serem usadas com tecnologias mobile e que já possuem ampla aceitação pelo público usuário.

Com a adaptação de todos os ramos do mercado à mobilidade, notou-se mais mudanças de comportamento. Outros dados da “Our Mobile Planet” [4] mostram que os smartphones estão mudando o modo como os consumidores compram e pesquisam produtos. Como um exemplo, no Brasil, cerca de 80% das pessoas pesquisaram um produto ou serviço de seu celular no último mês. Dessas pesquisas, 15% foram feitas de dentro de lojas físicas, sendo que 31% das pessoas leva o smartphone intencionalmente quando saem às compras para comparar preços e se informar sobre produtos. Além disso, 66% fazem compras pelo celular pelo menos uma vez por mês.

Esse mercado também abriu a possibilidade para jovens empreendedores mostrarem sua criatividade e talento. Uma reportagem feita pela IstoÉ [8] mostra casos de sucesso de jovens que estão ganhando milhões com desenvolvimento de aplicativos para essa tecnologia. As ideias surgem de encontros casuais e ganham o mercado quando colocadas em prática. Você que está lendo essa matéria, tem alguma ideia para esse mercado que acredita ser genial? Ponha-a em prática e surpreenda-se com o que pode ganhar com ela. O mercado está aquecido e oferece muitas oportunidades para jovens empreendedores!

E o futuro? Um Infográfico feito pela Gaia Creative (http://www.gaiacreative.com.br) [9], empresa de Tendências, Gestão de Inovação e Conhecimento, apresenta estimativas sobre o tráfego de dados móveis no Brasil entre 2011 e 2016. Mostra, por exemplo, que o tráfego de dados aumentará 19 vezes até 2016, equivalente a 717 milhões de SMS/segundo. Além disso, diversas pesquisas vêm sendo feitas sobre o avanço da mobilidade, como tecnologia e mercado. A segurança dos dados, que vem sendo e serão transmitidos via dispositivos móveis é uma das questões técnicas mais preocupantes atualmente. Os impactos que avanços ainda maiores da mobilidade terão sobre o cotidiano das pessoas e seu comportamento é considerado uma das mais importantes questões sociais futuras que vem sendo discutidas nos dias de hoje.

Ainda existem inúmeros pontos relacionados à mobilidade que precisam ser discutidos, analisados e aperfeiçoados, mas é fato que a mobilidade tornou-se um requisito permanente. O público precisa, mais do que nunca, aprender a separar o que a mobilidade está trazendo de características positivas e negativas. E cabe especialmente a nós, futuros profissionais de Sistemas de Informação, garantir que essa tecnologia continue crescendo de forma que beneficie todos os públicos, além de impedir que se torne algo prejudicial!

Aos interessados em trabalhar nessa área, não percam tempo, pois a hora é agora! Esse mercado está buscando profissionais capacitados, inovadores e criativos. Invista nisso, pois, com certeza, ele lhe trará inúmeros retornos!

 

 

Fontes:
[1] Reportagem UOL: “Estudo revela que os celulares se tornaram uma necessidade mundial”: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/07/26/estudo-revela-que-os-celulares-se-tornaram-uma-necessidade-mundial.jhtm>
[2] Vídeo Sybase Inc.: “The Growth of Mobile” <www.youtube.com/watch?v=0aUQLIPdtg8&feature>
[3] Reportagem Folha de São Paulo: “Medo de ficar sem celular à mão cria nova fobia” <www1.folha.uol.com.br/tec/1073683-medo-de-ficar-sem-celular-a-mao-cria-nova-fobia.shtml>
[4] Our Mobile Planet: <www.ourmobileplanet.com>
[5] Reportagem G1: “Vendas de smartphones no Brasil crescem 179% em 2011, diz pesquisa” <www.g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/03/vendas-de-smartphones-no-brasil-crescem-179-em-2011-diz-pesquisa.html>
[6] Vídeo Google: “The time for mobile is now”: <www.youtube.com/watch?v=9GalBu_cEkM&feature>
[7] Reportagem Digitais do Marketing: “Como as empresas devem adaptar seus sites para a mobilidade?”
<http://digitaisdomarketing.com.br/como-as-empresas-devem-adaptar-seus-sites-para-a-mobilidade>
[8] Reportagem IstoÉ:  “Os milionários dos aplicativos”
< www.istoe.com.br/reportagens/194216_OS+MILIONARIOS+DOS+APLICATIVOS>
[9] GAIA CREATIVE: “Infográfico: O Futuro do Mobile no Brasil”
< www.gaiacreative.com.br/comunicacao/o-futuro-do-mobile-no-brasil>