Campus Party – “Uma rede de pessoas”

Campus Party – “Uma rede de pessoas”

Alexandre Rossi Alvares
Priscilla Koch Wagner

A Campus Party ainda é vista, por muitos, como um grande galpão com acesso à internet de alta velocidade. Mas seria justo diminuirmos tal evento para “apenas uma lan-house”? Expanda seus conhecimentos sobre ela e se prepare para a Campus Party 2014!

A Campus Party é reconhecida mundialmente como o maior evento de tecnologia, inovação, cultura digital e entretenimento do mundo. Este encontro costuma durar sete dias e reúne milhares de participantes, chamados campuseiros. Eles vêm de todas as partes do mundo com diversos objetivos relacionados à computação, comunicação e novas tecnologias.

O evento surgiu, em 1997, da ideia de Paco Regageles – um jovem espanhol radialista e apaixonado por tecnologia – e alguns amigos de fazer uma grande “LAN party” pública. “LAN party” é uma pequena reunião (em torno de 15 pessoas), onde geralmente se discute sobre alguma área específica da tecnologia, sem intuito educativo. A ideia do evento foi, então, inovar esse conceito, reunindo o máximo de pessoas possível para discutir e desenvolver diversos assuntos relacionados à tecnologia, aprendendo uns com os outros, propiciando um ambiente para as pessoas evoluírem e se tornarem profissionais melhores.

A primeira versão do evento foi realizado em Mollina, na Espanha, em uma época em que a internet ainda não era popular; e contou com a presença de 250 pessoas interessadas em tecnologia. A partir daí, a Campus Party tomou proporções que os próprios idealizadores não haviam imaginado, contando com a participação de mais de 125 mil pessoas em 30 edições do evento.

Durante os anos, a Campus Party sofreu uma grande evolução em relação aos conteúdos apresentados aos campuseiros em suas várias áreas temáticas. As disciplinas abordadas envolvem desde criatividade digital, desenvolvimento de software, games, simulação, robótica, modding e software livre; até música, fotografia e design. Palestras, debates, oficinas tornam a Campus Party um evento único, e ele passa a ser o principal ponto de encontro das maiores comunidades tecnológicas. Praticamente todos os assuntos presentes na Campus Party envolvem o tema “educação”, já que o intuito maior do evento é melhorar a formação dos profissionais, mantendo os campuseiros antenados nas últimas tendências, oferecendo e compartilhando conhecimentos. Além disso, a Campus Party é o local ideal para a promoção da inovação.

Como visto, as pessoas são o centro da Campus Party, do que decorre o seu lema: “a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas”. Os campuseiros possuem perfis distintos e particulares, porém, a maioria possui algo em comum: são jovens que buscam aprimorar habilidades de programação, arte digital, se divertir com campeonatos de games, ampliar “networking”, trocar experiências e lançar novas ideias. Uma característica comum a todos os campuseiros é a curiosidade, e (obviamente) o gosto pela tecnologia. São muito empreendedores e antenados, por isso, não perdem palestras, debates e oficinas durante o evento. Além disso, gostam de desafios, topando todas as competições disponíveis no evento.

Desde o início, Paco Ragageles tinha a intenção de internacionalizar o evento, o que foi concretizado em 2008, após 11 anos de sua criação, com a primeira versão fora da Espanha acontecendo no Brasil. Em 2008, também foram realizadas edições na Colômbia, na própria Espanha e uma edição especial IberoAmericana realizada em San Salvador, que contou com a presença dos países vizinhos. A partir de então, o evento cresceu cada vez mais, ganhando edições no México, na Alemanha, Estados Unidos e em diversos países latino-americanos. Abaixo, seguem alguns dados de todas as edições da Campus Party realizadas até o ano passado:

Em sua primeira edição brasileira, em São Paulo, a Campus Party atraiu cerca de 3300 campuseiros e quase 100 mil visitantes tiveram acesso a uma área de exposição aberta ao público com entrada gratuita. Neste ambiente, os campuseiros puderam desfrutar, além de uma conexão de 5Gb, de atrações como palestras, debates, oficinas, cursos, performances e concursos.

O evento ainda contou com a presença de campuseiros de 18 países, entre eles colombianos, peruanos, chilenos, norte-americanos, ingleses, gregos e espanhóis, que puderam ver de perto atrações como Marcos Pontes, tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, o primeiro e único brasileiro membro do famoso programa de treinamento de astronautas da NASA e que viajou ao espaço alcançando a Estação Espacial Internacional em 2006; e Jon ‘maddog’ Hall, presidente da Linux Internacional, ávido defensor da importância do software livre. Web 2.0 e redes sociais também foram tópicos vividos durante o evento com discussões e conferências como a de Heather Champ, do Flickr, o serviço Web 2.0 mais popular de compartilhamento de fotos online.

“A Campus Brasil reflete perfeitamente a evolução da Campus Party: não se trata de uma LANParty, é muito mais. A Campus Party está cada vez mais Campus, sem deixar de ser uma autêntica Party. Campus Party é um evento para o conhecimento, para dividir experiências e aprender.” Telefônica, patrocinador master do evento.”

Já em sua primeira edição verde-amarela, a Campus Party se mostrou diferente de suas versões anteriores, tendo 70% do tráfego dedicados a uploads e apenas 30% para downloads; números que mostram que os campuseiros criaram mais conteúdos do que consumiram. (Website da Campus Party Brasil 2008)

Desde então, o evento vem crescendo em infraestrutura, serviços oferecidos (como, por exemplo, a conexão banda larga de 30Gb da última edição), convidados cada vez mais renomados e, é claro, em participantes. Com isso tudo, hoje a Campus Party Brasil já é considerada um dos eventos mais importantes ligados a tecnologia em âmbito nacional e é esperada ansiosamente a cada ano.

Mark Surman, diretor da Mozilla Foundation com alunos do PET-SI na #CPBR6Mais madura e já considerada tradicional, a Campus Party Brasil 2013 ocorreu novamente na cidade de São Paulo, cidade que já sediou o evento em outras seis oportunidades, entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro, e atraiu mais de 8000 campuseiros que tiveram acesso a 500 horas de palestras, debates, oficinas, competições de games e uma conexão banda larga invejável, de 30 Gb. O evento, sediado no Anhembi Parque, no entanto, foi alvo de protestos quanto aos altos preços de ingressos, que variavam de R$ 300 a R$ 375.

Apesar dos preços salgados, a CPBR (como é conhecido o evento no Brasil) não deixou a desejar quanto aos seus convidados. Destacaram-se, além de inúmeros blogueiros e empreendedores famosos da internet, nomes como Nolan Bushnell, fundador da Atari, famosa empresa de videogames das décadas de 1970 e 1980; Buzz Aldrin, segundo homem a pisar na Lua; e Mark Surman, diretor-executivo da Mozilla Foundation, criador do navegador Firefox; que palestraram no evento.

Mark Surman, diretor da Mozilla Foundation em palestra na #CPBR6Definida por seu diretor, Mario Teza, como “Vale do Silício brasileiro”, a Campus Party Brasil transcendeu a dinâmica de palestras e se transformou em um espaço para novas ideias relacionadas à tecnologia. Afinal esta era a temática do evento, o empreendedorismo. Debates, concurso de startups, palestras de investidores, hackatons pintaram o set da sexta edição da CPBR. “A Campus Party sempre foi um caldeirão de talentos. Nossa intenção é aproximar as pessoas que possuem boas ideias para que formem equipes e criem produtos”, afirmou a gerente de conteúdo da Campus Party, Carolina de Marchi.

Em uma palestra durante o evento, Salim Ismail, diretor-fundador da Singularity University – um centro de pesquisa de sede no centro da NASA -, elogiou o empreendedorismo brasileiro e disse apostar no país como próximo líder em uma era de inovações. “O próximo Steve Jobs poderia ser do Brasil. Eu acredito que será”, disse Salim.

O palestrante ainda destacou os três principais motivos pelos quais julga que o país venha a se destacar internacionalmente: “Vocês são empreendedores e entusiasmados por natureza – basta ver qualquer partida de futebol” – brincou; ainda citou a pluralidade de problemas que encontramos em nossa realidade – já que, uma vez aprendido a lidar com eles, a venda de soluções para uma escala global seria uma excelente oportunidade – e por último, o fato de sermos uma “jovem” potência mundial, que, em contrapartida a Europa e Estados Unidos, ainda temos muito o que conquistar.

Em 2014, tudo indica que a CPBR7 será organizada novamente em São Paulo, e, se considerarmos o histórico e a notoriedade que ela ganhou, de forma merecida, nesses últimos anos, ela será, mais uma vez, uma grande oportunidade àqueles que buscam, não somente divertimento e socialização, mas também, conhecimento, oportunidades de trabalho e ampliação da carreira.

Bibliografia

Interview – Paco Ragageles about Campus Party Europe <www.campus-party.eu/2012/tl_files/Documentos_pd/Interview_CampusPartyEurope_e.pdf>

Campus Party Brasil 2008 – Portas abertas para o mundo <www.campus-party.com.br/2009/cp-brasil-2008.html>

Telefonica. Brasil: mais Campus, mais Party <sociedadinformacion.fundacion.telefonica.com/DYC/SHI/seccion=1188&idioma=es_ES&id=2009100116310098&activo=4.do?elem=6274>

Campus Party <www.campus-party.org/home-pt.html>

A Origem da Campus Party <www.comandologin.com.br/2012/02/origem-da-campus-party.html>

Campus Party – History <www.campus-party.org/history.html>

Campus Party Brasil 2013 <www.campus-party.com.br/2013/edicao-2013.html>

Campus Party fica mais “madura” e também mais cara <tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/03/campus-party-fica-mais-madura-e-tambem-mais-cara-veja-destaques-do-evento.htm>

Campus Party quer se firmar como garagem da inovação brasileira <info.abril.com.br/noticias/internet/campus-party-quer-se-firmar-como-garagem-da-inovacao-brasileira-24012013-23.shl>

Empreendedorismo e Inovação se destacam na Campus Party <g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/02/empreendedorismo-e-inovacao-se-destacam-na-campus-party.html>

“Próximo Jobs poderia ser do Brasil”, diz guru do vale do silício <tecnologia.terra.com.br/campus-party/proximo-jobs-poderia-ser-do-brasil-diz-guru-do-vale-do-silicio,c85f98fe3e19c310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html>

Quem é o Campuseiro e o que ele carrega <veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/campuseiro-o-que-ele-carrega>