NANOEACH Indica: “Nanotecnologia Experimental”

[Imagem:Nanotecnologia Experimental]
No Brasil a Nanociência ainda é pouco difundida no âmbito escolar, apesar de observarmos as inúmeras contribuições da mesma nas mais diversas áreas, tais como cosméticos, fármacos, construção civil, indústria, tecnologia, etc. Visando aproximar este conhecimento científico para alunos, os professores doutores Henrique Toma, Delmárcio Gomes da Silva e Ulisses Condomitti, do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), lançaram o livro “Nanotecnologia Experimental” (Editora Edgar Blucher), o qual tem o objetivo de demonstrar de uma forma didática e lúdica alguns experimentos relacionados com nanotecnologia. O livro traz protocolos clássicos da área, além de alguns experimentos inéditos formulados pelos próprios autores, os quais se basearam em suas próprias experiências em laboratório.

Os experimentos são apresentados em diferentes escalas de dificuldade, cujas variações se dão de acordo com o tipo de equipamento, reagentes e materiais para a execução dos mesmos. Cada experimento é atrelado a uma breve introdução teórica, para que o leitor seja inserido no contexto do que realizará segundo o procedimento. O texto é acompanhado de diversas imagens ilustrativas, além de possuir uma linguagem de fácil compreensão, para que estudantes, professores e profissionais de outras áreas possam utilizá-lo como referência. Ao final do livro, o leitor encontrará um farto apêndice, além de inúmeras dicas sobre pesquisas a respeito de nanociência e nanotecnologia.

É possível encontrar o livro em:  www.blucher.com.br

Boa leitura!!!