Voriconazol e nanocápsulas: Uma estratégia promissora no combate a fungos resistentes

Os fungos são microrganismos heterotróficos que possuem uma grande importância em diversas atividades humanas, como indústria alimentícia, produção de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica para a produção de antibióticos e na área de sustentabilidade, atuando em diversos processos como biorremediação. Entretanto, estudos recentes têm revelado um crescente aumento nas infecções fúngicas e na resistência desses microrganismos aos tratamentos convencionais, apresentando-se como um grave problema de saúde pública mundial. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais patógenos fúngicos que apresentam um elevado potencial de infecções incluem Cryptococcus neoformans, Aspergillus fumigatus, Candida auris e C. albicans, sobretudo em pacientes com o sistema imunológico comprometido, como pacientes submetidos à transplante de órgãos, em tratamentos contra o câncer, com alguma infecção sexualmente transmissível (IST) e, mais recentemente, em pacientes com SARS-CoV-2.

O Voriconazol é um fármaco antifúngico com ampla atividade, mas sua farmacocinética não linear pode resultar em doses supraterapêuticas e aumento da toxicidade. Esse desafio tem sido enfrentado de forma recorrente pela comunidade médica, principalmente em pacientes com infecções fúngicas resistentes. Para contornar esse problema, um estudo muito promissor realizado em colaboração entre o Laboratório Farmacêutico de Nanotecnologia, da Midwest State University e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mostrou como o Voriconazol, agindo concomitantemente com um sistema de entrega baseado em nanocápsulas, pode ser administrado de forma controlada e sustentada em diferentes vias como ocular, pulmonar, oral e parenteral, melhorando aspectos físico-químicos e biológicos desse fármaco, como ilustra a (Figura 1). Essa abordagem emerge como uma solução altamente promissora no combate aos fungos resistentes.

Figura 1: Esquema ilustrando as diferentes vias de administração do voriconazol com nanocápsulas (Figura adaptada de: M.J.S. Nanotechnology-BasedApproaches for Voriconazole Delivery Applied to Invasive FungalInfections. Pharmaceutics 2023, 15, 266).

Em resumo, o voriconazol sendo utilizado com nanocápsulas se apresenta como uma estratégia muito interessante no combate a fungos resistentes, podendo contribuir de forma considerável nesse problema de saúde pública que exige significativa urgência. No entanto, mais estudos e pesquisas devem ser realizados para avaliar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia.

Para saber mais, acessar:https://doi.org/10.3390/pharmaceutics15010266

You need to add a widget, row, or prebuilt layout before you’ll see anything here. 🙂