Reunião com os grupos PET na área da computação

Em um mundo tão conectado como o de hoje, torna-se indispensável a utilização de ferramentas de comunicação para debates de ideias e troca de experiências, a fim de aproximar relações e difundir conhecimento. Pensando nisso, o grupo PET-SI considerou que, com tantos outros grupos PET na área de computação, seria interessante e benéfico a todos realizar reuniões periódicas entre os grupos com o intuito de colaborarmos uns com outros pela troca de informações sobre as atividades que executamos, dificuldades que nos afligem, soluções que cada um obteve e outros assuntos que sejam pertinentes.

Ao realizar o mapeamento dos grupos PET na computação, o PET-SI percebeu que existe uma grande quantidade de grupos relacionados (37) e que provavelmente desenvolvem atividades similares e enfrentam dificuldades parecidas no dia-a-dia. Assim, trocar informações a respeito de tópicos específicos que sejam comuns a todos seria algo de interesse comum.

As reuniões, em geral, ocorrem via Skype, pois é uma ferramenta acessível a todos e que facilita o encontro de um horário disponível comum aos participantes. Além disso, a vantagem de ser uma ferramenta online claramente torna o encontro muito mais viável. Todos os integrantes disponíveis participam da reunião, pois quanto mais pessoas interessadas, mais ricos serão os debates. Não há horário pré-definido para o término, mas geralmente essas reuniões duram cerca de duas horas.

Espera-se que a partir dessa atividade os laços entre os grupos PET na área da computação tornem-se mais estreitos, que possamos interagir mais e aprender uns com os outros, sempre buscando melhorar nossas atividades e nossos respectivos cursos. Essa atividade, a longo prazo, tem potencial para contribuir com o desenvolvimento da carreira de computação no Brasil, pois quanto maior aderência dos grupos, maior será o impacto causado nos cursos e, consequentemente, na carreira. Afinal, este é um objetivo comum a qualquer grupo PET, o de melhorar a carreira em que está inserido.