As Tecnologias Assistivas (TA) são ferramentas de extrema importância e que têm evoluído cada vez mais. Elas são projetadas para auxiliar pessoas com deficiência a terem maior facilidade para executar tarefas, como andar, comer, ler, escrever, etc.

Atualmente, pessoas com deficiência representam 24% da população, sendo que 6% da população brasileira têm grande dificuldade ou algo relacionado ao mental/intelecto. Além das dificuldades de origem da própria deficiência, essas pessoas também enfrentam o preconceito e o capacitismo fruto da nossa sociedade.

A acessibilidade e as TAs contribuem muito para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e por isso o artigo mostra um pouco da teoria que envolve essas tecnologias e dá alguns exemplos dessas tecnologias que se popularizaram, como por exemplo os leitores de tela, que possibilitam pessoas cegas ou com baixa visão a utilizar computadores e celulares.

Infelizmente, existe um grande problema relacionado às tecnologias assistivas, pois além de problemas com adaptabilidade, muitos desses aparelhos têm um custo muito elevado, tanto para compra, quanto para manutenção/troca. Uma perna robótica, por exemplo, exige um investimento de US$150.000, que aumenta conforme a necessidade de manutenção.

Uma possível solução para esse e outros problemas relacionados ao tema está na educação, pois quanto mais pessoas com deficiência têm formação, maiores são as chances de aparecerem novas soluções cada vez mais inteligentes para os problemas enfrentados por essa população. Por isso a necessidade de programas de apoio e incentivo ao acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior.

Para ler artigo completo, veja no nosso site do Coruja Informa:

https://www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=2844

Fechar Menu