Tecnologias utilizadas em restaurantes

Tecnologias utilizadas em restaurantes

Uma das práticas que tem aumentado nos últimos anos é a utilização de tecnologia para assistir o trabalho humano. Tarefas pequenas e repetitivas podem ser feitas por robôs programados para realizá-las e isso tem se tornado cada vez mais comum nos restaurantes do mundo inteiro.

Alex Gwo Jen Lan e Geraldo José dos Santos Júnior

 

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Uso de smartphones para interatividade com o cardápio

 

Assim como disse Hudson Riehle, – vice presidente de pesquisas da National Restaurant Association (NRA) – “A tecnologia cada vez mais se torna parte de nossas vidas e isso inclui a interação com os restaurantes, tanto fora quanto dentro dele” e, no século XXI, isso tem sido visto com uma importância cada vez maior no cotidiano humano.

Diferentemente do que se tinha como conceito de introduzir serviços tecnológicos nos restaurantes, de que seria algo trabalhoso, o ato de substituir um serviço humano por um dispositivo eletrônico é de extrema praticidade e facilidade. Nesse contexto, tem-se visto um aumento no número de restaurantes aderindo às possibilidades que a tecnologia oferece, para tornar a experiência de fazer uma refeição fora de casa cada vez mais agradável.

Como funciona

Há diversas aplicações de tecnologias nos restaurantes, tais como a utilização de tablets para visualizar o cardápio, robôs que trabalham como garçons e, inclusive, a diminuição de ruídos com uso de sistemas digitais.

Em Curitiba, o Trovatta Rissoteria faz uso de tablets como cardápio. Para cada mesa, há um tablet que permite ao cliente visualizar as opções de alimentação que o restaurante oferece. Além disso, os pedidos são feitos utilizando o mesmo dispositivo, sendo possível selecionar opções que, normalmente, são ditas ao garçom. Particularidades de um pedido também podem ser feitas na interação com o sistema, via tablet. Por exemplo: se o cliente deseja que o suco venha acompanhado de gelo, ou gostaria que a carne lhe fosse servida “ao ponto”, ele pode inserir essas preferências no seu pedido que está sendo feito via sistema. Ao terminar de escolher, o cliente conclui o pedido que será impresso na cozinha.

Ao terminar a refeição, o sistema volta a ser usado, pois basta selecionar a opção “Fechar conta” e escolher a forma desejada para pagamento. Então, o tablet permanece na mesma tela – propositalmente – até que um garçom se dirija a mesa, entregue a máquina de cartão (ou recolha o valor em espécie) e retire o aparelho para que ele possa ser utilizado por outro cliente em outra mesa.

 

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Cardápio da Trovatta Rissoteria acessado no tablet

 

A tecnologia também se faz presente em alguns restaurantes chineses, como por exemplo no estabelecimento de Song Yugang que, atualmente, faz uso de robôs que recepcionam os seus clientes. O estabelecimento faz uso de dois robôs (trata-se de um restaurante pequeno, então dois robôs dão conta do recado) que levam os pratos às mesas. Os robôs são capazes de entender ordens comuns que são dadas no dia-a-dia, além de algumas frases já programadas. Com isso, o robô consegue realizar funções básicas no restaurante e auxiliam o serviço do local.

 

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Robô servindo um prato no restaurante chinês

 

 

Ademais, cada robô adquirido pelo restaurante teve um custo de cerca de US$ 6.500. Curiosamente, o valor é equivalente ao salário anual de um trabalhador humano. Além disso, Song ressalta algumas vantagens de trabalhar com robôs ao invés de funcionários, como por exemplo, a ausência de doenças e da necessidade de tirar férias. O carregamento elétrico do robô consiste em uma carga de duas horas, para que o robô tenha energia para funcionar por cerca de cinco horas.

No outro lado do mundo, John Paluska – proprietário de um restaurante mexicano no estado da Califórnia (EUA) – faz uso da tecnologia para tornar o ambiente mais agradável aos seus clientes. Em muitos restaurantes o excesso de ruído sonoro incomoda quem frequenta o local e, em muitos casos, isto acaba se tornando um dos motivos que fazem os clientes procurarem outro estabelecimento.

Pensando nisso, o proprietário contratou o serviço da empresa Meyer Sound Laboratories que foi responsável por fazer o estudo do local e implantação de um interessante sistema. O sistema conta com “amortecedores” – microfones espalhados pelo salão e processadores digitais – que tornam os ambientes mais silenciosos. Com isso, as amostras de som captadas são alongadas e sons como os emitidos pelo contato entre garfos e pratos são minimizados. Então, tem-se uma alteração no ambiente sonoro do local, pois sons que poderiam incomodar um cliente, como uma conversa em uma mesa não tão distante, são encobertos. O investimento varia entre 10 a 100 mil dólares, de acordo com o local.

Aceitação

A priori, talvez possa existir um pequeno receio por parte dos clientes com relação a certas tecnologias em restaurantes pelo fato de isso ser uma novidade que ainda não faz parte do cotidiano de muitos. Assim, a aceitação da implantação dessas tecnologias não é imediata.

Por outro lado, aqueles que já tiveram a oportunidade de serem assistidos pela tecnologia em um restaurante forneceram um retorno positivo. A satisfação desses clientes é proveniente do atendimento rápido, prático e sem erros. Logo, vemos que um dos obstáculos para a aceitação dessa tecnologia é o receio inicial que geralmente é quebrado após o primeiro contato.

Interessantemente, clientes mais tradicionais que poderiam ter uma certa dificuldade em se adaptar a novidade ou mesmo não querer fazer uso da mesma, tem apresentado uma rápida adaptação ao serviço tecnológico, muitos ficam interessados no próprio recurso, como por exemplo no tablet. Outro ponto interessante é que ao “brincar” com o aparelho, o cliente pode acabar prestando mais atenção no que está exposto no cardápio e assim, consumir sobremesas e outros itens que não são pedidos com tanta frequência. Segundo um estudo realizado pelo Cheff Solutions, o perfil de público que frequenta ambiente que aderem a essas novidades são de classes econômicas mais altas.

Por parte dos restaurantes, o investimento financeiro, muitas vezes, torna-se o motivo da não aceitação. Em alguns locais, a implantação dessa tecnologia é um desafio maior devido à falta de um grande número de fornecedores desses equipamentos, fazendo com que os preços tornem-se mais caros. Com isso, a despeito do quão benéfico possa ser implantar esses serviços, o alto investimento financeiro torna-se o maior empecilho. Segundo um estudo, as empresas que procuram a inclusão de mecanismos tecnológicos são os que possuem atendimento à la carte. O mesmo estudo ainda diz que em mais de 70% dos dados coletados nas pesquisas, a implantação é feita por proprietários, gerentes e consultores do local.

Tendências

Segundo o diretor da Agência Blitz, “dizer que a comida é bacana e o ambiente é super agradável ou qualquer outro atributo é algo que pode, facilmente, ser copiado por qualquer outro restaurante, mas um aplicativo para celular nenhum outro restaurante concorrente, por enquanto, tem”, ou seja, a tecnologia é um grande fator diferencial para aqueles que o detém em relação à concorrência.

Por oferecer maior agilidade no atendimento, utilizando aplicativos para fazer reservas ou pedidos online, cardápios digitais, “garçons robóticos”, melhoria do ambiente, a tecnologia está se tornando mais presente nos estabelecimentos e seus consumidores reconhecem as vantagens proporcionados por ela.

E também diante da avaliação positiva pela das pessoas, tanto por parte dos consumidores, como dos gerentes, o que tudo indica é a sua adoção por aqueles que ainda não o tem, a permanência e o seu desenvolvimento nos restaurantes, visando destacá-los dos demais no competitivo mercado gastronômico.

Fontes

http://www.tecmundo.com.br/apps/54967-restaurantes-apostam-apps-celular-diferencial.htm

http://www.tecmundo.com.br/estabelecimentos/31770-como-restaurantes-e-bares-estao-usando-a-tecnologia-para-eliminar-ruidos.htm

http://www.tecmundo.com.br/ipad/7170-restaurante-curitibano-usa-ipad-como-cardapio.htm

http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/60586-restaurante-chines-usa-robos-funcionarios.htm

http://goomer.com.br/blog/tecnologias-em-restaurantes-ja-fazem-parte-da-decisao-de-onde-comer-fora/

http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/tecnologia-chegou-as-mesas/

http://alimentacaoforadolar.com.br/pesquisa-traca-intencao-de-adocao-de-tecnologia-nos-restaurantes/