eSports: da brincadeira entre amigos aos campeonatos transmitidos na televisão

22364914234_9f2c2e36d9_o

Lígia Harumi Yamamoto e Silas Fernandes Moreira Nessa matéria, o PET-SI retoma um assunto que está, cada vez mais, presente no interesse de muitos alunos de Sistemas de Informação: eSports. O objetivo nesta matéria é, em complemento a uma matéria anterior do Coruja Informa (“eSports e seu cenário competitivo”), trazer um pouco da história desses … Ler maiseSports: da brincadeira entre amigos aos campeonatos transmitidos na televisão

2015: O ano em que a volta ao Futuro se torna Presente

5x6otsrl0s_8b00i0xlpz_file

No ano de 2015 uma das datas mais emblemáticas da cultura pop finalmente está próxima: a chegada de Marty McFly e Dr. Emmett Brown! Mas será que todas as “previsões” tecnológicas feitas no filme “De Volta para o Futuro Parte II” realmente se cumpriram? Confira! Alan Utsuni Sabino e Décio de Souza Oliveira Júnior Novembro de 1989. … Ler mais2015: O ano em que a volta ao Futuro se torna Presente

eSports e seu cenário competitivo

ESports

Quase todas as pessoas jogam algum tipo de jogo eletrônico, sejam os sociais, casuais ou que exigem muita dedicação. Mas há os jogadores que levam esses jogos mais a sério, tornando-se profissionais dos chamados eSports. Esta matéria foi escrita com o objetivo de discutir um pouco sobre o que significa eSports, qual o patamar que … Ler maiseSports e seu cenário competitivo

Socialização e integração dos alunos no meio universitário

Intercomp

Beatriz Teodoro
Felipe Deckert Costa

Muitas pessoas quando ingressam na universidade acabam intimidadas pelas diversas tarefas exigidas e acabam se esquecendo de ter uma vida social adequada. Pensam apenas em estudar, estudar e estudar. Sabemos que na universidade há muitos trabalhos a fazer e que a cobrança dos professores é bem maior do que aquela em que estávamos acostumados no ensino médio. Mas o meio universitário vai além das salas de aula e de ficar horas na biblioteca e nos laboratórios estudando. Para um bom desempenho acadêmico também é importante que o aluno busque seu bem estar físico e emocional.

Na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), além das atividades acadêmicas, são oferecidas várias oportunidades de entretenimento que promovem a socialização entre os alunos e a integração deles no meio universitário. Há, por exemplo, festas, ensaios de bateria, aulas de dança e treinamento em diversas modalidades, tais como: futsal, vôlei, basquete, rugby, judô, karatê, entre outros. Além disso, os alunos da EACH-USP participam de alguns eventos universitários que misturam competição esportiva com festa, promovendo a integração entre diversas universidades. Esses eventos ocorrem anualmente, geralmente em cidades do interior do estado de São Paulo, reunindo universitários de diferentes cursos e instituições. São ótimas oportunidades para se desligar do estresse do meio acadêmico e relaxar, competindo ou apenas torcendo pela escola.

 

 

Ler maisSocialização e integração dos alunos no meio universitário

Conciliando estudo, trabalho e lazer

"Imagem cortesia de David Castillo Dominici / FreeDigitalPhotos.net"

Alexandre Rossi Alvares
Vivian Mayumi Yamassaki Pereira

Os autores gostariam de agradecer a contribuição dada pela Profa. Dra. Patrícia Junqueira Grandino para a elaboração desta matéria

Dedicação. Não há palavra que melhor defina a atitude que muitos estudantes tomam frente aos estudos, principalmente quando ingressam no ensino superior.

Essa dedicação aos estudos é, sem dúvida, um dos fatores que proporcionam aos alunos um entendimento melhor das disciplinas cursadas e, consequentemente, um bom rendimento acadêmico. Entretanto, ela pode se tornar um problema a partir do momento que toma conta de todo o tempo e disposição do aluno, deixando-o sem energia ou disponibilidade para atividades que lhe proporcionem prazer.

A partir do momento em que nos engajamos em nossas vidas acadêmicas, as cobranças vêm de forma crescente e cada vez mais constante. Trabalhos e exercícios tornam-se cada vez mais frequentes.

Essa condição, cada vez mais desgastante, se torna mais grave no período de provas. Muitos dos alunos passam madrugadas a fio estudando para elas e, nas vésperas dos exames, nem chegam a dormir. Esse desespero por melhoria muitas vezes tem o efeito oposto, pois a privação de sono, quando passa a ocorrer frequentemente, pode comprometer o desempenho, tanto acadêmico quanto profissional. Segundo a revista “Cérebro & Mente” [1], a privação de sono pode acarretar irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

 

 

Ler maisConciliando estudo, trabalho e lazer

Eventos na Área de TI

imagem_Gabi_Guilherme

Gabriela Scardine da Silva

Guilherme Borges de Oliveira

 

Sabemos que fazer parte de uma universidade não se limita a estar presente na sala de aula, realizar as atividades obrigatórias e conseguir notas boas o suficiente para se formar. Estar inserido no mundo acadêmico, principalmente numa universidade como a USP, é uma grande oportunidade e precisamos aproveitá-la ao máximo. Participar de eventos ligados à nossa área é uma das formas de fazer isso, e muita coisa acontece na área de Tecnologia da Informação, principalmente numa cidade como a que moramos.

Para exemplificar as inúmeras oportunidades que nos são oferecidas, nós selecionamos alguns eventos científicos que, ou são sempre sediados, ou estão sendo sediados este ano, na cidade de São Paulo e em cidades próximas. Estes eventos são brevemente apresentados no final desta matéria. Mas temos que chamar sua atenção para o fato de que são apenas exemplos. É claro que muita coisa além do que está citado aqui pode lhe trazer muito conhecimento e informações úteis e interessantes.

Contudo, sabemos que, muitas vezes, a principal dificuldade enfrentada por nós para participar de eventos é financeira. Principalmente quando o evento que nos interessa está sendo sediado em outros estados do país ou até mesmo em outros países.

Se sua preocupação for, por exemplo, a taxa de inscrição ou a viagem até o local do evento, vale a pena conversar com um professor, ou entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), para verificar a possibilidade de auxílio financeiro. A USP tem dois programas que apoiam financeiramente a participação de estudantes em eventos ou atividades acadêmicas nacionais ou internacionais: o PróEve (Programa de Apoio à Realização e Participação em Eventos Voltados à Graduação) e o PróInt (Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação). Confira as regras gerais destes programas no site da PRG (www.prg.usp.br). Mas fique atento, essas regras da Pró-Reitoria são gerais e é preciso sempre se informar na unidade (no nosso caso, na EACH) e também junto à Coordenação de Curso sobre as regras específicas para submeter uma solicitação referente a este tópico. Em 2011, a EACH contou com uma verba de R$ 48.137,96 para o Pró-Eve e R$ 63.015,47 para o Pró-Int, então, veja que é possível contar com o apoio da universidade e, se existe investimento neste tipo de atividade, é porque elas são importantes.

Além disso, existem outros caminhos que nós podemos seguir para viabilizar nossa participação em diferentes tipos de eventos.

Os principais eventos científicos da nossa área (Sistemas de Informação) são promovidos por associações e institutos, como:

Ler maisEventos na Área de TI