Socialização e integração dos alunos no meio universitário

Socialização e integração dos alunos no meio universitário

Beatriz Teodoro
Felipe Deckert Costa

Muitas pessoas quando ingressam na universidade acabam intimidadas pelas diversas tarefas exigidas e acabam se esquecendo de ter uma vida social adequada. Pensam apenas em estudar, estudar e estudar. Sabemos que na universidade há muitos trabalhos a fazer e que a cobrança dos professores é bem maior do que aquela em que estávamos acostumados no ensino médio. Mas o meio universitário vai além das salas de aula e de ficar horas na biblioteca e nos laboratórios estudando. Para um bom desempenho acadêmico também é importante que o aluno busque seu bem estar físico e emocional.

Na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), além das atividades acadêmicas, são oferecidas várias oportunidades de entretenimento que promovem a socialização entre os alunos e a integração deles no meio universitário. Há, por exemplo, festas, ensaios de bateria, aulas de dança e treinamento em diversas modalidades, tais como: futsal, vôlei, basquete, rugby, judô, karatê, entre outros. Além disso, os alunos da EACH-USP participam de alguns eventos universitários que misturam competição esportiva com festa, promovendo a integração entre diversas universidades. Esses eventos ocorrem anualmente, geralmente em cidades do interior do estado de São Paulo, reunindo universitários de diferentes cursos e instituições. São ótimas oportunidades para se desligar do estresse do meio acadêmico e relaxar, competindo ou apenas torcendo pela escola.

 

 


Seguem abaixo os principais eventos universitários dos quais os alunos da EACH-USP participam:

  • IntegraMIX

O IntegraMIX é um torneio esportivo criado em 2005, contando com a participação das atléticas de diferentes cursos e universidades. O torneio nasceu com o nome de Jogos Mix, mas durou apenas dois anos, retomando em 2010 com o nome atual de IntegraMIX. A competição ocorre geralmente no feriado de Corpus Christi, com jogos de diversas modalidades durante o dia e festas durante a noite. Atualmente, as atléticas participantes são das instituições Unesp-Bauru, ESPM, FEA-PUC, Medicina ABC, Medicina Paulista, FAAP, EACH-USP e IME-USP. Neste ano, o evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de junho na cidade de Bauru, interior de São Paulo, e a EACH-USP conquistou o quinto lugar na classificação geral do torneio. Mais informações: www.facebook.com/events/267698403315459

 

  • InterBatuc

O InterBatuc é um evento diferenciado, pois ao invés de ocorrer uma competição de modalidades esportivas, ocorre uma disputa entre as baterias das instituições participantes. As baterias que participaram da última edição foram: Infanteria (UFABC), Danada (Unifei), Furiosa (Unesp – Presidente Prudente), GAPeria (CAASO), OrtoParaMeteria (FARMA MED ABC), PercUrsão (LEU), Sapateria (Unesp – Franca), Tatubola (FGV), Tatukada (Direito UEL), Valorosa (Computação Unicamp), Bateria Duk (FEFISA), Bombateria (Unesp – Botucatu), Besouteria (UEMG Frutal), Tubateria (Comunicação Mackenzie), Bateria do Pucão (Comunicação/PUC-SP), Bateria Charanga (Engenharias UFU), Bateria Belas Artes (Belas Artes) e Tubatuque (UEL – Administração, Economia e Contábeis).

O evento acontece em dois dias: no primeiro dia, as baterias mais antigas tocam; e no segundo, as mais novas. As apresentações são feitas durante uma festa ao ar livre embaixo de tendas, com DJ tocando entre uma bateria e outra. São avaliados nas apresentações: cadência, conjunto, versatilidade, evolução e apresentação. Para construir o ranking geral, é feita a média das notas dadas por três jurados. Há também os prêmios de estandarte de ouro, onde são avaliados os instrumentos individualmente, como, por exemplo, melhor tamborim, melhor surdo de marcação, melhor caixa, entre outros. Este ano, a Bateria Bandida ganhou melhor surdo de marcação e melhor surdo de 3ª. Na noite do primeiro dia, sempre ocorre um evento de confraternização promovendo ainda mais a integração entre os universitários.

“Mesmo havendo a competição entre as baterias – principalmente as mais tradicionais, os ritmistas e as torcidas são muito unidos, provavelmente porque o principal objetivo de todo mundo ali é o mesmo: música.“ (Marielli Costa – Diretora de artes visuais da AAAEACH).

Neste ano, ocorreu a terceira edição do evento, nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, quando a Bateria Bandida da EACH-USP conquistou, além dos prêmios de estandarte de ouro, a inédita posição de vice-campeã. Mais informações: www.interbatuc.com.br

 

  • Intercomp

O Intercomp é uma competição esportiva entre instituições que possuem cursos nas áreas de Computação, Matemática e Estatística, que ocorre anualmente desde 1990. O evento conta tradicionalmente com a participação das seguintes instituições: CAASO, IME-USP, ITA, Mackenzie, PUCCamp, PUC-SP, UFABC, UFSCAR, UFSCAR Sorocaba, Unesp Bauru, Unesp Rio Claro, Unicamp, FT-Unicamp, Unifei, Unifesp, Unoeste, USP Leste, USP Ribeirão Preto, USP São Carlos, UEL e UEM. Os jogos são disputados no formato “mata-mata” durante o dia, com eventos de confraternização e integração à noite. Além de serem disputadas as modalidades esportivas comuns nesses tipos de competição, tais como futsal, vôlei, handebol, natação, entre outros, também é disputada uma modalidade diferenciada, o truco. O curso de Sistemas de Informação (SI) da EACH-USP disputa o campeonato desde 2008, e desde então vem crescendo tanto na parte esportiva quanto na parte de integração, aumentando cada vez mais o número de participantes e medalhas.

“O Intercomp trata-se de uma oportunidade no ano em que os alunos de SI podem dar uma pausa na rotina do dia-a-dia e vivenciar uma experiência única junto a seus colegas de curso. Desde a convivência no alojamento e a vibração nos jogos até o networking com alunos de outras faculdades durante as confraternizações, tudo contribui para criar um evento diferenciado.” (Bruno Terakado “Alemão” – ex-presidente do DASI, EACH-USP).

Neste ano, o evento ocorreu de 28 de maio a 1 de abril, em Cerquilho, interior de São Paulo, e o curso de SI da EACH-USP conquistou o terceiro lugar na classificação geral. Mais informações: jogosintercomp.com.br

 

  • CaipirUSP

O CaipirUSP é um torneio criado em 2006 com o objetivo de reunir e integrar todas as unidades da USP fora da Cidade Universitária em uma competição esportiva. O torneio cresceu, e hoje reúne nove escolas USPianas: EACH, CAASO, Engenharia Lorena, FZEA, ESALQ, FEA, Direito, Farmácia e Fisio de Ribeirão Preto. Os jogos são disputados também no formato “mata-mata” e as modalidades são as mesmas dos outros eventos citados acima. Além da parte esportiva há uma tenda com música durante os jogos. É um campeonato no qual a EACH-USP busca ter maior visibilidade dentro da USP, tornando-se mais conhecida a cada ano, e também no qual há mais disputas acirradas e rivalidade. Além dos jogos, as baterias também têm vez no “Desafio de Baterias”, em que a Bateria Bandida da EACH-USP alcançou o segundo lugar em 2011. Normalmente, o evento ocorre em algum dos feriados do no mês de novembro, e costuma durar quatro dias. Neste ano, o CaipirUSP foi realizado de 12 a 14 de outubro na cidade de Barretos, interior de São Paulo. Infelizmente, a EACH-USP não conseguiu repetir bons resultados como em anos anteriores, terminando em 5º lugar na classificação geral. Mais informações em:  www.facebook.com/Caipirusp2012

Todos esses eventos são boas maneiras de relaxar, de se divertir e de se integrar com outras universidades e campi da própria USP. E, para os atletas, é uma ótima chance para competir no seu esporte favorito. Realmente essas são oportunidades muito boas, que raramente acontecem após o término da graduação. Por isso, aproveitem essa chance!