TidalCycles: um meio computacional para compor música eletrônica

TidalCycles: um meio computacional para compor música eletrônica

Figura 1 – Performance de Alexandra Cardenas no Geiger Festival em Gothenburg, Suécia, 2014 – Fonte: mixmag brasil

Na arte, os avanços tecnológicos possibilitam uma gama de novas possibilidades e impulsionam a capacidade criativa dos artistas, pois trazem consigo novas vertentes, novos recursos e novos meios para criarem sua obras.

Gabriel André Melo de Oliveira Silva e Vinícius Shoiti Koike Graciliano

Na música, o uso de computadores cresceu após gêneros como rock progressivo e o krautrock começarem a introduzi-los em suas composições. Estes gêneros popularizaram, por exemplo, os sintetizadores, instrumentos musicais que produzem sons semelhantes aos de outros instrumentos ou de vozes; e os samplers, que tocam trechos curtos de outras composições ou gravações, denominados samples (ou amostras), que desde então fazem parte do inventário de diversos estúdios pelo mundo.

Kraftwerk_by_Ueli_Frey_(1976)

Figura 2 – Performance do grupo Kraftwerk – Fonte: Wikipedia Commons

Uma outra forma de utilizar tecnologia computacional na música é a partir do uso de programação. A dupla Autechre, popular nos anos 90, disseminou essa modalidade para a criação de suas músicas utilizando a linguagem de programação visual Max/MSP. Esse movimento de programação musical vem crescendo cada vez mais, o que causou o surgimento de novos recursos e ideias.
Um dos resultados desse movimento é o livecoding, que emprega a programação na música, mas tem a característica de que a música é feita ao vivo, em frente à platéia, que observa a criação da obra que estão cantando e dançando desde o início.

index
Figura 3 – Alex McLean, criador do TidalCycles em uma performance de livecoding – Fonte: Our Favorite Places

Uma das linguagens que são utilizadas no livecoding se chama TidalCycles, baseada em Haskell, que foca na criação de loops musicais. É interessante salientar que TidalCycles nao tem por si só um reprodutor de som, mas organiza samples através de suas linhas de código. Os samples, por sua vez, são reproduzidos por um framework chamado SuperDirt, ou outro sintetizador conectado.
No TidalCycles, os eventos são organizados em ciclos que se repetem em tempos fixos, que organizam os padrões musicais. O trecho abaixo representa um desses padrões, sendo enviado para a conexão 1 (d1). O TidalCycles possui diversas conexões de áudio (d1, d2, d3, d4, …) que podem ser utilizadas ao mesmo tempo.

d1 $ sound “bd sd hh cp mt arpy drum”

O comando sound reproduz o padrão de samples que recebe. As palavras entre aspas são nomes dados a sons padrão do SuperDirt (bd – bass drum, sd – snare drum etc.). Você pode adicionar seus próprios sons e adicioná-los aos padrões. O padrão acima faz com que o comando sound reproduza todos esses sons em um ciclo. Como o ciclo tem tempo fixo, quanto mais samples em um padrão, menor será o intervalo entre elas.
Os padrões podem ser incrementados com aninhamentos, que agrupam sons com colchetes ([]), para que eles ocupem apenas um espaço no ciclo. Dentro de um grupo, os sons dividem o espaço entre si, tocando em um intervalo fixo, como se ele fosse um mini ciclo. Além disso, as camadas, que utilizam a vírgula (,), fazem com que os padrões dentro de um grupo toquem simultaneamente. O trecho abaixo ilustra esse conceito.

d1 $ sound “[bd bd bd, sd cp sd cp, arpy arpy [arpy arpy]]”

No trecho acima, os três termos entre vírgulas são reproduzidos ao mesmo tempo e o termo [arpy arpy] faz com que esses dois sons ocupem um só espaço no ciclo, reduzindo o intervalo entre eles pela metade, fazendo com que eles se reproduzam duas vezes mais rápido. Além de reproduzir os padrões de samples, também é possível aplicar efeitos sobre os padrões, como o gain, que afeta o volume do ciclo, o pan que afeta o lado em que o som será reproduzido e o crush que distorce o som, entre outros. O trecho abaixo demonstra o efeito crush sendo aplicado ao trecho de cima.

d1 $ sound “[bd bd bd, sd cp sd cp, arpy arpy [arpy arpy]]” # crush 3

Com estas e outras ferramentas que o TidalCycles oferece, artistas são capazes de fazer composições extremamente complexas. A página de Showcase do TidalCycles reúne alguns exemplos de composições, performances e artistas.
No Brasil, um evento recente que contou com uma performance de livecoding com foi a after-party da CryptoRave 2019 (evento anual e gratuito sobre criptografia e segurança informação) onde a dupla Servomecanismo utilizou o TidalCycles e uma guitarra em seu improviso.

image1
Figura 4 – Performance da dupla Servomecanismo – Fonte: Acervo próprio.

REFERÊNCIAS

TIDALCYCLES USERBASE. Welcome. Disponível em: <https://tidalcycles.org/index.php/Welcome>, Acesso em 01 mai. 2019

TIDALCYCLES USERBASE. Tutorial. Disponível em: <https://tidalcycles.org/index.php/Tutorial>, Acesso em 02 mai. 2019

TIDALCYCLES USERBASE. Showcase. Disponível em: <https://tidalcycles.org/index.php/Tutorial>, Acesso em 02 mai. 2019

CRYPTORAVE. Outros: Servomecanismo. Disponível em: <https://cpa.cryptorave.org/cr2019/public/events/463>, Acesso em 02 mai. 2019