Assistente virtual inteligente e suas aplicações na sociedade

Assistente virtual inteligente e suas aplicações na sociedade

Por Bruno Baffini Santana e Milleny Caroliny de Almeida Santos

Contextualização

Com o constante avanço da tecnologia, juntamente com a sua acessibilidade, famílias possuem cada vez mais aparelhos conectados à internet. Uma pesquisa divulgada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que três em cada quatro brasileiros possuem acesso à internet.

Dentro desse cenário, os celulares se tornaram o principal meio de conexão com a internet, sendo uma ferramenta quase indispensável na vida dos brasileiros. Esse fenômeno fez com que os investimentos em tecnologias para smartphones se tornassem cada vez maiores e, como consequência disso, surgiram as assistentes virtuais inteligentes.

O que são assistentes virtuais inteligentes?

Uma assistente virtual inteligente (AVI) é um software que responde por comandos de texto ou de voz. Criada com base em softwares de inteligência artificial e machine learning, que continuam melhorando à medida que o avanço tecnológico acontece. Alguns exemplos conhecidos são: a Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon e a Cortana da Microsoft.


Assistente virtual inteligente Alexa – disponível em: https://unsplash.com/photos/h-GN3wQkSmk

O nome dessa ferramenta deve-se à sua capacidade de prestar assistência em diversas tarefas, desde as mais simples, como fazer pesquisas no google, tocar músicas, ler notícias ou marcar compromissos na agenda do usuário, até as mais complexas, como apagar a luz de um cômodo ou trancar as portas de uma casa.

As assistentes virtuais inteligentes (AVI) estão sendo cada vez mais demandadas no mercado. Uma pesquisa divulgada pela Ilumeo mostra que, em um grupo de 1.100 pessoas, 48% dos participantes já faziam uso de alguma AVI semanalmente, e 84% consideram o serviço da assistente virtual inteligente mais prático e rápido do que se precisasse digitar ou efetuar alguma tarefa de forma manual, como criar lembretes na agenda.

Como uma AVI funciona?

Como já citado, as assistentes virtuais inteligentes são programas criados com base em softwares de inteligência artificial e, muitas vezes, em reconhecimento vocal. Dessa forma, a assistente consegue compreender os comandos dados pelo usuário, sendo tanto por texto como por voz, além de conseguir reconhecer quem está realizando esses comandos. Dentro de uma família, por exemplo, a Siri consegue responder comandos diferentes como rotina diária e preferências de músicas baseados nas informações de cada membro da família. Após o reconhecimento do comando, a AVI checa uma base de conhecimentos que armazena diversas perguntas ou solicitações capazes de serem realizadas e, a partir disso, responde o usuário ou atende ao comando dado.

AVI e as aplicações do dia a dia

As assistentes virtuais inteligentes possuem diversas aplicações e funções dentro da sociedade. Por exemplo, as famosas smart homes (casas conectadas) só são possíveis por meio de  AVI que, junto com a internet das coisas (IoT – Internet of Things), possibilitou a automatização de tarefas domésticas e, até, de casas completas.

Além das aplicações convencionais, em que é possível conversar diretamente com uma AVI, é possível encontrar essa tecnologia e manipulá-la de forma mais discreta, que são os casos dos chatbots. Atualmente, chatbots estão sendo muito utilizados, e não são nada mais do que um tipo de AVI, que utiliza a inteligência artificial para conseguir atender uma solicitação ou comando que, nesse caso, são as mensagens enviadas pelo usuário para o chatbot. Um exemplo familiar dessa aplicação é a Bia, a assistente virtual do Bradesco.

Ademais, as assistentes virtuais possuem uma importância muito mais significativa no dia a dia de pessoas com deficiência. Para pessoas sem nenhum tipo de deficiência, as AVIs facilitam as tarefas comuns, aumentando a produtividade do usuário, mas para PCDs as assistentes podem ser um grande diferencial na sua independência. Por exemplo, para cegos e pessoas com baixa visão, os comandos por voz possibilitam a execução de tarefas sem necessitar da navegação com text-to-speech que, apesar de funcionar bem em aparelhos como o iPhone, faz com que a simples navegação por aplicativos se torne uma tarefa lenta e trabalhosa. 

Outro exemplo de assistente virtual é a home pods, como as do Google e da Amazon. Essa tecnologia consegue viabilizar uma independência de pessoas com deficiências, principalmente as com deficiência física ou limitações motoras, em tarefas simples do dia a dia como acender as luzes da casa que, sem comandos por voz, dependiam da ajuda de terceiros para realizar essa atividade.

Considerações Finais

Atualmente, as assistentes virtuais inteligentes podem ser facilmente encontradas na rotina do ser humano, tanto de forma direta como indiretamente. As aplicações dessa tecnologia são inúmeras e podem executar tarefas que, de certa forma, otimizam a rotina do indivíduo e permite que este foque em outras tarefas.

Por fim, é evidente que as assistentes virtuais inteligentes, agora, fazem parte do cotidiano da sociedade, e não há indícios significativos de que se tornarão obsoletas tão cedo. Esse fato abre espaço para que sejam feitas especulações sobre o futuro do tipo: será que algum dia as AVIs serão substituídas por uma nova tecnologia?

Referências:

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/05/brasil-registrou-mais-de-234-milhoes-de-acessos-moveis-em-2020#:~:text=Em%20dezembro%20de%202020%2C%20o,a%20tecnologia%203G%20e%204G.
https://www.jb.com.br/ciencia_e_tec/2020/07/1024761-brasileiros-estao-usando-mais-o-celular.html
https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/celular-e-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-pais
https://olhardigital.com.br/2020/10/24/noticias/como-surgiram-e-quais-sao-os-principais-assistentes-inteligentes/
https://www.zendesk.com.br/blog/assistente-virtual-inteligente-o-que-e/
https://ilumeo.com.br
https://exame.com/tecnologia/48-dos-brasileiros-usam-assistente-por-voz-semanalmente-diz-pesquisa/
https://www.hostmidia.com.br/blog/assistente-virtual-inteligente/
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/o-que-e-smart-home-conheca-aparelhos-que-deixam-sua-casa-conectada.ghtml
https://www.inbenta.com/pt/blog/o-que-e-chatbot/
https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/abril/pesquisa-mostra-que-82-7-dos-domicilios-brasileiros-tem-acesso-a-internet
https://www.apple.com/br/siri/
https://voicetechpodcast.com/articles/development/psychology-social/virtual-assistants-can-support-disabled-people-to-live-independently-in-unexpected-ways/