O PET-Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo, juntamente com o PET-Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, estão trabalhando em uma iniciativa de mapeamento dos grupos PET da área de Computação no Brasil. Este projeto teve início no segundo semestre do ano de 2013, com a aplicação de questionários a pessoas ligadas, direta ou indiretamente, a grupos PET da área de Computação (ex-petianos, petianos, tutores de grupos PET, coordenadores e presidentes do CLAA), visando-se traçar perfis, percepções e reflexões que ilustrassem o Programa na área em questão.

A partir de uma lista de grupos obtida junto ao Ministério da Educação, foram identificados 37 grupos atuantes na área de Computação, cujos envolvidos foram contatados para participar da pesquisa. Os convidados tiveram cerca de três meses para responder aos questionários, e ao final desse período, o número de respostas recebidas para cada grupo de participantes foi: 127 petianos, 62 ex-petianos, 17 tutores, 14 coordenadores de curso e 7 presidentes de CLAA. A partir da análise dos dados obtidos, foram produzidos dois artigos, apresentados no 22º WEI (Workshop sobre Educação em Computação) e no 19° ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET). No entanto, por se tratar de um grande volume de dados coletados, nem todos os resultados puderam ser expostos nesses dois artigos.

Neste contexto, no início do ano de 2015 iniciaram-se atividades para trabalhar os dados ainda não explorados nos artigos já produzidos. O grupo PET-SI restringiu-se aos dados e gráficos não tratados – selecionando aqueles que tinham potencial para serem explorados – e gerou conhecimento textual e analítico a partir do material levantado, sendo realizada, ainda, uma revisão interna do conteúdo gerado. Atualmente, o material produzido a partir da mencionada análise encontra-se em fase de revisão para, posteriormente, ser divulgado.

A completa divulgação do material informacional produzido ocorrerá através de um portal a ser construído, no qual pretende-se disponibilizar todas as informações inerentes ao projeto, desde metodologia para levantamento dos grupos a resultados obtidos. E, para divulgação do projeto a outros tutores de grupos PET de Computação, realizou-se uma reunião de tutores no 23º WEI, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Para mais informações acerca da reunião, bem como acesso ao resumo do que nela se discutiu, acesse aqui.

É esperado que, com esse diagnóstico, seja possível promover a divulgação do trabalho dos grupos PET em Computação no país, bem como promover um meio de integração entre estes grupos.

Fechar Menu