O olhar do fotógrafo eachiano Marcelo Renda…

Aluno do último ano do curso de Marketing do nosso campus da USP Leste, Marcelo Renda nos contou:

Sou fotógrafo profissional. Participei de diversas exposições mundo afora, e estou registrando os impactos da pandemia em São Paulo, em uma série que venho fotografando ao longo do último ano. Quando a recomendação inicial contra o vírus era permanecer dentro de casa, a pergunta que motivou a série foi simples: “E quem não tem casa, fica onde?”.

Fui às ruas, aos aeroportos, às comunidades, aos cemitérios. Vi de perto o trabalho do Padre Julio Lancellotti, à frente da igreja de São Miguel Arcanjo. Acompanhei o trabalho do Sheikh Rodrigo Jalloul, em comunidades que beiram a linha 12 da CPTM, famosa aos alunos da EACH. Acompanhei até mesmo os negacionistas, todos em verde e amarelo, que foram às ruas protestar contra… algo que eu até hoje não entendi completamente.

Acompanhei as centenas de refugiados colombianos – que tiveram de morar por mais de um mês no aeroporto de Guarulhos, quando tudo fechou e nenhum governo quis os ajudar. Entre eles, um chef de cozinha, o Ruben, que da alta gastronomia passou a cozinhar em uma fogueira, do lado de fora do aeroporto, usando madeira de demolição como lenha, e itens de doação como ingredientes (e o prato ficou incrível!).

Tenho total noção do valor histórico desse registro, que será convertido provavelmente em exposição individual e livro. Adoraria contribuir de alguma maneira com a universidade – tenho enorme gratidão pelo conhecimento que venho adquirindo nela”.

Seu portfólio de exposições:

Aqui estão algumas de suas fotos, todas feitas durante a pandemia:

Padre Julio Lancellotti, exausto após horas de atendimento às pessoas em situação de rua, na Paróquia de São Miguel Arcanjo, Mooca. (Marcelo Renda, 2020)

Nos voltamos para um novo problema, enquanto os problemas antigos se acumulam. O centro da cidade é impiedoso. (Marcelo Renda, 2020)

Chef Ruben, refugiado colombiano, que da alta gastronomia passou a cozinhar em uma fogueira improvisada. (Marcelo Renda, 2020)

A máscara resolve o problema de alguém buscando restos em meio ao lixo, enquanto um único pé calça o chinelo? (Marcelo Renda, 2020)

A contradição entre a campanha publicitária e a realidade das classes baixas paulistanas. (Marcelo Renda, 2020)

Quando o medo tomou as ruas, mesmo quem não conseguia comprar máscaras quis se proteger. (Marcelo Renda, 2020)