Em 2021, o GEPHOM promoveu palestras e debates decoloniais. Acompanhe no Youtube!

Desde 2019, o GEPHOM/USP tem se preocupado em debater a inclusão de saberes diversos e descolonizados na academia.

Entre 2019 e 2021, promovemos diversas palestras e debates sobre temas como: história oral decolonial; a desconstrução dos estereótipos sobre o Nordeste e os migrantes nordestinos; e questões raciais. Parte dessas palestras estão disponíveis no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC77xWDUbBWtMaUm4XqvcNnA

As palestras foram organizadas pela professora Valéria Barbosa de Magalhães (EACH/USP, GEPHOM), com o apoio de todos os pesquisadores do grupo.

Consulte os eventos que promovemos neste ano de 2021:

• Migrações e Deslocamentos. 22 a 24 de fevereiro de 2021.
  • Os Nordestes Delas: memórias, afetos e representações no cinema pernambucano. Debate com as cineastas pernambucanas Adelina Pontual e Tauana Uchoa, no Ciclo de Debates Nordeste(s), em 17/06/2021.

• Uma outra epistemologia é possível? Refletindo a construção do conhecimento a partir do pensamento decolonial, com a professora Ana Célia Silva (UFBA) e a jornalista e doutora Rosane Borges (ECA/USP). Ciclo de Debates Memórias e histórias das culturas negras no Brasil, em 09/07/2021.

• ‘Korero tuku iho”: Decolonising the Practice, Ethics, and Politics of Oral History, com o professor maori Nepia Mahuika (University of Waikato), no Ciclo de Debates sobre História Oral Decolonial, em 21/09/2021.

• Afrografias, memórias da oralitura, com a professora e poetiza Leda Maria Martins (UFMG), no Ciclo de Debates sobre História Oral Decolonial, em 15/10/2021.

• La historia oral decolonial, las prácticas cotidianas de la revolución de la memoria, com a professora equatoriana María Antonia Carcelén-Estrada (USFQ), no Ciclo de Debates sobre Historia Oral Decolonial, em 11/05/2021.