Petiano: Douglas Fernandes Pereira da Silva Junior

Orientador: Edmir Parada Vasques Prado

Atualmente, existe um grande número de modelos, ferramentas e técnicas que auxiliam a gestão de projetos. Alguns são de uso geral como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), e outras são de uso específico, no campo de SI (Sistemas de Informação), como as técnicas de Ponto de Função que são usadas para a previsão de custo e prazos de projetos. Por outro lado, poucos projetos de SI têm obtido um pleno sucesso, ou seja, são concluídos dentro do prazo, do escopo e do orçamento inicialmente planejado. Isso mostra que há uma carência de ferramentas e instrumentos que auxiliem na análise de risco de projetos de SI quanto aos objetivos de prazo, custo e funcionalidade.

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema (utilizando a linguagem JAVA) que permita estimar os custos e os prazos, bem como os riscos das funcionalidades previstas em um projeto de SI não atender as expectativas iniciais dos usuários. O sistema será baseado no método de Monte Carlo, que consiste em uma técnica que utiliza simulação estocástica para gerar aproximações numéricas de funções complexas.

Ao final do projeto será disponibilizado um sistema de acesso gratuito, que contemple uma análise dos riscos relacionados a custos e prazos de conclusão do projeto, e que seja de fácil utilização pelos usuários. Dessa maneira, irá suprir a necessidade de organizações com pouca cultura em análise de risco, de ter uma alternativa que as auxilie na tomada de decisão.

Fechar Menu