Petiana: Bárbara Barbosa Claudino da Silva

Orientador: Marcelo de Souza Lauretto

Colaboração: Prof. Luciano Araújo

No mercado de ações, é desejo de todo investidor obter indicadores que possam auxiliá-lo em suas decisões, isto é, na escolha das estratégias de operação. Por exemplo, antes de comprar um determinado título, o investidor busca evidências de que a cotação deste título deverá subir dentro de um certo período, permitindo-lhe uma margem de lucro que lhe pareça satisfatória na revenda do mesmo. Uma maneira amplamente utilizada na escolha de estratégias de operação é a chamada Análise Técnica, que se baseia em indicadores calculados a partir das cotações e volumes negociados de cada ativo. Algoritmos de aprendizado supervisionado são usualmente explorados como ferramentas de suporte à decisão nessa área.

O objetivo deste subprojeto é a aplicação de algoritmos de aprendizado supervisionado para escolha de estratégias de operação em investimentos financeiros.

Fechar Menu