Petiana: Hellyan Alves de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Helton Hideraldo Bíscaro (Currículo Lattes)

Na área médica o uso de modelos 3D fornece uma melhor possibilidade de analisar os casos, já que permite também uma análise da profundidade. A implementação de mecanismos de busca que retornem casos semelhantes a partir de uma base de dados pode auxiliar o médico a na hora de oferecer um diagnóstico baseado nos exames feitos pelo paciente.

Pensando nisso foi desenvolvido um sistema de Recuperação de Modelos Baseada em Conteúdo (Content-based Model Retrieval – CBMR), visando principalmente ao auxílio a diagnóstico. Este sistema busca em uma base de dados os modelos mais similares a um modelo fornecido pelo usuário O funcionamento de um sistema CBMR é baseado em algumas etapas processamento do modelo como extração de características, aplicação de funções de similaridade, visualização dos resultados e, opcionalmente, avaliação do usuário sobre os resultados obtidos.

Esse trabalho tem foco o desenvolvimento e o teste de extratores de características e técnicas de verificação da similaridade entre os modelos do banco de dados e o modelo de entrada. Inicialmente foi testada a utilização de grafos bipartidos para verificar a similaridade das imagens, a partir dos vetores de características de modelos cardíacos reconstruídos a partir de imagens de Ressonância Magnética Nuclear.

 

Fechar Menu