O WEI (Workshop sobre Educação em Computação) é um evento anual promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) no Congresso da Sociedade Brasileira da Computação(CSBC). O Workshop consiste num importante fórum brasileiro para apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre pesquisadores, docentes, discentes, coordenadores de cursos e demais interessados na melhoria da educação em Computação.

Alinhado com o tema atual do CSBC 2014, o tema desta edição do WEI é Educação em Computação na Integração de Sistemas Sócio-Técnico-Culturais.

É com prazer que o grupo PET-SI anuncia que teve seu artigo em colaboração com o PET-Comp (UNIOSTE) aceito para o workshop!

DSC01080
Apresentação oral do trabalho – Profª Drª Sarajane Marques Peres, tutora do grupo PET-SI. Seus petianos, Danilo e Pedro e o Prof. Dr. Clodis Boscarioli, tutor do grupo PET-Computação da UNIOESTE

O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com 37 grupos PET da área de Computação, cujos principais pontos são: contextualização do Programa na área, perfil dos atores envolvidos e o seu impacto na formação universitária. Dentre as considerações do trabalho está o atendimento dos grupos analisados as prerrogativa do Programa apesar das dificuldades enfrentadas, como a complexidade conferida ao seu gerenciamento e a falta de valorização acadêmica, dentro das IES, ao trabalho dos professores que nele atuam. O artigo será futuramente publicado como trabalho completo nos anais do evento.

DSC01081
Pedro e Danilo no CSBC 2014

O grupo PET-SI enviou 2 representantes, juntamente com a tutora, para participar do evento. No evento, tivemos a oportunidade de assistir apresentações de outros trabalhos relacionados a educação em computação no WEI, análise de redes sociais no BRASNAM e biotecnologia no BRESCI, além de seminários sobre a computação na universidade no SECOMU.

Conheça mais sobre os eventos do CSBC 2014 clicando AQUI.

Obs: o artigo é resultante de uma pesquisa iniciada em 2013. Veja detalhes aqui.

Fechar Menu