Petiano: Matheus Silva de Souza

Orientador: Prof. Dr. Helton Hideraldo Bíscaro (Curriculo Lattes)

Através da Realidade Virtual (RV) e possível realizar simulações de procedimentos cirúrgicos (tradicionalmente realizado com modelos plásticos, cadáveres ou cobaias) repetidamente, sem um custo adicional e sem nenhum limitador de tempo. Neste contexto, existe o framework ViMeT (Virtual Medical Trainning) desenvolvido visando a simulação do procedimento de punção, o qual consiste na extração de pequenas partes de tecidos do órgão em questão para auxiliar a elaboração do diagnóstico médico.
No framework ViMeT são utilizadas duas estruturas de dados topológicas, a Mate Face (MF) e a Compact Half-Edge (CHE), para fazer o carregamento das malhas no ambiente virtual. Também são usados operadores de manipulação de estruturas de dados topológicas que permitem que, após o carregamento da malha no ambiente virtual, haja a edição das características de vizinhança, permitindo assim a associação ou dissociação de uma célula com outra, simulando procedimentos de suturas e cortes respectivamente.
Este projeto visa a modelagem, desenvolvimento e validação de um conjunto de ferramentas para visualização de relações de vizinhança e dos objetos geométricos como arestas de bordo, triângulos adjacentes, vértices interiores tanto na estrutura CHE quanto na MF.
Fechar Menu