A Reserva Cultural é um projeto de extensão idealizado pelo Prof. Dr. Jorge Machado na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, o objetivo do projeto é criar um espaço para compartilhar bens culturais, como DVDs, livros, fitas K7, CDs, softwares, entre outros, com a “comunidade da reserva” de maneira coletiva.

Atualmente o gerenciamento do acervo da reserva cultural é feito através da planilha eletrônica oferecida pelo BrOffice e conta com um número significativo de itens. Tendo todos estes dados em planilhas e também os dados referentes aos comunitários¹, o controle e a manutenção em geral tornam-se tarefas complicadas e lentas.

Foi então proposto um sistema para auxiliar na administração dos dados da reserva cultural. O sistema está sendo desenvolvido utilizando a linguagem JAVA, e o gerenciador de banco de dados MySQL. Entre as funcionalidades do sistema destacam-se:

• inclusão e gerenciamento dos comunitários;
  • inclusão e gerenciamento da devolução, do empréstimo, e da reserva de bens.

Espera-se, com este projeto, oferecer uma real contribuição para a reserva cultural. Essa contribuição não só visa uma melhora tecnológica, mas também uma melhora da qualidade de trabalho para as pessoas que lá atuam como voluntários.

Atualmente estão sendo feitas correções de problemas e algumas novas funcionalidades(apontadas pelos voluntários da Reserva Cultural) presentes na versão atual do sistema, além da migração dos dados das planilhas para o banco de dados do novo sistema.

¹Comunitário: São os indivíduos que disponibilizam seus bens culturais para o uso na reserva. Ao disponibilizar bens, eles podem fazer empréstimos de outros bens.

Mais informações sobre a Reserva Cultural em: http://www.gpopai.usp.br/wiki/index.php/Reserva.

Fechar Menu