Petiano: Bruno Akio Shirasuna (lattes)
Orientador: Prof. Dr. Fábio Nakano (lattes)

Software_Testing_istock

Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é uma designação geral que inclui a categoria dos drones. É um veículo aéreo que pode voar de forma autônoma, pilotada por radiocontrole ou outra forma de comunicação. Um VANT pode ter mais de 250kg. No caso pretende-se construir um dispositivo que não ultrapasse 5kg. Um VANT tem inúmeras aplicações científicas. Talvez as mais claras sejam em coleta de dados de mapeamento de áreas, aplicadas ao estudo da ocupação humana, das florestas e de geodiversidade. Menos notáveis são os desafios computacionais ligados ao seu funcionamento, que se refletem na construção de algoritmos para reconhecimento de padrões e imagens, navegação, roteamento e localização. É possível adquirir drones e inclusive alguns serviços associados, como filmagens. Esta é uma estratégia possível para a universidade usar esses equipamentos mas não permite conhecer a tecnologia embarcada nesses dispositivos, a configuração para usos específicos é ainda limitada e tem alto custo. A aplicabilidade, tecnologia embarcada, buscando facilidade de configuração e menor custo justificam ao menos a tentativa de construir VANTs dentro da universidade. Outros desdobramentos que podem ocorrer mas dependem de outros fatores são seu uso em ensino e a possibilidade de criação de empresa de base tecnológica. O equipamento em si tem grande apelo entre os alunos, o que pode ser usado como motivador para o aprendizado de linguagens de programação, algoritmos para coleta, e análise de dados, algoritmos de inteligência artificial, e outros assuntos abordados no curso de Sistemas de Informação. Sua aplicação em outros cursos, como Licenciatura em Ciências da Natureza e Gestão Ambiental pode ser um bom motivador para atrair estudantes destas áreas.

Fechar Menu