Nossa Identidade

..

……………………   ………….. ……..

Brasão………………..Mascote………………..Logo………………..Símbolo

 

Pensando na importância da criação do grupo PET-SI, considerando que se trata de um grupo que deve permanecer ativo por muito tempo na EACH/USP, concluímos que seria interessante criar uma identidade, de forma a desenvolver uma marca a ser vista como referência do grupo tanto dentro quanto fora da universidade. Assim, nós, os primeiros integrantes do grupo PET-SI, definimos um conjunto de elementos representativos para o grupo, tomando como base os princípios que norteiam o Programa PET, os conceitos referentes à nossa área de atuação em Sistemas de Informação e nosso entendimento sobre como nosso trabalho deve ser compreendido.

Para começar, o grupo refletiu sobre o estabelecimento de um elemento central, o qual representasse os objetivos e características do grupo. Depois de algumas leituras de documentos referentes ao programa e discussões das ações que o grupo pretende executar no futuro, escolhemos a CORUJA como base de toda a nossa identidade. A coruja, animal considerado símbolo da sabedoria em diversas culturas, se estabeleceu em nosso grupo como um elemento motivador para construção de nossas ações acadêmicas.

Além disso, durante nossas pesquisas, encontramos a informação que na mitologia grega, a deusa da sabedoria – Atena – tinha uma coruja como “mascote”. A coruja é mesmo muito popular na área do conhecimento acadêmico!!!

Uma vez escolhido o nosso elemento central, partimos para a tarefa de criar outros elementos representativos para o grupo, mas precisávamos de cores para colorir nossos desenhos. Depois de muito discutir, escolhemos:

  • o vermelho (em um tom escuro e queimado para ficar bonito em nossos desenhos), que significa nobreza e liderança e nos dá o estímulo para construir um grupo que trabalhe sempre com o fim de agregar valores nobres às suas ações, buscando meios de liderar melhorias para o ambiente onde estamos inseridos;
  • o dourado, que assim como o amarelo está relacionado com a sabedoria e o conhecimento, lembrando também a riqueza em qualquer aspecto.

Nossa identidade visual está documentada em um manual, disponível aqui: Manual de identidade visual