Entretenimento

Angelo Yukio Sakanaka

Priscilla Koch Wagner

Na EACH, existem muitas atividades de lazer e entretenimento organizadas e realizadas pelos alunos. Mas muitas vezes a divulgação destas atividades não chega até vários alunos que, potencialmente, gostariam muito de participar. Por isso decidimos dedicar essa coluna a esse assunto, procurando difundir essas informações e motivar os alunos que gostam dessas atividades a se divertirem.

Sabe-se que as atividades como treinos de vôlei, futsal, basquete, que são voltadas para campeonatos e competições, são as mais divulgadas; mas também existe na EACH treinos como de Jiu-Jitsu e Judô. Existem também grupos de alunos que se reúnem apenas para jogar games online e card games, com o objetivo de se divertir e aliviar o estresse comum em épocas de provas, entregas de trabalhos e outros compromissos. Dentre os games que estes grupos jogam estão, principalmente, Left 4 Dead, Warcraft3, WOW, Ragnarok e, card games como Magic e Munchkin. As reuniões desses grupos não são muito conhecidas em nossa escola, mas o grupo está aberto para quem gosta desses jogos e quer se divertir. Nesta edição falaremos de alguns card games que os alunos de Sistemas de Informação comumente conhecem e jogam.

O que é um card game?

Card games são, ao pé da letra, jogos de cartas! Cada um segue sua temática; podem ser desde jogos simples com cartas numéricas que seguem um conjunto de regras, como o UNO ou os famosos SUPERTRUNFOS (quem não teve um desse quando pequeno?) até jogos mais elaborados e que exigem a aplicação de estratégias de alto nível, como os jogos  Pokemon, Yu-gi-oh, Harry Poter e é claro o clássico Magic: the Gathering, ou simplesmente o “Magic”.

Magic: the Gathering

Um dos card games que os alunos de Sistemas de Informação mais jogam e mais gostam é o Magic.

Desde que foi criado, em 1993, por Richard Garfield (um matemático!!), o Magic se tornou um grande sucesso. Este jogo combina o conceito de “trading cards”, (figurinhas), com estratégias usadas no jogo de xadrez. Trata-se então de um conceito novo, inserido num “mundo de fantasias”. É considerado, pelos grupos que costumeiramente jogam esse tipo de jogo, a melhor coleção de Estampas Ilustradas do gênero no mundo.

Magic: the Gathering é um jogo realmente fantástico! As estratégias usadas para jogá-lo são muito sofisticadas, e vem daí a comparação com as estratégias utilizadas num jogo de xadrez. Durante uma sessão do jogo, os jogadores disputam diferentes tipos de duelos, explorando o multi-universo de Dominia e montam suas próprias estratégias [em seu Deck – conjunto de cards necessários para cada jogo], o que estimula a criatividade e o raciocínio dos jogadores. As cartas usadas nesse jogo representam seres, locais, objetos, criaturas e outras coisas que constituem o multi-universo explorado no jogo. Existem diferentes coleções (contextos) e cada uma delas caracteriza um mundo específico que possui uma história contada em um livro.

No Universo do Magic 5 existem muitas opções de terrenos e cores para montar uma “linha lógica” para o seu Deck (Preto – Pântano; Azul – Ilhas; Vermelho – Montanha; Verde – Floresta; Branco – Planície). Ao escolher uma combinação de cores para o Deck, o jogador determina características como decks de controle, dano direto, racial, etc, onde as criaturas, as mágicas e os encantamentos se unem a fim de destruir a vida do seu oponente.

O objetivo de um jogador neste jogo é, basicamente, destruir os 20 pontos de vida do seu inimigo através de danos causados por suas criaturas. Neste jogo, magias, criaturas e encantamentos são usados para proteção e ataque em busca da vitória.

As ilustrações dos cards são feitas por artistas renomados, que prestam  a máxima atenção em cada detalhe. Esse trabalho criterioso desperta ainda mais o interesse das pessoas, fazendo com que esses cards se tornem, inclusive, objeto de colecionadores no mundo inteiro. Segundo a empresa DEVIR (http://www.devir.com.br/), o Magic possui fãs em mais de 60 países e já foi traduzido para nove idiomas diferentes (Inglês, Português, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Chinês, Japonês e Russo).

Munchkin

Outro dos jogos de cartas que alguns alunos de SI estão jogando é o Munchkin. Este jogo foi criado por Steve Jackson (criador de um livro clássico para jogos de RPG, o GURPS) e ilustrado por John Kovalic (criador das tiras Dork Tower). Nesta brincadeira, os participantes devem fazer acordos entre si para ajudar, atrapalhar e até trapacear uns aos outros.

O Munchkin, que pode ser jogado por três a seis pessoas, é um jogo de aventura rápido, divertido e fácil de aprender. Sua mecânica inovadora (que foge um pouco da seriedade e complexidade dos RPGs tradicionais) estimulam os jogadores à diversão. O jogo se passa em uma masmorra, onde os jogadores lutam com monstros e pegam tesouros mágicos. Os jogadores ajudam uns aos outros nas batalhas, em troca de favores ou itens, o que torna tudo mais divertido. O objetivo principal é apunhalar os outros jogadores para alcançar o 10º nível primeiro e assim se tornar o grande vencedor. Veja mais sobre esse jogo em http://www.devir.com.br/rpg/munchkin.php

Depois de ler sobre esses jogos super criativos e divertidos, deu vontade de jogar também??? Para quem se interessou pelos card games ou jogos online, aí vão os dias e horários que elas acontecem: quase todas as sextas-feiras, 14:00h. Os alunos se encontram nos Laboratórios de SI e depois saem para jogar em algum outro lugar.

Outras atividades estão divulgadas no mural no Ginásio na EACH. Aguardem os próximos números do Coruja Informa com mais dicas de atividades de lazer na EACH!

Vamos nos divertir! Afinal, faculdade não é só aulas, provas, trabalhos e compromissos!