O que é uma empresa júnior?

Ux_katzenbergdesign_engl

Saudações, leitores do Coruja Informa! Nós da SI USP Jr gostaríamos de aproveitar essa participação aqui no jornal para esclarecer algumas informações gerais sobre empresas juniores, o Movimento Empresa Júnior e também sobre a própria SI USP Jr. e mostrar como é o nosso ambiente de trabalho.

Yann Abrahão e Gabriel Naressi

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA EMPRESA JÚNIOR?

Como muitas pessoas sabem, uma empresa júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, criada e composta exclusivamente por alunos de qualquer curso superior.

A existência de empresas juniores oferece vantagens de várias formas para os graduandos que delas participam, para empresas parceiras e para as próprias universidades.

Os alunos ganham ao se desenvolverem profissionalmente, tecnicamente e também pessoalmente. Participar de uma empresa júnior não torna o aluno mais rico, mas sim o torna mais caro aos olhos do mercado. Isso é uma grande vantagem profissional, por comprovar a pró-atividade do aluno, e é um diferente adendo ao curriculum do mesmo.

A grande vantagem da SI USP Jr e de outras empresas juniores em relação aos clientes e ao mercado, é o oferecimento de serviços por um custo mais baixo, afinal, tem em seu fundamento o trabalho voluntário. Isso fortalece e encoraja a prestação de serviços à pequenas empresas que têm menor orçamento. Outra é a alta qualidade, pois há supervisão dos professores universitários, aumentando a credibilidade dos mesmos serviços.

Para as universidades, apoiar uma empresa júnior de sucesso pode significar um fortalecimento da universidade perante o mercado de trabalho, com melhor capacitação dos alunos e maior participação empreendedora. Tal apoio pode ser concretizado de várias formas, como no oferecimento de uma básica infraestrutura física e uma assistência às necessidades das empresas juniores e de seus alunos.

AFINAL, COMO É TRABALHAR NA SI USP JR?

Além da finalidade da empresa, há enormes esforços para a estruturação da mesma em diversos setores. Assim, cada membro tem como prioridade a manutenção de seu setor. Sua alocação é flexível e o colaborador pode optar por experimentar outro setor, e isso deve-se à estrutura horizontal e à relação informal que temos. Tal informalidade nos garante um ambiente com o mínimo de estresse, e momentos únicos como esse:

Ux_katzenbergdesign_engl
Legenda: Santa Ceia SI USP Jr. Imagem por: Gabriel Naressi e Leonardo Da Vinci

Para a elaboração dos projetos, que é objetivo final da empresa, montamos um time para cada projeto baseado na disponibilidade e especialidade dos nossos membros. Isso torna a carga horária de cada um mais adaptável e aumenta a eficiência na organização das funções. Assim, a comunicação interna é feita por grupos do telegram e de email.

Atualmente estamos envolvidos em três projetos, dois deles sendo de desenvolvimento web, e um um sistema local. Um dos projetos está em fase final de desenvolvimento, que é um sistema para o mestrado em Sistemas de Informação.

Esse sistema é basicamente uma plataforma virtual para o registro, análise, e aprovação dos relatórios dos mestrandos. Os mestrandos cadastram os relatórios e seus orientadores, outros professores e coordenadores o analisam.

O outro sistema web que nó vamos desenvolver é um portal de informações para a empresa Jornalismo Jr. E nosso único projeto que não será desenvolvido em web, é um sistema local para um asilo, a pedido da Geronto Jr.

REGULAMENTAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES

Em abril de 2016, foi publicada a lei federal que disciplina a criação e organização de empresas juniores. A lei descreve atributos necessários para que uma empresa se enquadre no modelo júnior. Entre os atributos mais básicos, estão a obrigatoriedade de ser uma associação civil de alunos e de ser sem fins lucrativos, como já descrevemos. Há outras regras menores que auxiliam a fundamentação teórica das EJs, como a possibilidade da arrecadação financeira estritamente para a manutenção da empresa, e a proibição de publicidade comparativa. Acreditamos que a lei estimulará a criação e a sustentação das empresas juniores.A legislação completa está disponível em: http://bit.ly/regulamentacaojunior

O IMPACTO DAS EMPRESAS JUNIORES NO MERCADO BRASILEIRO

Segundo a empresa júnior Strategos, da Universidade de Brasília, hoje existem mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano. No ano de 2010 especificamente, segundo o projeto Censo da Brasil Júnior, cerca de 27.800 empresários juniores estavam espalhados em 169 cursos de 64 Instituições de Ensino Superior, nas cinco regiões brasileiras. Foram realizados, neste ano, 15.500 projetos representando um PIB de R$8.540.000,00. Fonte:http://bit.ly/estatisticasmej