Viagem no tempo, ficção científica e realidade

Viagem no tempo, ficção científica e realidade

E se não tivesse acontecido aquilo, será que teria sido diferente?”, “Se eu não tivesse feito isso, eu não estaria aqui hoje.” Você certamente já se fez essas perguntas em algum momento da vida. Elas estão fortemente relacionadas à maneira pela qual nós entendemos o tempo e seria incrível se pudéssemos alterar escolhas feitas no passado. Viagem no tempo é um tema recorrente na ficção científica [3] e tem também seus campos de estudo na vida real. Abordaremos aqui algumas obras de ficção fazendo um paralelo com hipóteses científicas.

Gabriel A. D. de Oliveira e Christian K. Kobashikawa

Já parou para pensar que cada ação do presente pode acarretar em um futuro distinto? Das infinidades de ações que somos capazes de tomar, não há como duvidar de que existem infinitos futuros nos aguardando em cada um dos caminhos. Em Until Dawn, jogo de suspense e terror psicológico desenvolvido pela Supermassive Games, o enredo explora a ideia de futuros alternativos de acordo com as diferentes ações tomadas, permitindo ao jogador escolher, dentre as ações oferecidas, aquelas que serão tomadas pelos personagens, alterando assim o final da história do jogo [1]. O termo “efeito borboleta”, parte da Teoria do Caos, é bastante conhecido e surgiu inicialmente das análises feitas por Edward Lorenz, e pode ser exemplificado pela seguinte frase: “um pequeno bater de asas de uma borboleta poderia mudar o curso natural das coisas provocando um tufão em outro local do mundo” [2]. Este termo enfatiza a importância de pequenas ações tomadas no presente que acarretam em grandes efeitos no futuro. Voltar ao passado para tomar decisões diferentes pode ser o desejo de muita gente.

capa

É exatamente isso que acontece no filme “Efeito Borboleta” (2004). O personagem principal, Evan Treborn (Ashton Kutcher), possui uma condição que faz com que ele tenha “apagões” repentinos, nos quais ele esquece o que aconteceu durante o período “inconsciente”. Já na faculdade, Evan descobre a possibilidade de reviver os momentos esquecidos, podendo assim (com a mesma mentalidade que tem na vida adulta) alterar eventos do passado. No entanto, a cada mudança feita, por mínima que seja, altera fortemente a realidade anterior. Não só sua vida muda, como a de todas as pessoas a sua volta também. Evan estaria, então, viajando ao passado para alterar acontecimentos decisivos para sua vida, mas não possui o menor controle sobre as consequências dessas mudanças no resto do mundo.

Viagens no tempo na ficção

Viagens no tempo são muito recorrentes em obras de ficção, sejam elas livros, filmes ou jogos [3]. Inicialmente, o tema era restrito apenas à ficção, mas vem intrigando diversos cientistas ao longo do tempo, fazendo com que novas hipóteses sejam elaboradas à medida que novas teorias são propostas em diversos ramos da ciência, como na física quântica, por exemplo [7]. É muito comum a relação entre a ficção científica e a realidade, já que muitas obras de certa forma “previram” novas tecnologias, servindo como fonte de inspiração em muitos projetos [4].

BackFuturePosterOutra obra que aborda o tema espaço-tempo e está diretamente relacionada com viagens no tempo é o filme “De Volta Para o Futuro”, bem como as demais séries da franquia, que foram lançadas posteriormente. No longa de 1985, dirigido por Robert Zemeckis, a viagem no tempo é o centro de toda a aventura vivida pelo jovem Marty McFLy (Michael J. Fox) e o cientista Emmet Brown (Christopher Lloyd). Assim como em outras obras, o autor assumiu a existência de uma máquina do tempo capaz de transportar o usuário para diferentes épocas, sendo assim capaz de alterar a realidade. A máquina do tempo foi construída a partir do carro DeLorean e Marty volta para a década de 1950. A confusão se dá pelo fato de Marty ter que influenciar em alguns eventos no passado que implicam em sua existência. Imagine se Marty acaba por fazer algo no passado que impede seus pais de se conhecerem, como então ele poderia existir? As viagens no tempo são muito conhecidas por seus paradoxos ao realizar uma mudança no passado ou até mesmo no futuro. Os paradoxos temporais são situações que se contrapõem à lógica estabelecida sobre o funcionamento do universo.

Uma situação semelhante ocorre no filme “Looper” (2012), onde pessoas (os chamados Loopers) são contratadas no futuro para matar alvos do passado. Joe, um looper, precisa tomar uma decisão extremamente difícil quando descobre que seu próximo alvo é ele mesmo, enviado do futuro. O que aconteceria se Joe matasse a seu “eu” do futuro? E se Joe do futuro matasse Joe do presente? Essas situações são conhecidas como paradoxos e chegam a um ponto no qual é difícil de explicar o que aconteceria mesmo com as teorias em mãos. O paradoxo do avô, por exemplo, ocorre quando algum antecessor do viajante pai morre, no caso seria o avô, impossibilitando o nascimento do próprio viajante, […] Já o paradoxo de causa e efeito está menos próximo da questão de existência do viajante, ocorrendo quando o motivo da viagem em si desaparece, ou seja, se o problema que resulta na viagem for resolvido no passado, então futuramente o viajante não teria o motivo para viajar no tempo.


PARADOXO DO AVÔ

Multiverso e linhas temporais

Muitos autores, para escapar de possíveis paradoxos causados por viagens no tempo devido às mudanças em acontecimentos, optam por criar histórias com realidades alternativas. Na ficção, o conceito de multiverso implica na existência de diversas realidades que coexistem, com linhas do tempo distintas e paralelas.

terminator-timelines-t1-to-t5


Na cultura recente, podemos ver exemplos disso nos filmes O Exterminador do Futuro (1985) e suas sequelas, Donnie Darko (2001) e no anime Steins;Gate (2011). As três obras possuem em comum a existência de diversas linhas temporais. Bom, mas o que são linhas temporais? Até agora trabalhamos com a ideia de apenas uma linha do tempo.

Considere que uma linha temporal é uma reta vertical que cresce uniforme e constantemente conforme o tempo passa, sendo que cada linha representa um universo distinto. Em tese, existem infinitas linhas coexistindo que, em conjunto, formam um “universo maior”. Todas as linhas são independentes e, à princípio, não possuem correlação. Em muitas obras, autores acabam por estabelecer uma relação entre as linhas do tempo (ou universos) diferentes, seja por meio de viagens entre elas ou por ações em um universo que implicam em acontecimentos em outro (ou até mesmo a criação de uma nova linha temporal). Em Donnie Darko, por exemplo, situações no universo principal da trama acabam por criar a existência de um universo tangente. No decorrer do filme, podemos ver claras referências à noção de espaço-tempo, inclusive com a presença do livro “Uma Breve História do Tempo”, de Stephen Hawking, em uma cena na qual o professor de física de Donnie comenta sobre a possibilidade de viagens no espaço-tempo através de buracos de minhoca, citando o livro como fonte e entregando-o para o garoto.

Muitas outras obras de ficção científica tratam da existência de buracos de minhoca, mas o que é um buraco de minhoca, exatamente? Buracos de minhoca são como atalhos no espaço e no tempo, encurtando o caminho entre dois pontos no universo [11][12]. Para simplificar, imagine que nosso universo é uma folha de papel e queremos ir do ponto A ao ponto B, como na Figura 3. Normalmente, traçaríamos uma reta de um ponto ao outro, pois é o caminho mais curto. Agora, dobre a folha de forma que um ponto fique em cima do outro. A nova rota seria a linha vertical entre os pontos A e B. O filme Interestelar (2014), de Christopher Nolan, trabalha com a ideia de buracos de minhoca, transportando astronautas de um ponto do universo a outro em uma determinada missão [14]. O filme, por sinal, é muito aclamado pela sua fidelidade às teorias físicas (apesar de conter elementos mais fantasiosos), trabalhando diversos conceitos, entre eles, a Relatividade de Einstein. Poderíamos dizer então, que viajar por essa dobra no espaço-tempo também seria uma forma de viagem no tempo?


Já viajamos no tempo?

Em 2001, conversas entre internautas em fóruns de discussão eram muito comuns e em um desses fóruns surgiram comentários e postagens interessantes relacionados à viagens no tempo. Um usuário do (já extinto) fórum Artbell, denominado John Titor, dizia ser um viajante do tempo de 2036 que voltou para o passado com vários objetivos para cumprir. De acordo com as publicações de John Titor, este morava em uma base militar nos EUA na cidade de Tampa no ano de 2036 e tinha como objetivo voltar ao ano de 1975 e recuperar um computador construído pela IBM neste ano, a IBM 5100, no qual era capaz de ler códigos específicos e importantes do futuro. Um funcionário da IBM confirmou que este computador tinha uma função única que possibilitava ao usuário acessar todos os códigos da IBM e que por esse motivo tal máquina foi extinta [10][11]. Após recuperar o IBM 5100, John Titor viajou para o ano de 2000 por razões pessoais e para prevenir uma possível 3ª Guerra Mundial que iria ocorrer em um futuro breve.

maxresdefault

As publicações impressionaram os frequentadores do fórum devido às imagens, descrições e manuais de uso da suposta máquina do tempo que o viajante teria usado para voltar ao passado. Além disso, as validações dos modelos na teoria quântica pareciam corroborar as ideias dele, pois naquela época existiam (e ainda existem) desdobramentos dessa teoria que se encaixam na história. Em uma das publicações, Titor disse sobre alguns acontecimentos do futuro em relação à 2001 como a possibilidade de utilização de tecnologia até mesmo fora de casa, ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, início da 3ª Guerra Mundial em 2015, etc. Algumas destas podem ser consideradas verdades atualmente, porém outras nunca ocorreram em nossa realidade, afinal não houve 3ª Guerra Mundial em 2015. Será então que John Titor apenas elaborou possíveis ocorrências futuras sem realmente ser do futuro? Não é possível afirmar isso com certeza, pois, se considerarmos as possibilidades que a teoria quântica apresenta, é possível que ele tenha alterado nossa linha do espaço-tempo fazendo com que a realidade sofresse alterações suficientes para que não ocorresse a 3ª Guerra Mundial, assim como outros fatos ocorridos no passado dele.

O anime (desenho animado japonês) “Steins;Gate” possui sua história baseada em informações do internauta John Titor que apresenta, além da máquina do tempo conhecida, uma forma diferente de se deslocar entre as linhas temporais. Nele apenas as informações cerebrais (memória, sentimento, conhecimento) são transportadas, não havendo o deslocamento do corpo diretamente.  As informações são transportadas para o cérebro do protagonista em uma linha no passado e neste caso não é possível avançar para o futuro.

Existe também campos de atração, das linhas temporais, que são conjuntos de várias linhas temporais com características imutáveis semelhantes. Isso significa que cada linha possui certos fatos que não podem ser alterados, mesmo com a interferência de um viajante do tempo, porém certas ações levam à criação de uma nova linha em um campo de atração diferente, mudando assim o fato imutável. Suponha que tenha um campo de atração que chamaremos de campo de atração alfa e outro que chamaremos de campo de atração beta, então a pessoa que viaja entre os tempos tem o objetivo de passar do campo alfa para o campo beta. No campo alfa há o elemento imutável “Ocorrerá a 3ª Guerra Mundial” para todas as linhas pertencentes a ele e no campo beta há o elemento “Não ocorrerá a 3ª Guerra Mundial” funcionando de forma equivalente ao campo alfa. Ao realizar a viagem para o passado é criado uma nova linha idêntica à de partida, inicialmente pertencente ao campo de atração alfa. Ao realizar um ato específico, capaz de alterar as características imutáveis da linha, esta linha pertencente ao campo alfa passa a pertencer a um outro campo, é como se a linha realizasse uma mutação e mudasse o seu tipo. Se essas ações forem possíveis de parar a 3ª Guerra Mundial a linha passa a ser do campo de atração beta, isso significa que a linha está sujeita a mudanças em qualquer momento do tempo.

Realidade ou ficção?

Existem muitas hipóteses que tentam explicar a existência de múltiplos universos, as teorias mais modernas tentam provar tais existências através do desvendamento da forma de origem de um universo e possíveis comportamentos. Trata-se de um campo de estudo com diversas hipóteses diferentes e vários cientistas trabalhando no campo, sendo que nem todas as hipóteses são amplamente aceitas. Dentre os cientistas que estão estudando o campo, podemos citar o sueco Max Tegmark, no qual propôs um modelo matemático para o multiverso [5]. O conhecido Stephen Hawking trabalhou sua vida toda com questões referentes à origem do universo e como ele se comporta [6][7] e recentemente, ao final de sua vida, publicou um artigo junto com Thomas Hertog onde tentam traçar alternativas à hipótese de multiversos [8].

As teorias continuam sendo questionadas quanto às suas veracidades devido à incapacidade de testar a existência de outros universos. Existem muitas e vão surgir muitas outras teorias futuramente sobre o universo e o tempo, vários pesquisadores estão buscando pela verdade em torno disso, enquanto isso ficções as exploram atraindo os interesses e curiosidades à eles. A verdade é que ainda não existe uma verdade, muitos estão à sua busca para torná-las real, tornar a sua existência uma verdade.

REFERÊNCIAS:

Elas devem seguir um padrão de escrita. Depois coloco tudo certinho.

[1] Until Dawn – Supermassive Games. Disponível em: http://www.supermassivegames.com/games/until-dawn

[2] Lorenz, Edward N. (March 1963). “Deterministic Nonperiodic Flow”. Journal of the Atmospheric Sciences. 20 (2): 130–141.

[3] Time Travel – Science Fiction Encyclopedia. Disponível em: http://www.sf-encyclopedia.com/entry/time_travel

[4] How science fiction can help predict the future – Roey Tzezana – TED-Ed. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=paXKoZ1pr5w

[5] The Multiverse Hierarchy – Max Tegmark – Disponível em: https://arxiv.org/pdf/0905.1283.pdf

[6] O Universo numa Casca de Noz – Stephen Hawking

[7] Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking

[8] A Smooth Exit from Eternal Inflation? – Stephen Hawking & Thomas Hertog. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1707.07702.pdf

[9] If We Live in a Multiverse, Where Are These Worlds Hiding? – Live Science. Disponível em: https://www.livescience.com/59533-parallel-and-multi-universe-theory.html

[10] John Titor – Voce Sabia? Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ugdrW7T2zoc

[11] Postagens de John Titor em anomalies.net Disponível em:

http://www.paranoiamagazine.com/

[12] On a General Class of Wormhole Geometry – A. DeBenedicts, A. Das. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/gr-qc/0009072.pdf

[13] https://www.youtube.com/watch?v=PtA7O3AOCPU