Iniciação Científica: só para quem quer ser pesquisador?

Iniciação Científica: só para quem quer ser pesquisador?

Conheça melhor uma das oportunidades que a USP traz a você!

 

Beatriz Teodoro

Lucas da Silva Ferreira

Maruscia Baklizky

 

Visão geral da experiência acadêmica

Iniciar a vida acadêmica na Universidade de São Paulo (USP) é sempre um processo desconhecido para os recém-ingressos. Todos os que decidiram por fazer um curso de graduação na USP, e que efetivamente se matricularam em um, já passaram pela difícil tarefa de encarar um “novo” ambiente. Enfrentar com a mente aberta situações de dúvida e procurar ajuda é a melhor maneira de agir nesse caso.

Passadas as dificuldades dos primeiros meses da faculdade, o aluno habitua-se a esse novo universo e consegue interagir mais facilmente com ele, estabelecendo uma rotina para si. Isto é muito bom para que seja possível estabelecer uma organização pessoal, porém, quando ela o leva ao comodismo, pode se tornar um fator limitante ao desenvolvimento acadêmico de cada indivíduo. Justifica-se este pensamento afirmando que o comodismo impede que o aluno busque novos desafios e, consequentemente, deixe de aproveitar as oportunidades oferecidas pela USP.

Como uma tentativa de evitar este “mal”, apresentamos nesta matéria uma alternativa que pode promover crescimento acadêmico, gerar produções que não perecem – como o caso das produções intelectuais – e trazer uma experiência bastante positiva, a qual é importante tanto para quando for necessário realizar algum outro trabalho acadêmico, como o trabalho conclusão de curso (TCC), quanto para desenvolver a capacidade de proposição de soluções e análise de resultados, importante em qualquer tipo de trabalho intelectual: a Iniciação científica.

Informações básicas sobre Iniciação Científica (IC)

Iniciação Científica, ou IC, é o termo utilizado para uma modalidade de pesquisa destinada aos alunos de graduação, permitindo-os ingressar no meio científico, orientados por um professor orientador. Como definição geral, usado em muitos contextos onde se desenvolve e motiva-se o trabalho de IC, trata-se de uma atividade que é caracterizada pela formação de uma nova mentalidade nos alunos quanto à pesquisa científica, e tem como objetivo despertar e incentivar o interesse destes a participar de projetos acadêmicos. Desta forma, proporciona ao orientando a aprendizagem de novas técnicas e métodos, estimulando a produção científica.

Adjunto ao crescente desenvolvimento de trabalhos científicos na USP, está a evidente vontade e importância de divulgação das diversas oportunidades correlatas para seus ingressantes.

Vale ressaltar que a IC é uma atividade muito positiva para os graduandos, para a universidade e para o avanço do conhecimento científico. É um trabalho que exige dedicação e empreendimento à atividade. Ao contrário do que a maioria imagina, a IC não é indicada apenas àqueles que pretendem seguir a carreira acadêmica. Tendo em vista que é uma atividade que desafia o aluno, desenvolvendo sua capacidade analítica e criativa, a IC também destina-se àqueles que intencionam melhorar sua formação para atuar, mais proativamente, no mercado de trabalho. A IC é uma atividade para aqueles que gostam de pesquisa ou que gostariam de ter este tipo de experiência, e que querem, de alguma forma, contribuir para a pesquisa brasileira.

Órgãos e agências de apoio à IC

Cada órgão ou agência de apoio à pesquisa científica apresenta normas específicas de critérios de seleção de bolsistas para realização de IC. Algumas das normas mais comuns são: possuir um bom desempenho acadêmico, ter cumprido um número mínimo de disciplinas e dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa.

Abaixo elencamos os principais órgãos e programas que apoiam e dão suporte aos pesquisadores na Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), no que diz respeito ao desenvolvimento de IC:

● O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é um programa financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), voltado para os estudantes de graduação. Esse programa visa estimular os alunos de graduação a participarem de projetos de pesquisa, despertando suas vocações científicas e tornando-os pesquisadores produtivos. É essencial que os candidatos à bolsa tenham um bom desempenho acadêmico, comprovado pelo seu histórico escolar, e não tenham nenhum vínculo empregatício. O professor orientador é quem seleciona o aluno para desenvolver um projeto. O valor da bolsa é de R$ 360,00 (na USP complementado em R$ 40,00) com duração de doze meses, podendo ser renovada pelo orientador por meio dos resultados da avaliação institucional. Mais informações em: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_017_anexo3.htm.

● O Programa Ensinar com Pesquisa tem como objetivo incentivar os estudantes de graduação a desenvolverem projetos de pesquisa de iniciação científica, visando obter como resultado uma melhoria do curso de graduação. As bolsas desse programa são designadas prioritariamente aos alunos que tenham como renda familiar mensal, até cinco salários mínimos, comprovada através de dados do questionário socioeconômico da FUVEST. De acordo com o edital de 2012, a bolsa oferecida ao aluno é de R$ 300,00, com duração de doze meses. Essa bolsa pode ser renovada após esse período, através de uma solicitação e justificativa do orientador. Mais informações disponíveis na página do Edital 2012: http://www.prg.usp.br/site/images/stories/editalpep2012finalnov.pdf.

● A FAPESP (Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) oferece aos estudantes de graduação uma bolsa no valor de R$ 502,80 para desenvolverem pesquisa de iniciação científica, sob a orientação de um professor. O responsável pelo projeto de pesquisa é o orientador, que pode solicitar essa bolsa à fundação em qualquer época do ano. É imprescindível que os alunos interessados a desenvolverem uma pesquisa através dessa bolsa tenham um bom desempenho acadêmico, pois o orientador seleciona o aluno baseando-se no seu histórico escolar. Além disso, não podem possuir nenhum vínculo empregatício. Mais informações em: http://www.fapesp.br/248#3749.

● No âmbito do curso de Sistemas de Informação (SI), ainda há a possibilidade da iniciação científica vinculada ao Programa de Educação Tutorial – Sistemas de Informação (PET-SI), o qual é financiado pelo Ministério da Educação (MEC). Este programa possui como objetivo principal o de aprimoramento do curso de graduação. Com uma abrangência maior que os outros programas, o PET busca unir a tríade universitária: ensino, pesquisa e extensão. Possibilita que os alunos petianos tenham a oportunidade de realizar atividades diferenciadas. O bolsista PET recebe uma bolsa de R$360,00 (na USP coplementada em R$40,00). As regras para este programa são basicamente: dedicação exclusiva, não permitindo que o aluno possua qualquer vínculo empregatício; não receber outra bolsa além da bolsa PET; e, portar um bom histórico escolar. Mais informações em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&Itemid=480

Primeiros passos para a Iniciação Científica

Basicamente, ao decidir por fazer uma IC, o primeiro passo é se informar sobre as áreas de pesquisa de cada um dos professores de SI bem como sobre o grupo de pesquisa do qual fazem parte. Estas informações estão disponíveis no site do curso de SI: http://each.uspnet.usp.br/si/pesquisa_si.

Após ter selecionado os nomes dos professores que mais lhe interessarem, confira o currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br/) de cada um deles, a fim de se certificar de que é a área de pesquisa dele que realmente lhe interessa. Pode ocorrer de você se equivocar ao ler apenas a página do curso, pois lá, as informações sobre as linhas de pesquisa estão bastante resumidas.

Como segundo passo, você deve ler cada um dos editais e ficar atento às oportunidades que os professores enviam nas listas de emails. Seguido disso, entrar em contato com o professor escolhido, marcando uma reunião para que obtenha maiores informações sobre os projetos em andamento do docente e sobre a possibilidade de ele lhe orientar em um projeto de pesquisa. Durante a conversa, ele possivelmente lhe dirá com quais órgãos costuma trabalhar ou com quais deles possui algum projeto já aprovado. Você poderá ser convidado a participar de alguma das pesquisas em andamento, ou ainda pode iniciar um novo trabalho em conjunto com ele. A partir de então, você seguirá as indicações que o professor lhe fizer e prosseguirá com suas atividades específicas.

Vale ressaltar que este processo é diferente da admissão de um aluno no Programa de Educação Tutorial (PET). Na vertente de pesquisa do PET-SI, cada integrante atua numa IC. Contudo, primeiro é feita a admissão do aluno no grupo por meio do processo de seleção, e a partir daí, é feito o contato deste com os professores.

Apresentação de Trabalhos

Os trabalhos desenvolvidos têm a possibilidade de serem apresentados em eventos direcionados. Como por exemplo, o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) é um evento no qual há a apresentação dos trabalhos de IC para os estudantes da USP. Ocorre anualmente, possibilitando ao aluno que se habitue a situação de exposição científica e permitindo o compartilhamento de conhecimentos científicos. Ao final do evento, são premiados os melhores trabalhos de acordo com uma avaliação individual que é realizada durante o mesmo. Para maiores informações, acesse: http://www.usp.br/siicusp/.

Aproveite o que a USP lhe oferece

Caso tenha se interessado pela oportunidade de realizar uma IC, converse sobre o assunto com docentes, alunos que já fazem IC e/ou entre em contato com o PET-SI através de nosso site (http://each.uspnet.usp.br/petsi/) ou pelo e-mail (pet-si-each@usp.br). Lembrando que visitas em nossa sala (Titanic/I1 – 210) são sempre bem vindas!