Cinco dicas para se dar bem no primeiro ano!

Cinco dicas para se dar bem no primeiro ano!

Entenda a importância do primeiro ano do curso, e como um aprendizado pleno neste ano influenciará em sua vida estudantil e no mercado de trabalho. Facilite sua vida acadêmica utilizando as dicas dadas nesta matéria.

 

Gustavo Ruggeri Pereira

Vivian Mayumi Y. Pereira

 

Ao longo de nossas vidas enfrentamos diversos obstáculos, encontramos inúmeras incertezas e, com isso, fazemo-nos perguntas que, naquele exato momento, não sabemos nem ao menos como chegar próximo à resposta. Não estamos aqui falando de questões que longos dias de estudo, e também noites, possam nos ajudar a resolver; ou daquele tipo que no dia seguinte cairá na prova que nos espera. Estamos a discutir daquelas boas e velhas incógnitas que hora ou outra surgem em nosso cotidiano. Vamos a elas…

Quando ainda estamos no ensino médio, no terceiro ano, o frio na barriga é inevitável. Se por um lado estamos próximos de finalizar uma etapa, por outro estamos prestes a começar outra, e talvez a mais importante delas. Certamente você já se perguntou: “O que eu vou fazer daqui pra frente? Qual carreira seguir?”.

Essa decisão, sem sombra de dúvidas, é uma das mais importantes para nosso desenvolvimento pessoal. Quando a tomamos, após um bocado de indecisão, e escolhemos a carreira que pretendemos seguir, um novo desafio nos espera: o vestibular. Estamos ali, sentados diante de um punhado de folhas, noventa questões só na primeira fase, e mais algumas na segunda. É aí que outra daquelas questões surge: “Será que realmente estou preparado? Será que estudei o suficiente?”. Assim como essas, muitas outras virão, e talvez uma em especial na vida universitária: “Mas por que eu preciso estudar isso?”.

Com essa matéria temos a intenção de tentar ajudá-lo. Vamos desmistificar algumas dificuldades iniciais existente em nosso curso e dar dicas para que algumas dúvidas sejam respondidas. Esperamos ajudá-los a melhorar sua visão sobre o primeiro ano do curso de Sistemas de Informação!

Primeiramente, vamos falar sobre o Ciclo Básico (CB) de nossa escola. O primeiro ano de todos os alunos da EACH é formado por uma grade majoritariamente composta por disciplinas gerais, com abordagens interdisciplinares. O intuito desta grade é discutir questões fundamentais para o conhecimento científico e desenvolvimento social de todos os ingressantes na escola, preparando-os para diferentes situações que podem surgir no mercado de trabalho. (Saiba mais em: http://each.uspnet.usp.br/site/graduacao-cursos.php?pagina=ciclo-basico). Por isso, não dê mole! Muitos alunos do nosso curso são “pegos” por essas disciplinas. Isso acontece, não por falta de aviso, mas sim por falta de empenho, visto que, por estas não serem disciplinas específicas, muitos as subestimam. Por isso, nesses dois primeiros semestres, aproveite a diversidade de conhecimentos e assuntos abordados durante o CB e passe “bem” por ele. Essa é a nossa primeira dica!

Agora sim, vamos falar sobre as duas tão esperadas disciplinas do primeiro ano! Introdução à Ciência da Computação (ICC) e Cálculo. Ambas lhe acompanham durante os dois primeiros semestres de nosso curso. No primeiro semestre são ICC I e Cálculo I, e no segundo, ICC II e Cálculo II.

Em ICC I são apresentados conceitos básicos de programação e o foco principal é em lógica de programação. É fundamental que você se dedique a assimilar muito bem essa matéria já que é a partir dela que começamos a entender o que é programar. Já no segundo semestre, em ICC II, são ministradas técnicas para análise de algoritmos e mais algumas coisinhas bem legais que não citaremos aqui, afinal, não estragaremos a surpresa! Já em Cálculo I, são apresentados os clássicos conceitos de limite, continuidade, diferenciabilidade, entre outros. E, em Cálculo II, métodos de integração, introdução ao estudo das funções de n variáveis, entre outros assuntos que vamos deixar para vocês conhecerem no segundo semestre.

É muito importante que você se dedique aos estudos de ICC e Cálculo, pois a maioria das disciplinas que fazem parte da grade curricular de Sistemas de Informação possui como pré-requisito, mesmo que indiretamente, essas duas disciplinas. Indiretamente porque algumas disciplinas do terceiro ano têm como pré-requisito as do segundo ano que, por sua vez, têm como pré-requisitos Cálculo ou ICC. Atenção (nossa segunda dica): lembre-se que um aluno não pode cursar uma determinada disciplina se ele não alcançar nota maior ou igual a três na disciplina pré-requisito; além disso, reprovação por faltas também significa a impossibilidade de cursar disciplinas dependentes desta onde tal reprovação aconteceu. E mais atenção ainda: lembre-se que no caso de Cálculo I, a nota mínima necessária sobe para cinco. Para conhecer melhor a grade do curso e comprovar a informação que ela é muito dependente das disciplinas ICC e Cálculo, visite o link http://www.uspleste.usp.br/digiampietri/PreRequisitos.png. Logo, achamos que você já sabe qual será nossa terceira dica, né? Além de estudar muito e passar em ICC e Cálculo, absorva e compreenda seus conteúdos, pois no decorrer das disciplinas, eles serão superimportantes para uma boa jornada acadêmica!

Após o exposto, esperamos ter contribuído para mostrar a importância das disciplinas específicas do primeiro ano de nosso curso. Além de ambas serem base para as disciplinas que serão ministradas nos próximos anos, seus conceitos serão muito úteis em sua carreira profissional e/ou acadêmica.

Outra dica essencial (a quarta dica), tanto para as disciplinas específicas quanto para as que compõem o CB, é: nunca deixar suas tarefas para a última hora e evite ao máximo adiar o cumprimento das suas atividades! Ao deixar tudo para depois, outras atividades de outras disciplinas vão surgindo e tudo vai se acumulando e, com isso, não há tempo hábil para terminá-las na qualidade esperada por nossos professores. Isso se complica ainda mais no final do semestre quando, além de listas de exercícios, apresentações de seminários e EPs (Exercício-Programa), temos as provas! O nervosismo e a preocupação gerados nessa situação não deixarão você desenvolver todas as atividades com todo o seu potencial, uma vez que é difícil se dedicar plenamente a uma atividade quando há muitas outras por fazer.

É importante ressaltar que deixar para resolver os EPs na última hora é algo preocupante. Isso porque para estes exercícios, é necessário tempo, calma e concentração, para entender o problema proposto e encontrar uma boa solução para ele.  Além disso, o sistema COL, onde os EPs são entregues, também se torna muito lento no último dia de entrega devido ao grande número de acessos e, com isso, alguns alunos não conseguem enviá-los a tempo, ficando com zero na atividade.

Ufa, já estamos chegando à quinta e última dica. E não pense que ela é menos importante. Muito pelo contrário! Ela é crucial. Talvez a que mais deva ser praticada durante os semestres. Lá vai: Não entendeu? Pergunte! Aproveite ao máximo nossos professores! Eles estão aqui para nos orientar!

Esperamos que você acostume-se o mais rápido possível à vida universitária. Sentimos informar que aquela boa e velha frase de que passar na FUVEST é a parte fácil da USP é, de fato, a mais pura verdade! Por isso, estude pra valer, daqui pra frente as coisas ficarão mais “punks”. Aproveite nosso curso, faça dele uma parte de destaque da sua vida e orgulhe-se de fazer parte dele também!!!