Conhecendo o Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação (DASI)

Gestão Mitos DASI

Você já deve ter ouvido falar das várias entidades estudantis que temos hoje dentro do nosso curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI): o PET-SI, a empresa júnior (SI USP Jr), a representação discente… E já deve ter ouvido falar do DASI, o Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação! Mas você sabe o que é um Diretório Acadêmico?

Um Diretório Acadêmico (D.A.) é uma entidade estudantil que representa os estudantes de um curso de nível superior dentro de uma instituição de ensino superior. Eles são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes que gostariam de fazer algo a mais pelo seu curso. Em geral, cada curso universitário possui seu D.A. para organização de eventos, palestras, melhorias na infraestrutura utilizada pelo curso como laboratórios, entre outras coisas.

Algumas das funções básicas do D.A., como citado no “Jornal do Barão online”[1], são: garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral, discutir soluções para os problemas do curso como a falta de professores, mudanças curriculares, etc., fazer a recepção de calouros e acompanhar as decisões da universidade. Além disso, muitos D.A.s organizam festas e confraternizações entre os estudantes.

O DASI é o diretório acadêmico do curso de BSI da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e foi fundado recentemente – em maio de 2009. A primeira formação era composta principalmente a partir de pessoas que colaboravam tanto com a extinta Atlética de SI quanto com o também extinto Centro Acadêmico de SI. Atuando como uma fusão desses dois tipos de entidade, o Diretório Acadêmico realiza não apenas atividades acadêmicas, como também festas e atividades esportivas, por exemplo.

Após passar por eleições diretas, a chapa Mitos-DASI assumiu o cargo. A partir desse momento, o sonho de criar um D.A. de SI tinha sido realizado, mas muita coisa ainda viria a ser feita pelo DASI para se estabelecer como representante dos alunos do curso.

A chapa Mitos vem sendo reeleita desde a fundação do DASI, e evoluindo a cada ano. Ela tem como principais objetivos elevar a qualidade do curso de BSI e tornar a vida do aluno a melhor possível durante o período dentro da USP.

Muitas vezes a atuação do DASI passa despercebida aos alunos. Porém, seja profissional ou socialmente, estamos sempre preocupados em oferecer as melhores oportunidades para o crescimento e amadurecimento de todo o curso.

Somos responsáveis, por exemplo, pela organização Sufoco, grupo de estudos que é considerado muito importante por alunos na melhoria do desempenho nas aulas e provas, pois funciona como canal de comunicação voltado para esclarecimento de dúvidas, compartilhamento de materiais entre outros, além de facilitar a integração entre monitores, veteranos e alunos. Ano passado (2011), oferecemos diversas palestras sobre assuntos “quentes” da área da informática, tais como Android e Cloud Computing e este ano realizamos junto a outras entidades, alunos e professores, a 3ª Semana de SI, com palestras e workshops liderados por excelentes profissionais de diferentes áreas, que acrescentou muito conhecimento e que não poderia ter deixado de ser um sucesso com um ano de preparação e empenho de todos os envolvidos.

No setor esportivo, tradicionalmente realizamos o InterSI, o SICup, e o Intercomp, a principal competição esportiva entre alunos de computação, matemática e estatística de diversas faculdades como Unicamp, Mackenzie, entre outras.

E como nem tudo nessa vida é suor e lágrimas, realizamos, também, eventos sociais entre os alunos de SI, como a festa “ICE eu te pego” em 2011, a recepção dos calouros que contou com o trote até a terceira chamada, a preparação do Kit Bixo para atender às primeiras necessidades dos alunos, uma balada de recepção aos alunos de SI e uma balada de integração com os calouros de outros cursos, o pedágio e muitas outras coisas, a fim de inicializar todos os bixos à vida universitária.

Na metade de 2012, houve uma grande reestruturação no DASI: agora somos 40 pessoas separadas em quatro setores, alguns deles com divisões internas. São eles:

– O setor Administrativo, dividido em Financeiro, Patrimônio, Comercial e Eventos. Seus principais projetos no momento têm sido a organização da festa Glow in EACH e a confecção dos moletons de SI.

– O setor Esportivo, que está organizando o InterSI e a divisão de treinos de cada modalidade.

– O setor de Comunicação, no qual as áreas da Imprensa, Criação e TI estão desenvolvendo o novo site do DASI, a divulgação da festa Glow in EACH e um sistema de votação para as eleições do Diretório Acadêmico.

– E, por fim, o setor Acadêmico, que tem como projetos principais a organização da 4ª Semana de SI, a realização do Sufoco e também de palestras e workshops, entre outras atividades.

Para saber mais sobre nossos projetos, com detalhes, fique de olho nos informes que são divulgados na nossa página no Facebook “DASI USP”, nos grupos, por email e também no site www.dasiusp.com.

O DASI é feito de alunos para alunos. Participe das atividades que realizamos, faça sugestões e nos ajude a representar da melhor forma possível os alunos de SI!

Estamos abertos a esclarecimentos, críticas e sugestões a qualquer momento. Para entrar em contato, basta enviar um email para contato@dasiusp.com ou deixar uma mensagem em nossa página do Facebook: facebook.com/DASIUSP.

[1] http://www.baraodemaua.br/comunicacao/publicacoes/jornal/2006/setembro/artigo1.htm