Da ficção para a realidade

Da ficção para a realidade

Não seria incrível se todas aquelas tecnologias da ficção se tornassem realidade? Pois é, infelizmente nem tudo é possível por enquanto; porém nessa matéria do Coruja Informa mostraremos algumas das diversas tecnologias que parecem ter sido inspiradas na ficção e viraram realidade. 

Camila Izidio Costa

Óculos inteligentes

Podemos dizer que para os fãs da trilogia “De volta para o futuro”, o óculos inteligente , trouxe um ar de nostalgia. Isso porque em várias cenas do filme “De volta para o futuro 2”, Marty McFly e alguns outros personagens apareciam na telona com enormes óculos cheios de recursos eletrônicos, como o novo Google Glass.  Ou seja, 25 anos depois, temos a surpresa de estarmos usando tecnologias bastante parecidas com aquelas usadas pelos personagens da trilogia.

Em 2012 o Google Glass foi lançado pela empresa norte americana Google. Uma das maiores mudanças do gadget é que você pode vesti-lo; isso mesmo, um tipo de tecnologia que podemos vestir! Não sei vocês, mas eu achei simplesmente uma ideia genial. O conceito por trás é o de handsfree, mãos livres. A principal inovação do gadget é mudar o eixo de atenção, deslocando das mãos dos usuários para a posição do olhar em um display que flutua acima do campo de visão natural.

Google Glass
Google Glass

Usando o Glass, podemos visualizar diversas informações que são carregadas no aparelho (agenda, ações na bolsa, notícias, postagem em redes sócias, entre outras), podemos tirar fotos, gravar vídeos e reproduzir os conteúdos captados.

Ah, e é legal lembrar que uma conexão permanente com a internet não é sempre necessária, quando desconectado, o gadget serve como uma câmera capaz de captar como o seu dono vê o mundo. Além disso, para que todos esses dados estejam disponíveis, o óculos eles possui armazenamento interno.

Ah, e outras empresas como a Samsung, por exemplo, já possuem também protótipos com uma ideia parecida. Mais do que o óculos, há uma tendência na indústria de tecnologia voltada para o desenvolvimento dos wearables ou “gadgets para vestir”. G-E-N-I-A-L!

Robôs Domésticos

Quem não se lembra da simpática e atrapalhada Rosie? Aquela empregada doméstica eletrônica dos Jetsons, sabe?

Rosie - A empregada doméstica eletrônica dos Jetson
Rosie – A empregada doméstica eletrônica dos Jetson

A partir da década de 1960 os brasileiros a conheceram, e hoje, cinquenta anos depois podem ver que ela parece cada vez mais perto da realidade! Quem nunca desejou ter uma empregada como aquela, não é mesmo? Imagina só, seria o fim daquela bagunça gigantesca na sua república!

Infelizmente, ainda não existem robôs tão completos e maravilhosos como a Rosie. Porém, com o avanço da robótica e da inteligência artificial, já existem vários robôs domésticos que executam tarefas específicas, como cortar a grama, aspirar pó, fazer compras, entre outras atividades. Essas máquinas são limitadas, mas mesmo assim realizam seu trabalho de forma autônoma.

Um modelo robô japonês, por exemplo, além de armazenar a lista de compras inserida no cartão de memória, é também capaz de cumprimentar o cliente na entrada da loja, além de segui-lo pelos corredores, em busca de produtos nas prateleiras.

Segundo a revista INFO, no fim do ano passado, uma exposição em Tóquio mostrou as novidades no setor. Na ocasião, a empresa Doog apresentou pequenos robôs com rodinhas capazes de carregar compras. Além deles, a empresa ainda criou uma espécie de cozinheiro automático – inteligente o suficiente para separar o lixo ao fim de seu trabalho.

Outro modelo de robô ”cozinheiro”, porém desenvolvido em uma universidade, é este: https://www.youtube.com/watch?v=FtjC-BXGgAEEle consegue aprender algumas tarefas e executa-las. Pena que embora os modelos atuais já saibam fazer omeletes, eles ainda não conseguem quebrar os ovos. Mas, já é um avanço, não é mesmo?

Digitais e a leitura biométrica
Digitais e a leitura biométrica

Celular com leitor biométrico

“O meu nome é Bond, James Bond”. Quem nunca escutou essa emblemática frase da clássica franquia do espião britânico James Bond?

Em 1997, quando nem o aparelho celular era popular, os aparelhos existentes eram aqueles bem grandes, com antena… Mas no filme “007 – O amanhã nunca morre”, Bond já contava com um aparelho que era capaz de escanear impressões digitais.  Hoje, 17 anos depois, aparelhos como o IPhone 5s e Samsung Galaxy S5 já trazem um sistema de leitura biométrica.

Capa de Invisibilidade

Um mundo de magia e imaginação…

Que atire a primeira pedra aquele que nunca quis estar na pele do bruxinho mais querido das telonas. Dentre todas as coisas legais, a capa de invisibilidade era um dos itens presentes em suas aventuras.

Pois, é… Isso mesmo que você está pensando: ELA EXISTE!

Mas não é com magia que ela funciona, mas sim com um pouco de tecnologia e uma pitada de ilusão de ótica!

Desenvolvida em uma universidade de Tóquio, a capa é feita de um material semelhante a vidro que é capaz de refletir a luz em uma única direção em vez de refratá-la em várias outras.

https://www.youtube.com/watch?v=PD83dqSfC0Y

Foram necessários vários equipamentos como câmeras, projetores e computadores para tornar a experiência possível, já que na realidade o que nós vemos nesse caso é “apenas” uma distorção da imagem.

Outro modelo foi desenvolvido por uma empresa canadense, e é chamado de Quantum Stealth. “(…) é um material que torna o alvo completamente invisível, dobrando as ondas de luz ao seu redor”, afirma a empresa em texto sobre a invenção.

A Hyperstealth, empresa que criou a Quantum Stealth, diz que a capa funciona fazendo com que as ondas de luz desviem de caminho, passando ao lado do tecido e refletindo aquilo que está atrás dele. Ou seja, utilizando essa capa na frente de uma parede, só os tijolos serão exibidos. Somente quem estiver muito próximo poderia notar alguma imperfeição.

O lado triste é que essa tecnologia por enquanto está apenas a serviço militar.

Tablet

O clássico filme de ficção científica lançado em 1968 e considerado por muitos o melhor filme do gênero de todos os tempos, “2001: uma Odisseia no Espaço” mostrou telas grandes bastante parecidas com os tablets.

Os fãs da franquia Star Trek (1966 – 1969 com continuações em filmes e seriados), com certeza se lembram das telas de computadores portáteis utilizadas pelos personagens, estas que também são bastante similares aos tablets de hoje em dia.

Enquanto grandes empresas como Apple e Samsung brigam na justiça (Apple alegava que tablets e smartphones da linha Galaxy Samsung copiavam o design dos aparelhos, na época o iPhone e o iPad 2), podemos ver que a ficção científica adiantou-se muito mais do que ambas empresas!

Home Theater

Acho que esse é o item menos famoso dessa lista, porém não deixa de ser um item importante!

Para quem leu o livro: “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, lançado em 1953 ou para quem assistiu ao filme homônimo, dirigido por François Truffaut em 1966, lembra de alguns momentos nos quais aparecia uma televisão na parede em uma sala de projeções e com um sistema de som bastante parecido com o nosso home theater de hoje em dia. Vale lembrar que em 1953 os televisores coloridos eram novidade nos EUA. Isso tudo dava a sensação de que as pessoas estavam totalmente imersas na TV, ou seja, como a proposta de hoje. Mas será que podemos dizer que as finalidades são diferentes?

Os primeiros modelos de home theater comerciais, começaram a surgir apenas na década de 1990. Mais uma vez a ficção científica adiantando-se!

E para quem não leu e/ou não assistiu Fahrenheit 451 fica a dica, recomendadíssimo!

 


Bibliografia

http://www.mundodastribos.com/tecnologias-que-sairam-da-ficcao-para-a-realidade.html

http://www.megacurioso.com.br/invencoes/34429-10-tecnologias-que-sairam-da-ficcao-e-se-tornaram-realidade-em-2012.htm

http://midiaglobalista.blogspot.com.br/2014/02/da-ficcao-para-realidade-o-sexto-dia.html

http://www.descomplick.blog.br/saiu-da-ficcao-e-virou-realidade

http://www.tedioso.com/115369S-confira-tecnologias-filmes-ficcao-viraram-realidade.html

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/05/filmes-de-ficcao-cientifica-antecipam-tecnologias-que-se-confirmam-na-vida-real-4150372.html

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/10-tecnologias-inspiradas-na-ficcao-cientifica-que-devem-ser-lancadas-em-breve/27460

http://nosgeeks.com.br/coisas-da-ficcao-que-viraram-realidade/

http://hypescience.com/27-ficcoes-cientificas-que-se-tornaram-fatos-cientificos-em-2012/

http://www.tecmundo.com.br/google-glass/42333–ok-glass-testamos-os-oculos-inteligentes-da-google-video-.htm#ixzz2wUuiDPq1

http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/19364-a-capa-da-invisibilidade-e-real-saiba-como-ela-funciona.htm#ixzz2wVlkIdFx