Quantica: um exemplo de sucesso

Quantica_Horizontal_Azul_web

A Quantica é uma start-up, fundada por dois graduados em Sistemas de Informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), que tem como objetivo mudar o modo como a educação é pensada e aplicada no Brasil e no mundo.

Apesar da formação em tecnologia dos fundadores, a Quantica não se intitula uma empresa de tecnologia, mas sim uma empresa que utiliza a tecnologia para solucionar problemas e potencializar o poder da educação. Apesar de não parecer, isso faz toda a diferença, pois ao colocar a tecnologia no papel de ferramenta (e não de produto), podemos focar na efetividade das soluções derivadas delas.

A empresa surgiu de uma inquietação dos sócios quando notaram que, mesmo dentro da universidade, a educação era forçada a seguir um padrão antigo e defasado que não acompanhava o desenvolvimento tecnológico pelo qual o mundo estava passando (e a cada dia mais rapidamente) e ao perceber também que as plataformas eram mais vistas como um problema que como uma solução.

A demanda reprimida nesse mercado era tanta que, segundo eles, desde o primeiro dia a empresa é lucrativa. O primeiro produto deles já teve uma aceitação muito boa e, felizmente, essa receptividade continua muito positiva.

A Quantica tem soluções focadas em três grandes grupos de clientes: Universidades/Escolas, Organizações Públicas e Empresas. Para cada um desses segmentos, existem produtos diferenciados, com modelos de negócio específicos e atendimento adequado. Alguns dos clientes da start-up: Banco Mundial, Controladoria Geral da União (CGU), Escola de Políticas Públicas, Univesp, Poupatempo etc.

Esses produtos foram desenvolvidos ao longo de 3 anos de existência da empresa e são produto de diversas incursões no universo dos usuários, com os quais a Quantica mantém contato constante e que colaboram de maneira bem próxima na criação dos seus produtos.

A Quantica, hoje, conta com uma equipe fixa de 10 pessoas e também há uma equipe variável de 5 ou 6 profissionais que prestam serviços pontuais, de design de interfaces ao desenvolvimento de aplicativos mobile. Vale mencionar que a empresa tem contratado vários alunos e ex alunos de SI e os interessados estão convidados a visitar a homepage da Quantica.

Para mais informações, acesse www.quanti.ca.