EACH-ETEC1

No dia 9 de maio o grupo PET-SI foi participou de uma das atividades da Semana Paulo Freire na ETEC de Vila Formosa[1]. Esta semana, é uma homenagem realizada pelas ETECS (escolas de ensino médio e técnico administradas pelo órgão Centro Paula Souza[2]) ao educador brasileiro de mesmo nome. Ao longo de sete dias, alunos e professores participam de exposições, gincanas, palestras e oficinas.

O grupo PET-SI foi até a ETEC para realizar uma palestra que visava principalmente apresentar o trabalho de alunos e professores do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação com Desafios de Programação. A palestra abordou assuntos como a grade curricular do curso, a participação do grupo PET-SI em atividades dentro e fora do campus USP-Leste e outras atividades realizadas por professores e alunos voltadas para o curso de Sistemas de Informação.

Outro objetivo da apresentação foi verificar a viabilidade de uma parceria entre a EACH e ETECs da cidade de São Paulo, através da qual os alunos de ensino técnico do curso de informática participariam de atividades realizadas pelo grupo PET-SI em conjunto com demais alunos e professores do curso de Sistemas de Informação, na USP-Leste.

Dentre as atividades a apresentadas aos alunos das ETECs, dentro desta parceria, estavam a dinâmica do Coding Dojo (Dojô de Programação), apresentada pela aluna Fernanda Bernardo e pelo Prof. Dr. Fábio Nakano[3]. O objetivo dessa apresentação foi explicar aos alunos da ETEC como funciona um Dojô e os benefícios que se pode adquirir do mesmo em termos de conhecimento na área de desenvolvimento de códigos e resolução de problemas.

Além da apresentação do Dojô, também foi apresentado para os ouvintes a dinâmica da disciplina de Desafios de Programação e a sua relação com campeonatos de programação como a Olimpíada Brasileira de Informática[4] e a Maratona de Programação[5]. Na sequencia, foi mostrado aos alunos a atividades de campeonato de programação, semelhante ao BXComp[6] que já é realizado pelo grupo PET-SI desde 2011.

O grupo PET-SI, por meio da participação na Semana Paulo Freire, visa dar um passo inicial no processo de estabelecimento da parceria entre a EACH e as ETECs da cidade de São Paulo visando realizar atividades com os estudantes do nível técnico ainda no segundo semestre do corrente ano.

Fechar Menu