Uma nanossonda que pode controlar os movimentos

Fonte: https://www.inovacaotecnologica.com.br/

Alguns pesquisadores dos EUA criaram uma nanossonda (500 micrômetros de comprimento por 80 micrômetros de espessura) que permite monitorar e controlar, de maneira remota, algumas ações no cérebro de camundongos como, por exemplo, a direção em que eles vão andar (esquerda ou direita) apenas com um clique de um controle.

Isso pode ser feito devido a um implante minimamente invasivo que utiliza canais fluídicos, controlados por luz, para liberar no cérebro certas substâncias capazes de ativar ou desativar os neurônios da cobaia.

Esses estudos apresentam como objetivo analisar comportamentos do cérebro e agir em prol da saúde humana como no tratamento de tumores cerebrais, lesões neurais e muitas doenças neurodegenerativas.

Com isso, todos esses recursos são capazes de apresentar uma base molecular e celular do comportamento cerebral totalmente novas, sem contar com o desenvolvimento e o reparo neuronal, mecanismos valiosos para a neurociência, podendo mais adiante ser uma importante ferramenta da clínica prática.

Para saber mais, acesse:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanotecnologia-controla-cerebro-luz&id=010165150724#.W5A6eehKjcc

https://pubs.rsc.org/en/content/articlehtml/2017/lc/c7lc00103g

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *