Sensor impresso em nanocelulose analisa substâncias presentes no suor humano

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP)São Carlos (SP) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Araraquara (SP), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNnano) desenvolveram um polímero natural impresso em nanocelulose microbiana cujo intuito é substituir dispositivos tradicionais de monitoramento de possíveis substâncias presentes no suor humano. Uma das vantagens do dispositivo está no fato de ser pouco invasivo, pois trata-se de um adesivo colado sobre a pele com sensores eletroquímicos.

A pesquisa teve fomento da FAPESP por meio de outros projetos relacionados à área, como o de “Biossensor impresso e implantável fabricado com biopolímeros para monitoramento de longa duração”, entre outros. Segundo Robson Rosa da Silva, um dos autores da pesquisa, o sensor de nanocelulose microbiana é um polímero 100% natural oriundo da ação de bactérias a partir do açúcar e mais vantajoso em relação ao plástico, visto que apresenta maior compatibilidade com a pele já que não causa prejuízos à transpiração, fator que pode alterar a efetividade dos dados coletados, pois coleta biomarcadores como potássio, sódio, ácido úrico, glicose, entre outros. Uma das maiores vantagens acerca do dispositivo é o monitoramento do diabetes e controle hormonal em mulheres. O sensor é semelhante a um pequeno adesivo retangular de 1,5 x 0,5 centímetros com espessura de uma folha de papel de seda.

Os pesquisadores visam, no futuro, aprimorar o sensor para a administração de medicamentos e distribuição comercial.

Para maiores informações acesse: https://agencia.fapesp.br/sensor-vestivel-em-material-natural-analisa-substancias-presentes-no-suor/33603/

Por Tainã Carvalho