Vale a pena chorar o leite derramado? Desperdício de leite pode virar nanofertilizante!

Em 2009, das mais de 600 milhões de toneladas de leite produzidas mundialmente, 100 milhões de toneladas foram desperdiçadas, ou seja, aproximadamente 13%. Esses resíduos de leite podem ter dois finais: ou serem despejados diretamente em corpos d’água causando desequilíbrios no ecossistema ou serem descartados diretamente no sistema de esgoto, gerando gases de efeito estufa a partir de seu tratamento.

Considerando esse cenário, uma colaboração entre pesquisadores chineses e canadenses gerou uma nova estratégia para transformar os compostos orgânicos do leite em húmus. Para isso, os pesquisadores utilizaram perfussulfato (PS) para decompor os compostos orgânicos maiores do leite, transformando-os em moléculas menores. Esse processo gera, também, espécies radicais altamente reativas, que auxiliam no processo de obtenção do ácido húmico (Fig. 1) e ácido fúlvico, os principais componentes do húmus, já que os radicais são instáveis e se juntam para formar essas moléculas.

Figura 1: Estrutura do ácido húmico.
Fonte: Earthgreen

Os resultados obtidos a partir da estratégia proposta pelos pesquisadores foram promissores. O conteúdo de ácidos húmicos e fúlvicos totalizou quase 70%, o que é muito maior perante ao encontrado na decomposição de resíduos alimentares, que costuma totalizar, no máximo, 12%, além de uma perda de matéria orgânica muito baixa. Esse material foi associado a uma nanoargila (atapulgita), que modula a liberação dos compostos orgânicos no solo, e utilizado como fertilizante de longa duração (SRNFF) ; o material também mostrou um aumento no crescimento das plantas tratadas (Fig. 2).

Figura 2: Crescimento da planta com o uso do material desenvolvido quando comparado ao uso de outros fertilizantes.
Fonte: Zhu et al., 2024

Estudos como este mostram como a nanotecnologia pode contribuir para um futuro mais sustentável, uma agricultura que nos forneça alimentos mais saudáveis e cuidando mais do meio ambiente, trazendo mais qualidade de vida e saúde para a humanidade.

Para saber mais, acesse:

ZHU, Yanping; CAO, Yuxuan; FU, Bingbing; WANG, Chengjin; SHU, Shihu; ZHU, Pengjin; WANG, Dongfang; XU, He; ZHONG, Naiqin; CAI, Dongqing. Waste milk humification product can be used as a slow release nano-fertilizer. Nature Communications, v. 15, n. 1, p. 0-1, 2024. http://dx.doi.org/10.1038/s41467-023-44422-5.

Earthgreen. What is humic acid?. In: http://www.earthgreen.com/what-is-humic-acid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *